Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Noite a Todos,

Desde já agradecer a imensa informação que encontramos sempre neste espaço. Já li alguns tópicos sobre as minhas dúvidas neste espaço, mas decidi apresentar o meu caso.

Comprei uma moradia isolada com 200/250m2, com piso radiante, metade da moradia é em paredes de pedra de 80cm, outra metade é construção nova (2012).

A moradia já tem piso radiante, e tem uma lareira aberta que nunca foi usada, a cerca de 15metros lineares da sala de maquinas.

Andei a informar-me de preços para o sistema de AQS e Aquecimento, foi me sempre sugerido BC, mas quando vi os valores das bombas de calor até me assustei. É o preço inicial, a manutenção, e caso se estrague, sao 5000€ á rua de uma acentada.

A moradia tem terreno e tenho acesso a lenha, gostaria de explorar a hipotese do recuperador de calor a lenha, sendo uma energia mais barata, seja a instalação, seja a materia prima, custos manutenção.

A minha ideia é ligar 4h/5h por dia o recuperador, imaginemos das 18h-00h, deixar uns troncos antes de ir dormir a queimar no minimo.

É possivel esta solução?
    A temperatura aguenta para no dia seguinte a casa estar confortavel?
    Quantos KW aplicados á agua deva ter o recuperador?
    Regulando o ar do recuperador, posso prolongar a queima, sem ter de estar a juntar lenha de hora em hora?
    Qual a melhor solução para conjugar com as AQS ?

Pondero uma BC para AQS estilo Altherma R AQS, com sistema aqs semi instantaneo 500L, poderia usar esta bomba juntamente com o recuperador, ou tinha mesmo de ter um deposito aparte? Se tivesse de ter 2 depositos, a água que vem do recuperador, poderia ser desviada para ambos os depositos? aquecendo Dep. AQS e depois Dep. Aquecimento do piso?

Os depositos de aquecimento instantaneo são a melhor solução para este sistema de aquecimento central? Já li aqui muita gente falar\sugerir depositos de inercia sem essa funcionalidade instantanea. Qual dos 2 garante autonomia mais prolongada?

Obrigado.
  2.  # 2

Há por aqui no fórum muitos tópicos que falam sobre esses sistemas de interligação entre o Prh + recuperador +bomba de calor +aqs. Tudo é “fazível”. Pesquise tópicos sobre PRH para esclarecer algumas dúvidas. Melhor só mesmo um instalador de confiança que vá ao local e lhe explique as variáveis e condicionantes das várias opções que pretende.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Silveraw
  3.  # 3

Colocado por: SilverawA minha ideia é ligar 4h/5h por dia o recuperador, imaginemos das 18h-00h, deixar uns troncos antes de ir dormir a queimar no minimo.

Tudo depende. Isso era a minha realidade (tive lenha à borla algum tempo mas mesmo pagando era barato), o que me fez saturar foi chegar a casa às 18h30m, ter a casa gelada, enfardar lenha e só 2-3h mais tarde ter conforto. Esse é para mim o grande problema da lenha: é barato mas só arde enquanto estamos lá à frente.

Colocado por: SilverawA temperatura aguenta para no dia seguinte a casa estar confortavel?

Depende do isolamento. O que consta é que só temos de manter a temperatura que a casa perde.

Colocado por: SilverawRegulando o ar do recuperador, posso prolongar a queima, sem ter de estar a juntar lenha de hora em hora?

Sim e não. Nim 😁
    Depende da madeira, mas no geral diria que não. Um circuito de radiadores a água exige temperaturas médias/altas. Uma lenha "a moer" (tipo oliveira) é bom para um recuperador a ar que joga calor para a frente, mas para manter uma caldeira de água a temperatura elevada já não será grande pistola.
    Não sei ao certo, confesso. O meu recuperador sempre fez bom calor para os radiadores com madeira que fizesse boa chama. "moer" nunca foi coisa que o fizesse disparar o termostato :-)
  4.  # 4

Obrigado pela Resposta.

Pois a questão é que dos poucos instaladores ou lojas com instalação que falei, todos insistem na bomba, como se o recuperador fosse deitar dinheiro á rua. Já li aqui topicos em que dizem ser possivel, mas queria compreender porque raio com quem contacto é tão premptorio. Parece que querem empurrar as bombas para venda.

Eu so quero perceber se é fazivel, se fica mais barato, significativamente mais barato, e se é possivel gerir a lenha de forma realista.
  5.  # 5

Obrigado Bruno,

Mas no seu caso era radiadores, e no meu será piso radiante. Supostamente dizem que ele não perde logo a temperatura, e ainda vai iradiando calor.

