Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: SilverawO COP de 4 é uma média ou é o COP de inverno?
    COP nominal é a razão teórica entre a energia consumida e a energia produzida com uma temp ext de 7ºC e uma temp de impulso de 35ºC em ambiente laboratorial

    o SCOP ou SPF é a razão entre a energia consumida e a energia produzida durante todo o serviço da epoca de aquecimento (sendo este o valor a considerar para uma analise de consumo)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Silveraw
  2.  # 2

    Jorgealves, não me respondeu á questão dos 8kw, porque acha e como, eu poderia ter uma potencia dessas para 200/225 de piso radiante?

    SrR, relativamente a precisar de 10kv, eu julgo que se tem uma BC com uma potencia de 16(4kw), não pode ter 5kv, ou mesmo 7kv, dado que a dado momento, se a bomba arranca a 4kw, basta mais qualquer coisa ligada e vai a luz abaixo. Acha fazivel ter uma BC e uma potência de 5 ou 7 ? Eu não sei, secalhar é, mas parece-me curto, e dúvido que quem tenha BC tenha 5 ou 7kv em casa.
  3.  # 3

    Viva!

    Gostava de relatar a minha experiência, espero que possa ajudar e não baralhar ainda mais.

    Então, indo de encontro à ideia do vídeo que foi postado anteriormente, a minha opção foi por simplificar o sistema. Faz um pouco confusão que se andem a esmiuçar milésimas de cêntimos em suposições de preços kWh etc e depois se gaste um valor significativo numa resistência no depósito de AQS, por exemplo, que daria para assegurar o funcionamento do sistema durante bastante tempo.

    Mas a minha opção foi a oposta do vídeo, simplifiquei eliminando a bomba de calor da equação e então tenho AQS fornecido por um sistema drainback e aquecimento central assegurado por uma estufa (não uma caldeira) a pellets que está na sala e que também dá apoio a AQS quando o Sol não brilha. Também não quis a resistência no depósito, pelo menos na altura ficava mais barato introduzir um cilindro na equação, mas sinceramente ainda não fez falta. Em termos de economia do sistema a nível operacional, pelo que vou comentando com familiares e vou vendo por aqui, esta opção é bem difícil de bater e com a perspectiva de aumento de preço da electricidade, deve-se acentuar.

    Mas... Não é um sistema para qualquer um. A logística associada a carregar pellets, aspirar a máquina, etc exige alguma disponibilidade e vigor, portanto quem quiser um sistema conveniente de liga/desliga deve ir para um sistema de bomba de calor sim... Não é um sistema que quisesse se tivesse alguma idade ou doença incapacitante, mas na minha circunstância, acho excelente. Tenho aquele gostinho do borralho na sala, os custos são muito baixos, gosto de conforto, mas não comodismo, portanto fazer a manutenção é algo que me agrada.

    Agora, acho que é muito isto, hoje em dia as opções existentes vão de encontro a perfis diferentes e não há soluções ideais, mas há sem dúvida soluções melhor adaptadas a cada um.

    O principal factor que me fez começar a ter mais inclinação pelo sistema que acabei por instalar teve a ver com as fontes de energia, depois tudo o resto pesou, mas agrada-me a ideia (ainda hoje e depois de ja se ter desvanecido o efeito novidade) de estar a tomar banho com água aquecida pelo sol ou pelos pellets.

    Espero ter ajudado e boa sorte!
    Concordam com este comentário: Silveraw
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Silveraw
  4.  # 4

    Depende das condições particulares de como tem a instalação projectada e executada.

    De salientar que tem que entrar nos calculos as condições externas tais como tempinima extrrior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Silveraw
  5.  # 5

    Antonio P, obrigado pelo testemunho, é sempre bom perceber que estes sistemas não tem de ser nem complexos, nem caros. No seu caso, a poupança é de facto impossivel de bater. E sou lhe sincero, não fosse a possibilidade de puder vir a receber algum apoio do programa público para a eficiencia energetica, talvez fosse pelo mesmo caminho, com uma diferença, iria sem duvida preferir um deposito AQS higienico, estou vendido nessa ideia, menos manutenção, menos complicado, e águas sem risco de legionella, no meu entender será o futuro dos acumuladores, e pelo que pesquisei ja existem maquinas instantaneas muito potentes.. é deixar a tecnologia evoluir e ser introduzida a outros preços no mercado doméstico.

