Colocado por: SilverawA minha ideia é ligar 4h/5h por dia o recuperador, imaginemos das 18h-00h, deixar uns troncos antes de ir dormir a queimar no minimo.
Colocado por: SilverawA temperatura aguenta para no dia seguinte a casa estar confortavel?
Colocado por: SilverawRegulando o ar do recuperador, posso prolongar a queima, sem ter de estar a juntar lenha de hora em hora?
Colocado por: SilverawObrigado pela Resposta.
Pois a questão é que dos poucos instaladores ou lojas com instalação que falei, todos insistem na bomba, como se o recuperador fosse deitar dinheiro á rua. Já li aqui topicos em que dizem ser possivel, mas queria compreender porque raio com quem contacto é tão premptorio. Parece que querem empurrar as bombas para venda.
Eu so quero perceber se é fazivel, se fica mais barato, significativamente mais barato, e se é possivel gerir a lenha de forma realista.
Colocado por: SilverawMas no seu caso era radiadores, e no meu será piso radiante. Supostamente dizem que ele não perde logo a temperatura, e ainda vai iradiando calor.
Colocado por: SilverawE dai tambem a questão de um deposito de inercia, afinal ele é no fundo energia reservada.
Colocado por: SilverawAcho uma loucura se pagar por bombas 5.000-10.000k por algo que é para usar durante 3/4 meses por ano..
Colocado por: André PimentaE como não está em casa para alimentar o recuperador o dia todo vai ter sempre quebras de temperatura
Colocado por: Silverawa hipotese do recuperador de calor a lenha, sendo uma energia mais barata, seja a instalação, seja a materia prima, custos manutenção.com um vulgar recuperador de calor isso não é possivél somente com uma caldeira a lenha e com um bom buffer termico,
A minha ideia é ligar 4h/5h por dia o recuperador, imaginemos das 18h-00h, deixar uns troncos antes de ir dormir a queimar no minimo.
Colocado por: SilverawObrigado Bruno,Se esta a construir agora, pense em reduzir as necessidades e energeticas antes de tudo, essa é a malhor forma de cimatizar a casa, nao ter necessidades energéticas.
Mas no seu caso era radiadores, e no meu será piso radiante. Supostamente dizem que ele não perde logo a temperatura, e ainda vai iradiando calor.
E dai tambem a questão de um deposito de inercia, afinal ele é no fundo energia reservada.
Acho uma loucura se pagar por bombas 5.000-10.000k por algo que é para usar durante 3/4 meses por ano.. fora manutenção, fora arranjos, e fora a possibilidade de se estragar, quem tiver outros 10.000 para comprar outro está ok, quem não tiver compre cobertores. Não faz sentido no meu ver.
Colocado por: jorgealvescom um vulgar recuperador de calor isso não é possivél somente com uma caldeira a lenha e com um bom buffer termico,
ps: uma instalação de biomassa com essas caraterísticas custa tanto ou mais que uma boa bomba de calor que não custa 5.000€.
Colocado por: Beto1980Mais um opinião
https://youtu.be/TyFjd9DAjlE
Colocado por: DR1982nao ter necessidades energéticas.isto é uma utopia.
Colocado por: Sirruper
Mas este parece serio e honesto.
Muitas vezes os clientes inventam e gastam fortunas e na pratica nunca funciona ou funciona mal.
Colocado por: Beto1980ssa com essas caraterísticas custa tanto ou mais que uma boa bom
Colocado por: Silverawo jorge estava a falar de sistema a biomassa atraves de caldeira de chama invertida, em que uma boa máquina ainda custa uns bons tostões
Não compreendi, acha que a bomba de calor 14/16kw para esta install, que custa no minimo uns 7.000€ fica mais barata que um recuperador a lenha + deposito inercia?
DR1982 a casa foi comprada ja neste estado, foi remodelada em 2012, em termos de isolamento não está má, mas também não parece ser excelente.
A minha insistência com o uso de recursos como madeira (ou mesmo pellets, que tambem poderia ser uma hipotese) prende-se com querer não só menores custos iniciais, como menor dependência eletrica, tal como maior acesso a energia biomassa.