Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Se vender um terreno rústico com mais de 1.5ha situado no Grande Porto (pelos vistos varia dentro do país), há direito de preferência por parte de algum dos 3 vizinhos?
    O terreno é rústico mas tem uma parcela de construção pelo PDM, assim como os dos vizinhos.
    Todos sabem verbalmente da nossa intenção de vender o terreno, mas não mostraram interesse. Temos também anúncios na Internet.
    Devo na mesma acautelar-me com um documento escrito?
    Obrigada desde já a quem puder esclarecer.
  2.  # 2

Veja primeiro se a câmara não quer exercer o direito de preferência...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: balinho
  3.  # 3

Colocado por: Pedro BarradasVeja primeiro se a câmara não quer exercer o direito de preferência...

Como é que se faz isso? Por escrito também? Mas eu também já fui à Câmara pedir esclarecimentos para interessados no terreno (os próprios interessados também, imobiliárias, etc.), à partida sabem que queremos vender...
  4.  # 4

Pode fazer o anúncio através deste link:

https://www.casapronta.pt/CasaPronta/preferencias/PrePasso1.jsp

No entanto julgo que só tem cabimento se o imóvel estiver em ARU.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, balinho
  5.  # 5

Colocado por: Palhavajulgo que só tem cabimento se o imóvel estiver em ARU

Não, não está em ARU.
    Como permite construção e tem quase 2 ha não deverei ser obrigada a comunicar, ou terei?
    Obrigada.
  6.  # 6

Houve uma vez que fiz um anúncio desses por descargo de consciência.

Seja como for para quem vende não é igual receber o dinheiro da câmara ou de outra pessoa?

A Câmara tem que pagar o valor do anúncio se tiver a vontade de exercer esse direito.
  7.  # 7

Hoje em dias, alguns distritos "obrigam" a publicção do direito de preferência.

Por norma, faço-o sempre, tem um ligeiro custo mas existem notários que exigem isso.

Até a data, a Càmara nunca se chegou à frente e tem que igualar o valor do negócio.

Apenas mais um passo na burocracia do nosso paía.
  8.  # 8

Colocado por: PalhavaSeja como for para quem vende não é igual receber o dinheiro da câmara ou de outra pessoa?

Eu estava-me a referir em comunicar aos vizinhos. Sim, para mim seria indiferente vender a um particular ou à Câmara.
    Obrigada.
  9.  # 9

Colocado por: joseduroPor norma, faço-o sempre, tem um ligeiro custo mas existem notários que exigem isso.

Obrigada. Será o tal link:
    https://www.casapronta.pt/CasaPronta/preferencias/PrePasso1.jsp
    Eu só queria saber é, dada a dimensão e possibilidade de construção, se me teria de dar a esse trabalho, visto que informalmente já falei com todos os vizinhos sobre as intenções de vender, até porque me ajudaram com as delimitações do terreno.
  10.  # 10

Sim é esse o link.

Tem que colocar os dados de vendedor, comprador, do imovel e condições.

Mas só se faz ou na data do CPCV ou da escritura.. nunca antes, quer dizer antes desses 2 momentos, uns 15 dias antes. Quem costuma fazer isso é a minha parceira processual.

0.0146 seg. NEW