Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!

    Venho solicitar a vossa ajuda / conselho urgente sobre a situação abaixo apresentada.
    A 11/12/2009 reservei (com emisão de cheque de € 500,00 à ordem do proprietário) junto de uma imobiliária um imóvel para arrendamento. Foi-me dito na altura, que o contrato de arrendamento estaria pronto para assinar até 18/12/2009 (duração de 5 anos, com inicio a 01/01/2010). Não aconteceu assim, e a 27/12/2009 fui informada pela imobiliária que o senhorio aguardava um parecer do banco relativamente à mudança do teor do empréstimo (não sei se bonificado ou em regime geral) de habitação própria permanente, para habitação secundária para arrendamento. O senhorio " não obtive parecer" até à data, mas está "disposto" a assinar contrato de arrendamento assim mesmo, mas nas seguintes condições (informaram que seria apenas temporariamente, até a situação do banco estar resolvida):
    a) Não entregar exemplar às Finanças, logo não pagar o imposto de selo (não concordo);
    b) O inquilino não mudar para seu nome os contratos de água, luz e gás (não concordo);
    c) Não passar recibos de rendas pagas (inluindo a caução) até parecer do Banco (não concordo);
    d) Mesmo que o banco dê "parecer negativo" ?? o senhorio pretende manter o contrato de arrendamento, informou a imobiliária.
    Questão: devo aceitar estas condições, ou propor esperar até o ok do Banco para assinar contrato?
    Na minha ideia, dado o mencionado em d), não faz sentido o a), b) e c)... O parecer do banco nunca é negativo, e o contrato de arrendamento manter-se-à, poderá é ser mais desfavorável (apenas) para o senhorio em caso de (perda) de bonificação para efectuar a alteração solicitada... Creio que acedendo a este "acordo" proposto (a+b+c), correrei o risco de me serem recusados os recibos e que me peçam para não mudar os contratos dos serviços básicos para meu nome (julgo que a domiciliação de pagamento de dois ou mais destes serviços é obrigatória nos empréstimos). Sei que tendo um contrato de arrendamento assinado por todas as partes (senhorio, inquilino e fiadores), não sou obrigada a aceder a este possivel pedido, mas criar-se-à uma situação complicada com o senhorio...
    Tenho de dar uma resposta à proposta do senhorio / imobiliária até amanhã, dia 29/12/2009, por isso é um bocadito urgente receber o vosso feedback...
    Bem hajam pela ajuda possível.
  2.  # 2

    O parecer do banco nunca é negativo, e o contrato de arrendamento manter-se-à, poderá é ser mais desfavorável (apenas) para o senhorio em caso de (perda) de bonificação para efectuar a alteração solicitada...


    Isso não é de todo verdade. Há bancos que pura e simplesmente o proíbem. E outros que estabelecem critérios mais ou menos limitativos (ex: o valor da renda ser superior a 2 vezes o valor da prestação mensal do crédito).
  3.  # 3

    Colocado por: Fenixa) Não entregar exemplar às Finanças, logo não pagar o imposto de selo (não concordo);
    b) O inquilino não mudar para seu nome os contratos de água, luz e gás (não concordo);
    c) Não passar recibos de rendas pagas (inluindo a caução) até parecer do Banco (não concordo);
    d) Mesmo que o banco dê "parecer negativo" ?? o senhorio pretende manter o contrato de arrendamento, informou a imobiliária.
    Questão: devo aceitar estas condições, ou propor esperar até o ok do Banco para assinar contrato?

    Isto já vai tarde, mas cá vai:
    a) problema do senhorio;
    b) e eu concordo consigo;
    c) Se você não precisar dos recibos (tem o contrato assinado), pague com cheques traçados, ou por transferencia bancária.
    d) problema do senhorio.
    O parecer do Banco é um problema do senhorio.

    Se não cederem em b), contraponha com a isenção de fiador.

    Sempre gostava de saber em que é que isto deu...
 
0.0067 seg. NEW