Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas! Estou a vender a minha casa(A), vou comprar outra(B), que irei vender daqui a 6 meses, para comprar a nova casa(C), que está a ser construída,antes do fim de 2022. Quanto tempo tenho que habitar na casa(B), antes de ir para a casa (C) de modo às finanças considerarem HPP e não ter que pagar mais valias e impostos? Obrigado
  2.  # 2

Não há tempo definido no código do IRS. Para ser seguro eu diria que alguns meses é suficiente
  3.  # 3

A C é muito mais barata que a A?
  4.  # 4

Colocado por: rjmsilvaA C é muito mais barata que a A?

Pois!

Veja bem isso por causa das mais valias.
  5.  # 5

Supostamente já dinheiro da A vai para C enquanto habitar a B.
    Não?
  6.  # 6

acho que depois de vender a casa A tem 24 a 36 meses para reinvestir as mais valias na aquisição de uma nova casa para HPP, por isso diria que os 6 meses serão suficientes.

agora terá é que dizer isso tudo na sua declaração de IRS para não lhe ser cobrado os impostos sobre as mais vaias
  7.  # 7

Parece uma operação para fugir às mais valias.
    Ex:

Vende A por 300k,gerando uma mais valia de 100k.
    Compra B por 300k,reinvestindo tudo.
    Vende B por 300k,não há mais valia.
    Compra C, por 200k.
    Lucro de 100k,não tributado.

Edit: vai pagar duas escrituras, IMT e IS, pelo que é preciso fazer bem as contas para ver se vale a pena.
  8.  # 8

As Casas A, B e C serão quase sempre o mesmo valor. A questão é que tenho em vista a casa B mas vou de certeza continuar à espera de saírem da cada C, para eu poder comprar-la, que será no fim do ano.
    Obrigado
  9.  # 9

Colocado por: rjmsilvaParece uma operação para fugir às mais valias.
    Ex:

Vende A por 300k,gerando uma mais valia de 100k.
    Compra B por 300k,reinvestindo tudo.
    Vende B por 300k,não há mais valia.
    Compra C, por 200k.
    Lucro de 100k,não tributado.

Edit: vai pagar duas escrituras, IMT e IS, pelo que é preciso fazer bem as contas para ver se vale a pena.

Não assim iria pagar mais valias de 300 para 200 e isso está fora de questão.
  10.  # 10

Colocado por: Alexandre Guilherme

Não assim iria pagar mais valias de 300 para 200 e isso está fora de questão.

Ia nada.
  11.  # 11

Colocado por: rjmsilva

Ia nada.

Assim ia pagar sobre os 100.ooo€ de mais valias , Certo?

0.0147 seg. NEW