Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. Tenho um forno elétrico e hoje estive a limpa lo e desde então que faz desligar a luz. Não faz desligar disparar o dinjutor geral mas deixa tudo de funcionar e não posso ligar electrodomésticos com mais potência como máquina de lavar e termoacumulador
  2.  # 2

    Qual é a potência elétrica contratada?
  3.  # 3

    Colocado por: Daniela PrazeresNão faz desligar disparar o dinjutor geral mas deixa tudo de funcionar

    Faz ou não faz disparar o disjuntor geral?
    é que depois escreve isto:

    Colocado por: Daniela Prazeresmas deixa tudo de funcionar e não posso ligar electrodomésticos com mais potência como máquina de lavar e termoacumulador
  4.  # 4

    Coloque uma foto do equipamento que dispara?

    Colocado por: Daniela PrazeresBoa noite. Tenho um forno elétrico e hoje estive a limpa lo e desde então que faz desligar a luz. Não faz desligar disparar o dinjutor geral mas deixa tudo de funcionar e não posso ligar electrodomésticos com mais potência como máquina de lavar e termoacumulador
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradas
    Faz ou não faz disparar o disjuntor geral?
    é que depois escreve isto:




    Se tiver um contador de energia "inteligente" este atua como disjuntor e pode voltar a rearmar pouco depois.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, hangas
  6.  # 6

    Colocado por: Daniela PrazeresBoa noite. Tenho um forno elétrico e hoje estive a limpa lo e desde então que faz desligar a luz. Não faz desligar disparar o dinjutor geral mas deixa tudo de funcionar e não posso ligar electrodomésticos com mais potência como máquina de lavar e termoacumulador


    Se esteve a lavar o forno com abundância de água, tenho más notícias...
  7.  # 7

    Colocado por: ClioIISe tiver um contador de energia "inteligente" este atua como disjuntor e pode voltar a rearmar pouco depois.

    Ah pois!!
    Estava a pensar aqui.. se não teriam mudado à pouco tempo para um contador dos "novos"... e agora como é muito mais sensivel que o diferencial antigo ( limitador de potência contratada que na conversão deixou de existir) e agor a puf!!!
    Qual é a potência contratada? Daniela! ( veja na factura da electricidade)
  8.  # 8

    A luz vai abaixo mas no quadro não dispara nenhum dinjuntor nem o geral nem o específico. E a potência é a indicada porque tenho máquina de secar e pedimos potência suficiente para o caso de termos tudo ligado o quadro não ir abaixo. E quando fui limpar ontem só tinha posto o produto próprio para limpar fornos da cif. Não cheguei a fazer nada. Mas sinceramente hoje já não sei se é do forno. Porque o forno está desligado e eu ligo o termoacumulador e a luz vai abaixo. De e com máquina de lavar igualmente. A máquina de lavar é noutra secção da casa.
  9.  # 9

    Colocado por: Daniela PrazeresA luz vai abaixo mas no quadro não dispara nenhum dinjuntor nem o geral nem o específico. E a potência é a indicada porque tenho máquina de secar e pedimos potência suficiente para o caso de termos tudo ligado o quadro não ir abaixo. E quando fui limpar ontem só tinha posto o produto próprio para limpar fornos da cif. Não cheguei a fazer nada. Mas sinceramente hoje já não sei se é do forno. Porque o forno está desligado e eu ligo o termoacumulador e a luz vai abaixo. De e com máquina de lavar igualmente. A máquina de lavar é noutra secção da casa.


    Para ficar sem luz alguma coisa tem que se desligar. Desliga tudo, luz, tomadas, etc, em zonas especificos, so alguns ???
  10.  # 10

    Eu também me cheira que será o contador inteligente.
    Pode-se até ter dado o caso de ele ter sido parametrizado por engano com uma potencia mais baixa do que a que tem contratada.

    É uma questão de ir espreitar o contador da proxima ver que acontecer.
    Ele deve ter algum sinal visual do que está no estado de corte. Uma luz, uma informação no painel, algo assim.
  11.  # 11

    Colocado por: Vítor MagalhãesQual é a potência elétrica contratada?
  12.  # 12

    O meu contador atual é este. No outro dia disparou porque tinha muitos equipamentos ligados. Tive de o rearmar na caixa exterior, no próprio contador, e não na caixa interior onde estão os diferenciais. Quando estava no apartamento, na mesma situação de sobrecarga, o que disparava era o disjuntor diferencial, nunca precisei de ir ao contador.

