Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Mudei-me este ano para uma casa com recuperador de calor (Metlor) e liguei-o pela primeira vez há uns dias, mas a instalação parece-me mal feita, pelo seguinte:

    1) a hotte tem duas grelhas, mas ambas em cima (frente e lateral direita); achava que a da direita seria para um tubo de ar quente, mas depois de espreitar percebi que não há tubo nenhum e dão ambas para o interior da hotte:




    2) o tubo para a saída de fumos tem isolamento(?!)

    Visto de cima para baixo:


    Saída no tecto:


    Interior do tubo:



    3) não há isolamento na parede que dá para o exterior, mas deve ser o mal menor

    4) no piso de cima as paredes aquecem (o tubo de saída de fumos sai numa parede entre o WC e o quarto): fico com a parede do quarto a 80°C, e os azulejos do WC a 60°C (o tubo, dentro da hotte, com o isolamento fica só a 46°C):







    5) não tem entrada de ar exterior e sinto algum vácuo ao tentar abrir a porta. A regulação de ar (que entra pelas gavetas das cinzas) não me parece fazer efeito.


    Será que a ideia de quem instalou era mesmo forçar o calor do tubo a subir e aquecer as paredes de cima? Para isso tinham instalado tubos de ar quente e grelhas no piso de cima, não?

    A minha ideia é remover o isolamento do tubo e abrir uma grelha de lado em baixo. Que acham? Obrigado!



    ---

    Edit: estive a espreitar melhor e de facto há espaço do lado direito até ao chão, portanto posso colocar a grelha em baixo mesmo:

    • SrR
    • 2 novembro 2021 editado

     # 2

    Colocado por: andrefvminha ideia é remover o isolamento do tubo e abrir uma grelha de lado em baixo. Que acham? Obrigado!
    é o melhor k faz, so punha a grelha mais abaixo ainda.
    Concordam com este comentário: ClioII, RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andrefv
  2.  # 3

    Colocado por: SrRé o melhor k faz, so punha a grelha mais abaixo ainda.
    Concordam com este comentário:ClioII


    Eu também.
  3.  # 4

    Não tinha a certeza se havia espaço do lado direito, mas estive a verificar e há, portanto posso colocar a grelha quase no chão.
  4.  # 5

    Para abrir grelhas e colocar o ar a circular de dentro da hotte para a sala, primeiro abra o pladur e tire essa porcaria toda da lã de rocha que aí tem.
    Depois até pode abrir grelhas no piso de cima e aproveitar o calor do tubo para aquecer em cima.
    Concordam com este comentário: treker666
  5.  # 6

    Colocado por: paulosPara abrir grelhas e colocar o ar a circular de dentro da hotte para a sala, primeiro abra o pladur e tire essa porcaria toda da lã de rocha que aí tem.
    Depois até pode abrir grelhas no piso de cima e aproveitar o calor do tubo para aquecer em cima.
    Concordam com este comentário:treker666


    O acima descrito e,

    Colocado por: andrefv3) não há isolamento na parede que dá para o exterior, mas deve ser o mal menor

    aproveite para forrar a parede exterior já que essa deve-lhe comer muito do calor.

    O que aí apresenta simplesmente está porreiro para aquecer a atmosfera, a passarada na zona vai agradecer este inverno.
    Concordam com este comentário: cesarl
 
0.0108 seg. NEW