E dai tambem a questão de um deposito de inercia, afinal ele é no fundo energia reservada.

Acho uma loucura se pagar por bombas 5.000-10.000k por algo que é para usar durante 3/4 meses por ano.. fora manutenção, fora arranjos, e fora a possibilidade de se estragar, quem tiver outros 10.000 para comprar outro está ok, quem não tiver compre cobertores. Não faz sentido no meu ver.
  6.  # 6

Colocado por: SilverawObrigado pela Resposta.

Pois a questão é que dos poucos instaladores ou lojas com instalação que falei, todos insistem na bomba, como se o recuperador fosse deitar dinheiro á rua. Já li aqui topicos em que dizem ser possivel, mas queria compreender porque raio com quem contacto é tão premptorio. Parece que querem empurrar as bombas para venda.

Eu so quero perceber se é fazivel, se fica mais barato, significativamente mais barato, e se é possivel gerir a lenha de forma realista.

Eu entendo-o perfeitamente! Vou iniciar construção e o sistema que vou colocar será Prh+bc e recuperador a apoiar o sistema. Possível é tem é de encontrar alguém capaz e que lhe ponha a coisa a trabalhar em condições. Ter só o prh a trabalhar com o recuperador não é a melhor solução porque o prh é uma solução para estar o inverno todo ligado. E como não está em casa para alimentar o recuperador o dia todo vai ter sempre quebras de temperatura. Mas eu conheço pessoas aqui na zona que têm é dizem que funciona bem, nunca fui a casa deles com o sistema a trabalhar portanto não lhe sei dar opinião
  7.  # 7

Eu fazia o seguinte. Colocava na lareira um recuperador a ar e depois passava 1 inverno para ver como se comportava a casa, o conforto e a rotina ds meter lenha.
  8.  # 8

Pelo preço que as coisas estão breve mais vale uns aquecedores a óleo.
    Concordam com este comentário: Silveraw
  9.  # 9

Colocado por: SilverawMas no seu caso era radiadores, e no meu será piso radiante. Supostamente dizem que ele não perde logo a temperatura, e ainda vai iradiando calor.

Sim, não, nim 😁
    O que o PRH precisa é de uma temperatura de funcionamento mais baixa, a fim de manter a mesma sensação térmica nas divisões.
    Tenho familiares com PRH e lenha/pellets e de facto fica bem quente. O problema é quando se desliga e de manhã está a casa gelada, porque o calor se perde todo...

Colocado por: SilverawE dai tambem a questão de um deposito de inercia, afinal ele é no fundo energia reservada.

O depósito de inércia arrefece todo ao fim de 10min da bomba circuladora a funcionar com a fonte de calor desligada ;-)
    A ideia da inércia é não permitir flutuações tão bruscas na subida e descida da temperatura, mas como energia acumulada não dá para nada de grave.
    Nos climas verdadeiramente frios, o depósito de inércia serve para a BC ir buscar calor para os ciclos de descongelamento.

Colocado por: SilverawAcho uma loucura se pagar por bombas 5.000-10.000k por algo que é para usar durante 3/4 meses por ano..

Eu paguei quase tanto pela instalação do recuperador de calor como agora pela BC. Passei anos, muitos anos a acender o recuperador todos os dias para ter água quente (sim até em Agosto porque era mais barato que usar a resistência), limpar borralho, comprar lenha, arranjar lenha, empilhar lenha... Desde Maio que não tenho qualquer trabalho e acho que já paguei a BC só com o descanso :-)
    As realidades são diferentes, cada um tem de analisar a sua e decidir em consciência.
    Este é o primeiro inverno que vou fazer com a BC, na primavera logo fazemos contas ;-)
    Edit: dito isto, quando montei o recuperador também fiquei felicíssimo por deixar de pagar facturas alarves de gás.

Colocado por: André PimentaE como não está em casa para alimentar o recuperador o dia todo vai ter sempre quebras de temperatura

Isto. Para mim é isto. Qualquer solução que se instale tem de ser programável. Tem de ser possível chegar a casa e ter a casa quente, não é passar 3h de grizo e depois logo fica mais melhor bom lol
  10.  # 10

Bruno, pagou o mesmo pelo recuperador e pela BC ? Mas que bomba de calor comprou? Pode indicar mais ou menos quanto lhe ficaram ambos os sistemas?

Se assumirmos que mal o sistema se desliga, ha logo perdas de calor, e que no dia aseguir está ja a casa fria, se uma bomba de calor de 16kw(4kw de consumo eletrico) consegue resolver isso, quer dizer que ela fica a consumir quase 4kw durante a noite e dia?