    Qual a diferença?
      IMG_20211018_182834.jpg
    • hangas
    • 4 novembro 2021 editado

     # 13

    Colocado por: taunusQual a diferença?


    Neste caso tem um contador inteligente, que faz também a função do limitador de potencia.
    O que dispara normalmente em caso de sobrecarga não é o diferencial, mas aquele disjuntor selado antes do quadro.

    Com os contadores inteligentes não há necessidade desse contador selado, e que determina a potencia máxima contratada.

    Com os contadores inteligentes, é o próprio contador que corta, e este limite pode ser ajustado remotamente. Ou seja faz um pedido de alteração de potencia, e sem irem a casa alterar o contador que está selado, ajustam o novo valor.


    Tenho um destes Sagem na moradia e não faz rearme automático, mas tenho um outro no apartamento, não me recordo da marca agora que permite fazer o rearme sem ir ao contador, desligando o bipolar geral e voltando a ligar.
    Julgo que ele detecta carga 0, ou circuito aberto e usa esse "sinal" para rearmar.
  13.  # 14

    Colocado por: hangas

    Neste caso tem um contador inteligente, que faz também a função do limitador de potencia.
    O que dispara normalmente em caso de sobrecarga não é o diferencial, mas aquele disjuntor selado antes do quadro.

    Com os contadores inteligentes não há necessidade desse contador selado, e que determina a potencia máxima contratada.

    Com os contadores inteligentes, é o próprio contador que corta, e este limite pode ser ajustado remotamente. Ou seja faz um pedido de alteração de potencia, e sem irem a casa alterar o contador que está selado, ajustam o novo valor.


    Tenho um destes Sagem na moradia e não faz rearme automático, mas tenho um outro no apartamento, não me recordo da marca agora que permite fazer o rearme sem ir ao contador, desligando o bipolar geral e voltando a ligar.
    Julgo que ele detecta carga 0, ou circuito aberto e usa esse "sinal" para rearmar.


    Pois, preferia que fosse como esse seu. Evitava ter de ir à "rua".
    • hangas
    • 4 novembro 2021 editado

     # 15

    Colocado por: taunusPois, preferia que fosse como esse seu. Evitava ter de ir à "rua".


    Infelizmente não consegui encontrar dos que fazem ou não fazem. Alguns modelos suportam outros não, e eles próprios sugerem tentar esse reset a partir da instalação, e se não der então ir ao contador fisicamente.

    https://www.edpdistribuicao.pt/sites/edd/files/normative_docs/DRE-C17-550.pdf

    Da próxima vez tente desligar durante pelo menos 3 segundos. Eu confesso que só vi a questão dos 3 segundos agora, e sei que no do apartamento não é preciso tanto. Da unica vez que aconteceu devo ter demorado menos de 1 segundo.

    Quando aconteceu no Sagem tentei o mesmo para não ir a rua, e não deu. Para a proxima tento 3 segundos.
      Screenshot 2021-11-04 at 16.16.59.png
  14.  # 16

    Colocado por: hangas

    Infelizmente não consegui encontrar dos que fazem ou não fazem. Alguns modelos suportam outros não, e eles próprios sugerem tentar esse reset a partir da instalação, e se não der então ir ao contador fisicamente.

    https://www.edpdistribuicao.pt/sites/edd/files/normative_docs/DRE-C17-550.pdf

    Da próxima vez tente desligar durante pelo menos 3 segundos. Eu confesso que só vi a questão dos 3 segundos agora, e sei que no do apartamento não é preciso tanto. Da unica vez que aconteceu devo ter demorado menos de 1 segundo.

    Quando aconteceu no Sagem tentei o mesmo para não ir a rua, e não deu. Para a proxima tento 3 segundos.
      Screenshot 2021-11-04 at 16.16.59.png


    Boa... da próxima já tento essa opção. Bom saber. Se não der, paciência... a "rua"não é longe ;)
 
0.0218 seg. NEW