Iniciar sessão ou registar-se
    • jr1
    • 4 novembro 2021

# 1

Bom dia,

Estou a pensar comprar um terreno para construir moradia no concelho de Cascais, mas ainda tenho algumas duvidas, assim se alguem me conseguir ajudar agradecia, as duvidas são muitas:

TERRENO
    tenho um terreno em vista para comprar (300 m2) com área de construção 120 m2 e com 1 cave + 2 pisos acima soleira
    Duvida: quer isto dizer que posso construir cave+ RCc + 1ºandar? num maximo de 360 m2?
    Já fui ao dpt urbanismo da camara para saber todos os detalhe de construção do terreno, mas não me conseguem garantir que é assim 8a pessoa que me atendeu mostrou-me o geocascais, que todos nos temos acesso) agendei reunião com o tecnico urbanismo da camara (mas não sei qd será)

A rua tem alvara de loteamento, o avançar com aviso previo é viável? ou arriscado?

ACONSELHAMENTO
    Acho que seria prudente consultar um aquitecto antes da compra do terreno para confirmar se o que estou a idealizar em termos de construção é viavel para o terreno/zona em questão, sabem se é pratica este tipo de aconselhamento (a pagar é claro), alguma sugestão em Cascais (preferia alguem que conheça e tenha experiencia no concelho) ?

CONSTRUÇÃO
    Avançando com cave (50m2), R/C (100m2) e 1ºAndar (100m2) nma moradia simples, sem extras fora da caixa qual o custo do m2?

Sei que são muitas questões (do inicio ao fim do processo), mas para a avançar com a compra do terreno tenho de ter claro, o potencial, processo e custos...sabendo que vão existir sempre atraso e derrapagens.

Obrigado
    JR
  1.  # 2

Colocado por: jr1A rua tem alvara de loteamento

O que quer dizer com isso? que o lote está abrangido por um alvará de loteamento? Se sim, arranje o Quadro sintese e regulamento de mesmo, se houver.

Colocado por: jr1tenho um terreno em vista para comprar (300 m2) com área de construção 120 m2 e com 1 cave + 2 pisos acima soleira

De onde tirou essa informação?

Colocado por: jr1o avançar com aviso prévio é viável? ou arriscado?

Deve estar a referir-se a Comunicação prévia, certo? Isso é para discutir com o arquitecto e/ou Coordenador de projectos.

Sim pode e deve consultar um arquiteto...
    Tem aí muitas informações que não me parecem muito correctas....
    por exemplo...se diz que a area de construção máxima é 120m2, é obvio que não pode construir 360m2.
    etc...

Mas isso será informação que numa consulta com um arquitecto não custará mais de 100€. rapidamente terá as respostas às suas questões.
    Se entender, mande-me um mail ( os meus contactos, basta clicar no meu nome) com os dados que tenha e a solicitar essa consultoria.
  2.  # 3

Colocado por: jr1em extras fora da caixa qual o custo do m2?

actualmente... nem sei, talvez uns 1200€/m2 + IVA... no mínimo...
    • jr1
    • 8 novembro 2021

# 4

Bom dia

obrigado pelo feedback, sim o terreno tem alvara de loteamento, mas estou à espera da reunião com urbanismo da camara para esclarecer as duvidas, só depois tomarei a decisão de comprar ou não.
    Entretanto tive acesso à caderneta predial que refere

Area Terreno 300 m2
    Area Implementação 120 m2
    Area bruta de construção 440 m2
    Area bruta dependente 120 m2

..enfim mais baralhado fiquei
    Estas pessoas agradeceram este comentário: caocomasas
  3.  # 5

Colocado por: jr1, sim o terreno tem alvara de loteamento

TEM de ver o que diz o alvará de loteamento, no Quadro sintese - Os dados urbanimétricos para o seu lote
    Pelos dados da Caderneta, se esta estiver coerente com o quadro Sintese, pode implantar a construção em 120m2 e construir 440m2 brutos.
    O resto não interessa.
  4.  # 6

Colocado por: jr1tenho um terreno em vista para comprar (300 m2) com área de construção 120 m2 e com 1 cave + 2 pisos acima soleira
    Duvida: quer isto dizer que posso construir cave+ RCc + 1ºandar? num maximo de 360 m2?

uma coisa é a área de implantação, outra é a área de construção.

a área de implantação é a área que a casa vai ocupar no terreno.

a área de construção é a soma da área de todos os pisos que a casa possui.