Se não existe forma de reservar calor que aguente 18h sem abastecimento, automaticamente assume-se que o sistema não funciona.

Se ja teve recuperador, apesar de ter sido num sistema de radiadores, quanta lenha metia por dia, e quantas vezes tinha de ir ao recup abastecer por dia? Se a regulação do ar não serve para queimar mais lentamente, para que serve?
  11.  # 11

Colocado por: Silverawa hipotese do recuperador de calor a lenha, sendo uma energia mais barata, seja a instalação, seja a materia prima, custos manutenção.

A minha ideia é ligar 4h/5h por dia o recuperador, imaginemos das 18h-00h, deixar uns troncos antes de ir dormir a queimar no minimo.
    com um vulgar recuperador de calor isso não é possivél somente com uma caldeira a lenha e com um bom buffer termico,
    ps: uma instalação de biomassa com essas caraterísticas custa tanto ou mais que uma boa bomba de calor que não custa 5.000€.
  12.  # 12

Colocado por: SilverawObrigado Bruno,

Mas no seu caso era radiadores, e no meu será piso radiante. Supostamente dizem que ele não perde logo a temperatura, e ainda vai iradiando calor.

E dai tambem a questão de um deposito de inercia, afinal ele é no fundo energia reservada.

Acho uma loucura se pagar por bombas 5.000-10.000k por algo que é para usar durante 3/4 meses por ano.. fora manutenção, fora arranjos, e fora a possibilidade de se estragar, quem tiver outros 10.000 para comprar outro está ok, quem não tiver compre cobertores. Não faz sentido no meu ver.
    Se esta a construir agora, pense em reduzir as necessidades e energeticas antes de tudo, essa é a malhor forma de cimatizar a casa, nao ter necessidades energéticas.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coelhinho78, Silveraw
  13.  # 13

Colocado por: jorgealvescom um vulgar recuperador de calor isso não é possivél somente com uma caldeira a lenha e com um bom buffer termico,
    ps: uma instalação de biomassa com essas caraterísticas custa tanto ou mais que uma boa bomba de calor que não custa 5.000€.

Não compreendi, acha que a bomba de calor 14/16kw para esta install, que custa no minimo uns 7.000€ fica mais barata que um recuperador a lenha + deposito inercia?

DR1982 a casa foi comprada ja neste estado, foi remodelada em 2012, em termos de isolamento não está má, mas também não parece ser excelente.

A minha insistência com o uso de recursos como madeira (ou mesmo pellets, que tambem poderia ser uma hipotese) prende-se com querer não só menores custos iniciais, como menor dependência eletrica, tal como maior acesso a energia biomassa.
  14.  # 14

Menos às vezes é mais.
  15.  # 15

16.  # 16

Colocado por: Beto1980Mais um opinião

https://youtu.be/TyFjd9DAjlE

Mas este parece serio e honesto.
    Muitas vezes os clientes inventam e gastam fortunas e na pratica nunca funciona ou funciona mal.
    Concordam com este comentário: DR1982
  17.  # 17

Colocado por: DR1982nao ter necessidades energéticas.
    isto é uma utopia.
  18.  # 18

Colocado por: Sirruper
    Mas este parece serio e honesto.
    Muitas vezes os clientes inventam e gastam fortunas e na pratica nunca funciona ou funciona mal.
    Concordam com este comentário:DR1982

Sigo essa página de YouTube e esse senhor demonstra uma enorme seriedade.

Uma bomba de calor não dá para tudo? Para aquecer água para banhos e prh? Porquê duas?
  19.  # 19

Colocado por: Beto1980ssa com essas caraterísticas custa tanto ou mais que uma boa bom

duas bombas de calor??? só porque não vamos complicar?? o sistema da daikin tem uma bomba de calor para os dois, será uma má ideia?
    • SrR
    • 30 outubro 2021 editado

# 20

Colocado por: Silveraw

Não compreendi, acha que a bomba de calor 14/16kw para esta install, que custa no minimo uns 7.000€ fica mais barata que um recuperador a lenha + deposito inercia?

DR1982 a casa foi comprada ja neste estado, foi remodelada em 2012, em termos de isolamento não está má, mas também não parece ser excelente.

A minha insistência com o uso de recursos como madeira (ou mesmo pellets, que tambem poderia ser uma hipotese) prende-se com querer não só menores custos iniciais, como menor dependência eletrica, tal como maior acesso a energia biomassa.
    o jorge estava a falar de sistema a biomassa atraves de caldeira de chama invertida, em que uma boa máquina ainda custa uns bons tostões

0.0220 seg. NEW