    Relativamente ao seu testemunho, pode especificar como funciona o seu aquecimento? m2 ? radiadores\prh? zona do país?.. Em termos de trabalho, é assim tão complexo aspirar o equipamento? Limpar a chamine 1x por ano? Pelo que vi eles tem utensilios para a limpeza, é possivel o utilizador fazer toda a sua manutenção de rotina sem grandes enrascanços?

    Percebo perfeitamente o que diz quando fala no quanto lhe agrada tomar banho com água aquecida pelo sol ou pellets, a sustentabilidade sabe bem.

    jorgealves, eu não sei como foi executado o radiante, so tenho acesso ás caixas, talvez um tecnico especializado consiga medir a dimensão do sistema apartir dos litros de água que ela leva. A moradia é isolada, metade restauro em pedra (paredes 80cm) e outra construção recente. Irá levar caixilharia toda nova em aluminio, classe A.

    Começo a chegar a conclusão que muito do aconselhamento tecnico que temos por parte de algumas empresas, é mesmo conversa comercial, talvez deduzam que quem procura determinados equipamentos é automaticamente rico e não tem tecto orçamental.

    No meu entender, a não ser que o pellets tenha uma vida util muito reduzida VS BC, o pellets ganha.
  6.  # 6

    (Já agora aproveito para deixar aqui um Link muito util para calculo de consumos)

    https://solius.pt/marca/calculadora.php
  7.  # 7

    Olá outra vez!

    O meu depósito de AQS funciona dessa forma, é como se fosse uma grande tina aberta cheia de água que vai sendo aquecida e essa água passa o calor para a água da canalização quando é solicitada, penso que será o mais comum em drainback, mas alguém mais informado saberá melhor.

    Tenho radiadores, vivo numa cidade do litoral norte, a minha casa partilha com a sua o facto de ter uma parte em pedra e o isolamento não é muito bom, mas tem a grande vantagem de ser 'compacta' 100 m2. Nunca gastei mais de um saco por dia, com o aquecimento sempre a puxar, no dia mais frio aqui em que o termómetro foi aos 3ºC. Demoro cerca de 15 minutos a fazer a limpeza. A manutenção anual também a faço, mas demora bastante mais, talvez por ser inexperiente reservo uma manhã para isso. Tive que trocar duas vezes a 'vela', agora comprei uma melhor que já dura há algum tempo, foi uma operação chata mas fez-se, enfim acho que depende um pouco do jeito e vontade de cada um!

    Em relação à longevidade, penso que será relativamente grande, o mais difícil pode ser encontrar peças a partir de certa altura, um pouco por isso tento escolher marcas populares nisto, como em outras coisas...
  8.  # 8

    Acabei de adquirir este equipamento (fuego duplex lenha+pellets chama invertida. Tenho lenha muito barata e a minha ideia é utilizar pellets so para manter a temperatura em casa quando nao estou, para esta nao ficar abaixo dos 18 graus. COMO SOU LEIGO NO ASSUNTO,gostaria de saber se é uma boa compra. Tive uma má experiencia com bomba de calor que nao aquecia a casa. Podem dar a vossa opiniao? Obrigado
    • SrR
    • 6 novembro 2021

     # 9

    Colocado por: Marco GasparAcabei de adquirir este equipamento (fuego duplex lenha+pellets chama invertida. Tenho lenha muito barata e a minha ideia é utilizar pellets so para manter a temperatura em casa quando nao estou, para esta nao ficar abaixo dos 18 graus. COMO SOU LEIGO NO ASSUNTO,gostaria de saber se é uma boa compra. Tive uma má experiencia com bomba de calor que nao aquecia a casa. Podem dar a vossa opiniao? Obrigado
    que bomba de calor?
  9.  # 10

    Daikin dual therma alta temperatura.mas nao correu bem e a casa nao aquecia, e entao nos dias mais frios nao passava dos 15 graus...por isso optei por esta caldeira, tem alguma opiniao sobre ela? Obrigado
    • SrR
    • 6 novembro 2021

     # 11

    Uma destas ?
      6fa74b71c0bdfc2db0eb45c7a5d6b759_media_big_thumbnail.jpg
  10.  # 12

    Colocado por: Marco Gaspargostaria de saber se é uma boa compra.

