Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma habitacao permanente em lisboa à cerca de 7 anos, neste momento já tenho escritura marcada para o inicio do proximo ano de uma habitacao secundaria na zona do algarve, gostaria de saber que impostos irei pagar com esta habitacao secundaria, alem do IMT e IMI terei mais alguma despesa? e a nivel de IRS serei prejudicado em alguma situação?
    • naar
    • 28 dezembro 2009

     # 2

    Penso que não!

    Se tem empréstimo da Habitação permanente pode continuar a declarar os juros de divida contraída pela habitação permanente.

    A não ser que tenha comprado uma "mansão" com dinheiro não declarado ao Fisco. :)
  2.  # 3

    OK, obrigado

    Já agora tenho outra questão, estive a fazer uma simulação do que irei pagar de IMI através do seguinte link:

    http://www.casayes.pt/SecNav/Tudosobreimobili%C3%A1rio/Simuladores/SimuladordeC%C3%A1lculodoIMI/tabid/361/language/pt-PT/Default.aspx

    aqui fazem referencia se o imóvel foi (re)avaliado após 1 de Janeiro de 2004...pergunto eu: serve a avaliação que o banco pediu para aprovar o emprestimo, realizada este ano? (se servir é quase metade do valor)
  3.  # 4

    Colocado por: gurillaOK, obrigado
    aqui fazem referencia se o imóvel foi (re)avaliado após 1 de Janeiro de 2004...pergunto eu: serve a avaliação que o banco pediu para aprovar o emprestimo, realizada este ano? (se servir é quase metade do valor)


    A avaliação referida é a das Finanças, não a de qualquer entidade privada.
  4.  # 5

    mas acha que justifica pedir uma reavaliação ás finanças? ou nesse caso eu ainda ficaria mais prejudicado?
    • naar
    • 30 dezembro 2009

     # 6

    Colocado por: gurillamas acha que justifica pedir uma reavaliação ás finanças? ou nesse caso eu ainda ficaria mais prejudicado?


    O IMI é calculado sobre o valor mais elevado da avaliação existente feita pelas Finanças ou o da escritura de compra.
  5.  # 7

    Só mais duas achegas, quando fizer a escritura será feita a avaliação da casa pelas finanças irá pagar sobre o maior valor o da escritura ou o da avaliação.
    Mas agora o mais importante no caso da sua habitação em Lisboa já estar toda paga ou estar a pagar pouquinho pode compensar mudar a habitação permanente para o algarve, mesmo em termos de IMI penso que passaria a poder pedir isenção, informe-se melhor sobre esta situação.
  6.  # 8

    na habitação de lisboa obtive isenção do IMI por 10 anos (faltam ainda 3 anos para começar a pagar)

    sendo assim penso que não justifica mudar a habitação do algarve para habitação permanente e pedir isenção, ou não?
  7.  # 9

    E a habitação de lisboa deve menos ao banco do que 65.000€ é mais ou menos o valor que pode abater no irs. Como diria o outro é fazer as contas :-)
 
0.0076 seg. NEW