Iniciar sessão ou registar-se
    • NPRP
    • 30 outubro 2021

# 1

Confesso que também andei com a ideia do recuperador de calor e do PRH MAS depois de várias leituras e informação dispersa que recolhi, caso não haja grandes constrangimentos ao nível do investimento inicial, já cheguei à conclusão que o melhor mesmo é PRH com fonte de calor uma Bomba de Calor, idealmente apoiado com painéis Fotovoltaicos.
    Também sou um grande apreciador de lareira (recuperador de calor) mas de facto o melhor é não complicar e aí investe-se num eficiente recuperador de calor ar , liga/se quando dá vontade e assunto resolvido. 😉
    Para mim é isto.
    Concordam com este comentário: Beto1980
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Silveraw
  1.  # 2

Colocado por: jorgealvesisto é uma utopia.
    Sim, precisar precisa sempre, mas quanto menos necessidades a casa tiver menos é preciso investir no sistema de aquecimento
  2.  # 3

Colocado por: SilverawBruno, pagou o mesmo pelo recuperador e pela BC ? Mas que bomba de calor comprou? Pode indicar mais ou menos quanto lhe ficaram ambos os sistemas?

Não são exactamente comparáveis as situações. Paguei o mais ou menos o mesmo por ambas (~~7,5k€) mas o recuperador incluiu obras para partir, fechar e acabar a hotte, incluiu o depósito de AQS e as ligações ao circuito dos radiadores.
    A BC foi só ela própria, o depósito de inércia, válvula de 3 vias e tubagem e acessórios, depois pendurou-se no que já havia sido feito com o recuperador. Se fosse instalar a BC sem antes ter tido o recuperador seria pelo menos mais 1000-1500€.

Colocado por: SilverawSe não existe forma de reservar calor que aguente 18h sem abastecimento, automaticamente assume-se que o sistema não funciona.

Por isso é que além da BC tenho também investido em isolamento a fim de reduzir as perdas de calor. Isolamento das caixas de estores e caixilharia nova. Antes, com as noites mais frias, era normal gastar lenha até à meia noite, a casa nunca ficar particularmente quente, de manhã acordar cheio de frio. Espero que este inverno isso não aconteça.

Colocado por: SilverawSe ja teve recuperador, apesar de ter sido num sistema de radiadores, quanta lenha metia por dia, e quantas vezes tinha de ir ao recup abastecer por dia? Se a regulação do ar não serve para queimar mais lentamente, para que serve?

Depende, mas no dia a dia o normal era acender depois do trabalho (lá está, casa gelada), primeiro aquece a caldeira, depois o depósito de AQS e só depois (~~1h mais tarde) começava a circular nos radiadores. Até sentir algum conforto eram 9 da noite, no mínimo.
    Dependendo do tipo de lenha normalmente gastava 2 sacos daqueles das compras de cavacas. Se passasse um domingo inteiro no sofá gastava uma dúzia desses sacos :-)
    No meu recuperador usava o regulador do ar sempre aberto, a menos de lenha muito, muito seca que de outra forma evaporava. Mas o normal (como a lenha era maioritariamente mistura) era estar sempre aberto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Silveraw
  3.  # 4

Colocado por: luixmod

duas bombas de calor??? só porque não vamos complicar?? o sistema da daikin tem uma bomba de calor para os dois, será uma má ideia?

Também já vi os vídeos do homem, parece sério mas também parece de ideias fixas e não de tentar evoluir. É mais fácil e dá mais €€ pôr duas bombas do que por só uma para as duas coisas 🤔
    Concordam com este comentário: luixmod, jorgealves
  4.  # 5

Colocado por: André Pimenta
    Também já vi os vídeos do homem, parece sério mas também parece de ideias fixas e não de tentar evoluir. É mais fácil e dá mais €€ pôr duas bombas do que por só uma para as duas coisas 🤔

o ponto que ele apresenta para meter duas bombas é valido, mas visto que pretendo ir para a marca daikin que alem de ter uma boa garantia, também é um equipamento de confiança, acho um pouco ridículo meter duas bombas, mas pronto! só estranhei essa opção.
  5.  # 6

Então e se a em vez da BC 16kw, ou de recuperador a Lenha + BC AQS, optasse por uma salamandra a pellets 14-18kw, para abastecer o PRH, daqueles modelos que já inclui uma série de acessorios (Ex: https://www.smartfire.pt/produto/salamandra-boreal-termo-16/) que daria tambem apoio ás AQS no inverno? E uma BC AQS para o verão.

(acrescento que um dos factores que também me faz querer evitar a BC é porque quero por paineis solares e fazer um peq. investimento em baterias 2,4kw ou 4,8kw no max por agora, e não quero ver a energia toda sugada para a BC, principalmente no inverno, quando os paineis pouco produzem, e logo na altura em que a BC trabalha forte)

Pelo que li as pellets tém o trabalho de aspirar, mas parecem-me maquinas mecanicamente\tecnologicamente simples, e logo possivelmente menos dadas a problemas sérios (estarei correcto?)

Gastar 2500€-3500€ com montagem e acessorios que faltem, parece-me economicamente atrativo, sendo que poderia apenas precisar de um mecanismo de mistura das aguas vindas da salamandra antes de entrarem no radiante. Apesar de já ter lido que elas podem produzir aguas quentes de 40º-60º e nesse caso, incluir esse "vaso intermédio" seria só uma medida de segurança. Estarei correcto?

Poderá ser a Salamandra uma solução boa economicamente? Elas duram de facto? tirando a limpeza tém pouca "manutenção paga" ?

