Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 1 novembro 2021

# 41

Colocado por: Silverawexistem bombas de calor de 16kw a menos de 5500-7000€ ?
    existe

Colocado por: SilverawUma salamandra de 16kw por 2500-3000€ é má qualidade? Essa má qualidade a existir, vai se refletir onde? durabilidade? performance?
    eu nao disse isso, o que falei é que há caldeiras a pellets com preços acima dos 7k, como é obvio serao diferentes das que fala, seja em rendimentos, em automação, em autonomia, em funcionamento etc

Colocado por: SilverawQuando fala em Limpeza automatica e aspiração automatica, isso são funcionalidades das caldeiras, eu falei em Salamandra, que a adquirir, irei colocar na sala de estar.
    nao deixa de ser uma caldeira, o que difere é ter o visual da chama a arder em funcionamento.

Colocado por: Silverawjeito de curiosidade até façamos as contas a 15min por dia, durante 4 meses (120dias ano). Quanto será o utilizador de pellets pago por cada um dos 120 dias, durante 10 anos, se a diferença for 3500€ por ex: 3500€ / 10 anos = 350€ ano, a dividir por 120 dias = 2,91€ por dia. Já agora, se são 15min, se fosse pago á hora, seria 2,91€ (15min) x 4 (60min) = 11,66€ á hora.)
    ha quem valorize mais nao ter esse trabalho.

Colocado por: Silverawsó gostava que me pudessem aconselhar no sentido de eu perceber se esta opção é válida, vai de facto ser uma poupança, e tirando na autonomia total, nada ficará a dever á BC, dado que até os consumos são bastante proximos (sendo pellets ligeiramente mais em conta no meu entender).
    é uma opção perfeitamente valida nada a apontar, quanto aos consumos o preço do kwh das pellets é superior ao preço kwh da bomba de calor na sua generalidade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Silveraw
      Screenshot_20211031-233141_Chrome.jpg
  1.  # 42

SrR o problema desses números é que as BC no inverno não conseguem COP´s de 4, pelo menos a avaliar pelo que já pesquisei, especialmente nos momentos em que ligam anoite. Repare que a minha install é para PRH, trabalho contínuo.

O COP a certas temperaturas basta baixar para 3, e fica igual ou mais caro a pellets. Já para não falar noutro aspecto por vezes ignorado. Para ter uma BC potente em casa, precisa de ter no minimo uma potencia superior a 5/6kw\h vinda da rede EDP, o que automaticamente lhe aumenta as tarigas, tanto valores fixos como variáveis.

Será que foram feitas essas contas todas?
    • SrR
    • 1 novembro 2021

# 43

Colocado por: SilverawSerá que foram feitas essas contas todas?
    foram, a bc ainda assim fica em vantagem e consegue cop de 4 portugal não é todo igual nem temos condições tao adversas em termos de temperaturas como muitos outros paises, mas com o mesmo sentido crítico imagine que a eficiência de uma máquina a pellets tambem varia, seja por má qualidade das pellets por ex ou por deficiente limpeza da máquina, mas vi que ja tem a opção feita nao condeno pois também sou apreciador de máquinas a biomassa.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  2.  # 44

Tem que ter em consideração que a potência da bomba de calor e 100% útil enquanto que nos pellets não é.

E mais uma vez 16kw é muita potência para uma instalação normal de prh.
    Concordam com este comentário: SrR
  3.  # 45

A minha é de 16kW (se não me falha a memória) e trabalha quase ao ralentin para o PRH, só se estica para fazer AQS instantânea.. e é porque pode.
    • SrR
    • 1 novembro 2021

# 46

Colocado por: rjmpiresA minha é de 16kW (se não me falha a memória) e trabalha quase ao ralentin para o PRH, só se estica para fazer AQS instantânea.. e é porque pode.
    qual a máquina é tem?
  4.  # 47

Colocado por: SrRqual a máquina é tem?

Uma Carrier 30awh015hd
    • SrR
    • 1 novembro 2021

# 48

Colocado por: rjmpires
    Uma Carrier 30awh015hd
    ha ok pensei k era uma máquina a pellets
  5.  # 49

Colocado por: SrRha ok pensei k era uma máquina a pellets

Pois, de facto o meu comentário não era esclarecedor nesse sentido.
  6.  # 50

Colocado por: jorgealvesTem que ter em consideração que a potência da bomba de calor e 100% útil enquanto que nos pellets não é.

E mais uma vez 16kw é muita potência para uma instalação normal de prh.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Silveraw

Acha que 16kw é muito potente para PRH numa casa com 200/225m2 uteis de piso radiante ? Eu estou a pensar em gerir, deixar algumas divisoes desligadas ou com temperatura mais baixa, quartos que não irei usar tirando quando recebo visitas, na sala o proprio calor da salamandra ajudara a temperatura, e a sala tem 70m2.
  7.  # 51

Quantos para visitas, que chique. Ainda há muito dinheiro para construir.
  8.  # 52

Colocado por: SilverawAcha que 16kw é muito potente para PRH numa casa com 200/225m2 uteis de piso radiante ?
    em termo s práticos e sem grande rigor diria que metade disso chegava e sobrava.