    Se já está adquirida, é a melhor compra que fez :-)

    Agora, estamos todos muito curiosos porque é que uma BC de alta temperatura não aquecia... Podia dar mais detalhes? Usa radiadores? Já teve outra solução que não a BC que funcionasse bem?
    É que em termos de temperatura da água não vai ter grande diferença entre a BC e a caldeira.
  11.  # 13

    Sim nao aquecia. De noite so chegava aos 60 graus a temleratura da agua e as vezes nem isso. Sera que vou ter o mesmo problema com esta caldeira 45 kw? Nao me assustem por favor....foi uma má compra?
  12.  # 14

    Colocado por: Marco GasparDaikin dual therma alta temperatura.mas nao correu bem e a casa nao aquecia, e entao nos dias mais frios nao passava dos 15 graus...por isso optei por esta caldeira, tem alguma opiniao sobre ela? Obrigado



    realmente é muito estranho uma bomba de calor da daikin não funcionar como pretendido, só vejo 3 razoes:

    sub dimensionada para a sua habitação
    falta de manutenção.
    instalação mal feita.
  13.  # 15

    Se são radiadores não, em princípio com essa caldeira terá melhores resultados porque a água vai sem grande dificuldade a 70-80 graus.

    Agora, para a casa não passar de 15 graus com 60 graus nos radiadores é porque tem perdas muito significativas em casa. Com essa solução poderá disfarçar melhor essas perdas, mas a melhor aposta seria mesmo reduzi-las...
  14.  # 16

    Sim , o telhado nao tinha isolamento.este ano isolei o sotao que nao tenho uso com 8cm e em alguns sitios 16cm de roofmate. Sabem mais ou menos a a autonomia desta caldeira em termos de carregamento de lenha?
  15.  # 17

    Colocado por: Bruno.AlvesSe são radiadores não, em princípio com essa caldeira terá melhores resultados porque a água vai sem grande dificuldade a 70-80 graus.
    tal e qual como a bomba de calor ht da daikin que da 80°C de saída com uma perna as costas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  16.  # 18

    Sim pode ser una bem potente, mas em termos de custos, nao gastaria mais ?
  17.  # 19

    OK, mas você não introduziu a variável "custo" até agora ;) Uma coisa é "não aquece", outra coisa é "aquece mas custa muito caro".

    Não faço ideia quando consuma uma BC HT a colocar a água a 80 graus, talvez outros foristas possam ajudar nisso, de qualquer forma tinha dito que a água não passava dos 60. Má parametrização?

    A lenha sem dúvida que será mais barato. A pellets pode depender da temperatura e da qualidade e preço dos pellets.
    No entanto, continuo a achar que o principal seria reduzir essas perdas térmicas. Se já faz algum isolamento pode achar que a nova solução é melhor quando na realidade a casa é que precisa de menos aquecimento ;-)
  18.  # 20

    Colocado por: Bruno.AlvesNão faço ideia quando consuma uma BC HT a colocar a água a 80 graus,
    depende somente do que o imóvel exigir.

    A máquina limita se a repor a energia perdida.

    Colocado por: Bruno.AlvesMá parametrização
    acredito mais numa desadequação seja de potência ou de instalação, se for da instalação e assumindo que não vão haver nenhuma alteração pode ter o mesmo resultado com o novo equipamento.

    Um exemplo e muito frequente: tubagem de secção limitada que restringe a potência útil.
 
0.0186 seg. NEW