Uma coisa julgo que fariam, comparativamente com o Recup. a Lenha, iriam trazer a autonomia e trabalho on-demand que as BC oferecem. Será isto uma solução intermédia interessante?

Obrigado mais uma vez.

PS: Também já vi os videos desse senhor, conteúdo interessante, apesar de já ter lido a maioria das coisas que ele diz aqui, faz falta em Portugal mais conteúdo deste online.
  6.  # 7

Colocado por: SilverawEntão e se a em vez da BC 16kw,
    com prh e por alto precisa dessas potências para moradias acima dos 320m2 úteis.

Estou de volta de um projeto que vai levar 2 bichinhos desses mas para 740m2 de área a climatizar.
  7.  # 8

Colocado por: SilverawPelo que li as pellets tém o trabalho de aspirar, mas parecem-me maquinas mecanicamente\tecnologicamente simples, e logo possivelmente menos dadas a problemas sérios (estarei correcto?)
    pessoalmente acho os pellets muito mais complexo e delicado pois fica muito pendente da qualidade do combustível.

De notar que os bons equipamentos não são nada baratos podendo ser mais caros que uma boa bomba de calor.

Obviamente que existem bombas de calor económicas e as outras que eu costumo apresentar aqui
    Concordam com este comentário: Peper87
  8.  # 9

Pellets complexo porque?

As salamandras que estou a ver custam entre 2500€ a 3000€, 16-20kw, ja vém com todos os acessorios, é so ligar ao sistema de águas.

BC de 16kw com boas eficiencias, marcas minimamente reconhecidas, rondam só o equipamento exterior 7.000€ no minimo.
  9.  # 10

Colocado por: SilverawAs salamandras que estou a ver custam entre 2500€ a 3000€, 16-20kw, ja vém com todos os acessorios, é so ligar ao sistema de águas.

BC de 16kw com boas eficiencias, marcas minimamente reconhecidas, rondam só o equipamento exterior 7.000€ no minimo.
    foi exactamente o que referi, se compara topos de gama com gama de entrada só se está a enganar a si próprio.
    Concordam com este comentário: SrR
    • SrR
    • 31 outubro 2021

# 11

Colocado por: SilverawPellets complexo porque?

As salamandras que estou a ver custam entre 2500€ a 3000€, 16-20kw, ja vém com todos os acessorios, é so ligar ao sistema de águas.

se quiser arranja máquinas a pellets por esses preços e n sei se chega
  10.  # 12

Não chega como assim? estou a ver por exemplo aquela Boreal, que tem eficiencias altas, 12kw para agua, e ainda me aquece a sala.

Isto será para piso radiante, não radiadores.
  11.  # 13

Colocado por: SrRse quiser arranja máquinas a pellets por esses preços e n sei se chega
    por 7.000€, certo?
    • SrR
    • 31 outubro 2021

# 14

Colocado por: jorgealvespor 7.000€, certo?
    sim, entre potencia , limpezas automaticas regulação da combustão automática, silos com aspiração etc etc pode muito bem ir para esses preços
    • SrR
    • 31 outubro 2021

# 15

Ou ate equipamentos duo com pellets e lenha de chama invertida dependendo da marca o preço é upa upa
  12.  # 16

Colocado por: SrRsim, entre potencia , limpezas automaticas regulação da combustão automática, silos com aspiração etc etc pode muito bem ir para esses preços
    +iva
  13.  # 17

Colocado por: SrROu ate equipamentos duo com pellets e lenha de chama invertida dependendo da marca o preço é upa upa
    ui, se ja acham caro as mais "normais"!!!
    • SrR
    • 31 outubro 2021

# 18

Colocado por: jorgealvesui, se ja acham caro as mais "normais"!!!
    este tipo de máquinas ja sao outro campeonato.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • SrR
    • 31 outubro 2021

# 19

Uma excelente maq a pellets por ex
    Concordam com este comentário: jorgealves
      Screenshot_20211031-182144_Chrome.jpg
  14.  # 20

Mas existem bombas de calor de 16kw a menos de 5500-7000€ ?

Uma salamandra de 16kw por 2500-3000€ é má qualidade? Essa má qualidade a existir, vai se refletir onde? durabilidade? performance?

Quando fala em Limpeza automatica e aspiração automatica, isso são funcionalidades das caldeiras, eu falei em Salamandra, que a adquirir, irei colocar na sala de estar.

Sim é verdade que comparando com a BC, terei o trabalho diario de despejar la um saco de 15kg no minimo no carregador, e terei de aspirar regularmente consoante o uso, mas se por esse trabalho, durante 4 meses por ano, poupar entre 2500-4500€ em comparação, é um belo ordenado por 15min por dia.

(Em jeito de curiosidade até façamos as contas a 15min por dia, durante 4 meses (120dias ano). Quanto será o utilizador de pellets pago por cada um dos 120 dias, durante 10 anos, se a diferença for 3500€ por ex: 3500€ / 10 anos = 350€ ano, a dividir por 120 dias = 2,91€ por dia. Já agora, se são 15min, se fosse pago á hora, seria 2,91€ (15min) x 4 (60min) = 11,66€ á hora.)

Eu só gostava que me pudessem aconselhar no sentido de eu perceber se esta opção é válida, vai de facto ser uma poupança, e tirando na autonomia total, nada ficará a dever á BC, dado que até os consumos são bastante proximos (sendo pellets ligeiramente mais em conta no meu entender).

0.0196 seg. NEW