Tenho variadíssimas com essa configuração.
    • SrR
    • 1 novembro 2021 editado

# 53

Colocado por: Silveraw

Acha que 16kw é muito potente para PRH numa casa com 200/225m2 uteis de piso radiante ? Eu estou a pensar em gerir, deixar algumas divisoes desligadas ou com temperatura mais baixa, quartos que não irei usar tirando quando recebo visitas, na sala o proprio calor da salamandra ajudara a temperatura, e a sala tem 70m2.
    vai instalar deposito de inercia e grupo de mistura?
  9.  # 54

Colocado por: SrRforam, a bc ainda assim fica em vantagem e consegue cop de 4 portugal não é todo igual nem temos condições tao adversas em termos de temperaturas como muitos outros paises, mas com o mesmo sentido crítico imagine que a eficiência de uma máquina a pellets tambem varia, seja por má qualidade das pellets por ex ou por deficiente limpeza da máquina, mas vi que ja tem a opção feita nao condeno pois também sou apreciador de máquinas a biomassa.
    Concordam com este comentário:jorgealves

O COP de 4 é uma média ou é o COP de inverno? Porque temos de avaliar o COP de inverno dado que serão os meses de maior uso. Os cops anunciados pelas maquinas que tenho visto anunciam 3.5-5. Mas vejamos a conta aos 4.

Tarifa Simples Preço Regulado (Dados da goldenergy):
    BC: Precisa de ligação 10,35kv: Termo Potencia: 0,4948€ Kw: 0,1580€
    Custo de 4kw 1h (16kw com COP 4) = 0,62€
    Custo de 4kw 1h (16kw com COP 3) = 0,84€
    Média custo 1h (16kw): 0,73€

Pellets: Precisa de ligação 5,75kv: Termo Potencia: 0,2827€ Kw: 0,1580€
    Custo 350W 1h (corrente do aparelho) = 0,0553€
    Custo Pellets para obter os mesmos 16kw = 0,045€ x 16 = 0,72€

Custo 1h (16kw): 0,72€ + 0,055€ = 0,775€

Até aqui temos a diferença de 0,04cent. E estou a usar a Eficiencia 90% dos Pellets que me enviou, já existem maquinas com 93-96%, mas pronto é redundante, consideremos essa diferença o custo de aspirar o pó do maquina.

Mas agora vejamos uma coisa: Custo anual dos Termos Potencia, diferença:
    10,35kv, 0,4948€ x 365 dias = 180,602€
    5,75kv, 0,2827€ x 365 dias = 103,18€
    Diferença: 77,41€ (parece pouco mas ao fim de 10 anos são 777€)

Se agora considerarmos um inverno, 120 dias de uso, em cada um deles um uso dos tais 16kw por dia, e se atribuir-mos este custo do Termo a estes 120 dias (dado que precisamos desta potencia, por causa do aquecimento basicamente)

77,41€ / 120 dias = 0,64€ por dia, de custo extra por ter BC. (Mesmo que atribuissemos os 77,41€ aos 365 dias, daria um custo acrescido por dia de 0,212€, ultrapassando logo ai o Pellets.

Estes numeros podem levar a consideração que o custo de Kw da BC é praticamente o dobro do Pellets, ou recup a lenha inclusive (que até é mais barato por kw).

Naturalmente que isto é apenas uma forma de olhar para as coisas, e eu de perito não tenho nada, são contas simples, mas parecem-me legitimas.
  10.  # 55

Colocado por: rjmsilvaQuantos para visitas, que chique. Ainda há muito dinheiro para construir.

A casa já esta construida, ja tem piso radiante, já a comprei assim. De chique eu não tenho nada, não fosse eu estar aqui a fazer contas ao centimo.
  11.  # 56

SrR, ainda não falei com nenhum tecnico sobre a possibilidade Pellets, esta ideia surgiu-me este fds e tenho aprofundado sobre isso. A minha ideia inicial era o recupLenha, mas já percebi que não vale a pena ser teimoso, e respeitar a maioria das opiniões, e do que tenho lido. Ai seria preciso tudo isso.

Quanto ao pellets, eu julgo que a misturadora será necessária sem duvida, mas deposito de inercia, a ser necessario, será uma coisa minima, penso eu.. Como mais entendido, como acha que deveria ser feito?
  12.  # 57

Colocado por: jorgealvesem termo s práticos e sem grande rigor diria que metade disso chegava e sobrava.

Tenho variadíssimas com essa configuração.

O que me está a dizer é uma total novidade para mim. Tém me dito 16kw, no minimo (isto para BC)

Se acha que me basta 8kw em pellets, a logica tambem se aplicaria a bomba, e bastaria uma de 7/8kw? È que se houver viabilidade nisso, os custos comparaveis de instalação mudam bastante.

Por vezes tenho receio que algumas opiniões de empresas que vendem\instalam as coisas, seja inviesada por motivações comerciais.
    • SrR
    • 1 novembro 2021

# 58

Precisa de 10,35kv de ligação eléctrica?
    • NPRP
    • 1 novembro 2021

# 59

Bom, em abono da verdade e como eu já acompanho o FC há algum tempo, a ideia que eu tenho é a de que a maioria dos instaladores acaba por sugerir máquinas / bombas de calor com potência superior àquela que normalmente o instalador Jorge Alves acaba por recomendar.
    Configurará ele a máquina para o pretendido? Certamente. Por isso é que cada vez mais nestas conversas de PRH, me parece que interessa sobretudo saber fazer.. e não fazer por si só, ao estilo “bota pra lá”.. depois corre-se o risco de ficar com soluções disfuncionais, desiquilibradas, com custos de exploração excessivos.. poupa-se a montante.. vai-se gastar a jusante..
  13.  # 60

O COP e EER pode apresentar diferentes valores consoante a temperatura pedida e a temperatura exterior, o ideal é ver as curvas das bombas de calor.
    Concordam com este comentário: jorgealves

0.0292 seg. NEW