Iniciar sessão ou registar-se
    • LGM2
    • 31 outubro 2021

     # 1

    Boa noite,

    Uma parte do teto da minha sala tinha uma fissura no gesso, com ligeiro abatimento. Quando um técnico veio reparar o gesso, abriu a fissura e cairam metades de tijolos e cimento, ficando um buraco no teto.

    Será a reparação da responsabilidade do condomínio?
    Qual a melhor opção para reparar?

    Obrigado!
      20211025_132727.jpg
  1.  # 2

    Esqueça o condomínio.. o melhor é colocar tecto falso.

    Isso foi alguma deformação da estrutura do prédio.. já vi acontecer em alguns sítios o gesso cair
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LGM2
    • size
    • 1 novembro 2021

     # 3

    Colocado por: LGM2Boa noite,

    Uma parte do teto da minha sala tinha uma fissura no gesso, com ligeiro abatimento. Quando um técnico veio reparar o gesso, abriu a fissura e cairam metades de tijolos e cimento, ficando um buraco no teto.

    Será a reparação da responsabilidade do condomínio?
    Qual a melhor opção para reparar?




    Em rigor, trata-se de uma reparação da responsabilidade do condomínio . Trata-se de um defeito estrutural.
    Concordam com este comentário: AMVP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LGM2
  2.  # 4

    Pode não ser.. pode ser o gesso que com o tempo perdeu aderência
    • size
    • 1 novembro 2021

     # 5

    Pela foto, parece existir problema mais grave.
    As abobadilhas cerâmicas encontram-se esmagadas que, se a parte superior da lage for habitada, haverá necessidade de reforçar aquele chão.
  3.  # 6

    As abobadilhas não têm função estrutural.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  4.  # 7

    Colocado por: rjmsilvaAs abobadilhas não têm função estrutural.
    Não tem, mas são bons indicadores do estado da estrutura e das cargas a que foram submetidas.
    • SrR
    • 2 novembro 2021

     # 8

    Falta de tarugos?
  5.  # 9

    não é suposto as abobadilhas partirem assim sem haver algum assentamento ou distorção estrutural na laje.
    Não foi só o gesso que se destacou.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, antonylemos
  6.  # 10

    Colocado por: rjmsilvaAs abobadilhas não têm função estrutural.
    Concordam com este comentário:antonylemos

    acho que está enganado, o sistema estrutural de uma laje de vigotas e abobadilha funciona como um todo estrutural, tem as vigotas depois as abobadilhas assentes nos intervalos e depois uma malha e a camada de betão, ora se por baixo desta camada de betão tiver abobadilhas todas desfeitas ou em falta pode gerar que a laje esteja com pouca segurança. portanto a laje no seu todo é estrutura.
    Concordam com este comentário: nbastos, size
  7.  # 11

    ter abobadilhas ou papel é exatamente igual
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 12

    Marco, o RicardoPorto tem razão. As abobadilhas são apenas cofragem perdida, e podem ser de esferovite (como são às vezes).

    Já em tempos coloquei aqui no fórum um esquema que fiz para ajudar empreiteiros a perceber que não devem cortar lajes como muitas vezes fazem (é um pouco off topic mas ajuda a perceber a função das abobadilhas):
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunomp
      fdc-aligeirada-161017.jpg
  9.  # 13

    Colocado por: RicardoPortoter abobadilhas ou papel é exatamente igual


    Acho que não é isso que se está a discutir. Imagine que tinha um pequeno painel em vidro muito fino acoplado a essas tais vigotas. Não há qualquer dúvida que esse painel de vidro não desempenha uma função estrutural (tal como o exemplo do papel), ou seja, não confere resistência à estrutura. Porém, se as vigotas se deformarem em excesso, diria que o tal painel de vidro, por ser frágil (E=~70GPa), irá logo fracturar. Ou seja, servirá para indicar a existência de deformação não prevista.

    Será que faz sentido?
    Concordam com este comentário: ClioII
  10.  # 14

    Se as vigotas se deformarem mais do que o previsto sim, mas isso é algo preocupante: excesso de carga, subdimensionamento, ou erro de construção (por ex. camada de compressão demasiado fina)
  11.  # 15

    é se calhar é mesmo bom acabar com as abobadilhas e meter lá uns moldes de cartão descartáveis e poupa-se uma pipa de massa.
    é claro que existem num sistema estrutural elementos primários ( pilares e vigas) e elementos estruturais secundários ( as vigotas e as abobadilhas), isto porque segundo o que aqui se está a reduzir, as proprias vigotas estruturalmente só lá estão para suportar as abobadilhas.
  12.  # 16

    Preocupava-me se as vigotas estivessem fissuradas ou o chão do vizinho de cima abaulado, ou as paredes rachadas com excesso de carga.

    Como já estive num apartamento onde vi parte do tecto de gesso cair só com algúem bater uma porta com força, não me admira que isso caia "sozinho".

    Estamos a falar de gessos com 50 e 60 anos que vão perdendo aderência e até a humidade ambiente ou alguma pequena infiltração contribui para a degradação do material.

    Ninguém me garante que esse esmagamento que nunca ninguém viu não teve seguro pelo gesso que foi sendo a "cola" até ao dia que finalmente caiu ou que eram abobadilhas mais fracas desde nascença que o gesso tapou.

    Até nas casas com tecto de estafe de vez em quando o gesso caía..
  13.  # 17

    Marco, vê o esquema que eu coloquei acima. As abobadilhas são cofragem perdida.
  14.  # 18

    Colocado por: marco1igotas e as abobadilhas), isto porque segundo o que aqui se está a reduzir, as proprias vigotas estruturalmente só lá estão para suportar as abobadilhas.


    Não.. as abobadilhas estão a tirar o peso à laje e para garantir o espaçamento entre vigotas como uma métrica.
    No fim da obra pode ir lá tirar as abobadilhas todas que a laje não cai :)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, nunogouveia, antonylemos
  15.  # 19

    e ninguém disse que as vigotas só estão a suportar as abobadilhas, (embora seja essa uma das funções - ainda que não estrutural).
  16.  # 20

    A questão é: porquê das abobadilhas terem partido?
    Concordam com este comentário: nunogouveia, Vítor Magalhães, antonylemos
 
0.0213 seg. NEW