Se diz que a área de construção é de 120m2, quer dizer que a área de todos os pisos somados deve ser no máximo de 120m2. Mas em alguns loteamentos a cave/garagem pode contar para esta área, em outros não, por isso o melhor é procurar o quadro de síntese desse loteamento que tem que ter tudo lá explicado.
  5.  # 7

Colocado por: Pedro BarradasTEM de ver o que diz o alvará de loteamento, no Quadro sintese - Os dados urbanimétricos para o seu lote
    Pelos dados da Caderneta, se esta estiver coerente com o quadro Sintese, pode implantar a construção em 120m2 e construir 440m2 brutos.

Depois ainda tem de saber o número máximo de pisos, acima e abaixo da cota de soleira e etc...
  6.  # 8

Colocado por: pauloagsantosSe diz que a área de construção é de 120m2, quer dizer que a área de todos os pisos somados deve ser no máximo de 120m2.

...já não é....
    • jr1
    • 8 novembro 2021

# 9

Obrigado
    Pois o que tenho é um quadro de Áreas e Cerceas que diz 120 m2.
    Mas num local diz área de construçao 120 m e noutro área bruta construção 440m2

Num doc da Autoriedade tributaria e aduaneira, num resultado de avaliação aparece:

Elementos declarados 120 m2
    Avaliação 440 m2
    Final 440m2

Mas se for os 120m2 de construção (soma dos pisos) e podendo fazer 2 pisos...não faz sentido 60 m2 (R/C) e 60 m2 (1º)
    ..eu só queria 80m2 (RC) e 80 m2 (1º andar)....falamos de uma diferença de 40 m2.
    E a implentação seriam 80 m2, o que num terrenno de 300m2 me parere logico e que cumpre as distancias laterais

..tenho mesmo de falar com a camara
    •  
      marco1
    • 8 novembro 2021 editado

# 10

tem mesmo que saber mais algo na camara, tanto mais que um lote com 300m2 cumprindo com os afastamentos minimos ( 3,3,3,5 tardoz) não consegue uma área de implantação de 120m2
    • jr1
    • 8 novembro 2021

# 11

Colocado por: marco1tem mesmo que saber mais algo na camara, tanto mais que um lote com 300m2 cumprindo com os afastamentos minimos ( 3,3,3,5 tardoz) não consegue uma área de implantação de 120m2

Obrigado..exacto!
    é que fazendo 80 m2 de implemantação (Rc/1andar ) tinha 160 m2 de construção...e seguramente cumpria com margem os afastamentos minimos
    E no alvara diz que posso faze 1 abaixo soleira e 2 acima soleira

isto devia haver um BI do terreno...com toda esta informação actualizada...era tão mais fácil (especialmente para quem não percebe nada)
  7.  # 12

JR1,
    e existe. É preciso é falar com um técnico, ou na camara.
    Se quiser, diga-me a rua que dou uma ajuda com as informações que precisa, sem compromisso da sua aparte.

Tenha em atenção se for um terreno inserido numa AUGI, pode haver mais questões.
    O processo de construção de uma casa é complexo, mas não é um bicho de sete cabeças. Tem é que se ir passo a passo.

Veja por exemplo:
    Há mais casas construídas? Já existem lancis e/ou passeios construídos? Tem asfalto? Tem um muro técnico no limite do lote?

Para alem da caderneta predial, tem o documento do registo predial? Veja esta documentação de comprar.
    As áreas referidas na caderneta são apenas para efeitos de impostos. Não se referem à eventual construção que venha a ser realizada na maior parte dos casos.
    Concordam com este comentário: marco1, nunogouveia
  8.  # 13

pois então se apanhar com a TRIU (linha) até pode esmorecer logo á partida
    Concordam com este comentário: ADROatelier
    • jr1
    • 9 novembro 2021

# 14

Colocado por: ADROatelierJR1,
    e existe. É preciso é falar com um técnico, ou na camara.
    Se quiser, diga-me a rua que dou uma ajuda com as informações que precisa, sem compromisso da sua aparte.

Tenha em atenção se for um terreno inserido numa AUGI, pode haver mais questões.
    O processo de construção de uma casa é complexo, mas não é um bicho de sete cabeças. Tem é que se ir passo a passo.

Veja por exemplo:
    Há mais casas construídas? Já existem lancis e/ou passeios construídos? Tem asfalto? Tem um muro técnico no limite do lote?

Para alem da caderneta predial, tem o documento do registo predial? Veja esta documentação de comprar.
    As áreas referidas na caderneta são apenas para efeitos de impostos. Não se referem à eventual construção que venha a ser realizada na maior parte dos casos.
    Concordam com este comentário:marco1

Bom dia
    Sim tenho o registo predial, existem mais casas construidas (recentes), lancis e passeios concluidos, etc...
    Diga-me o seu email (o meu é [email protected]) é em Alcoitaõ, perto de onde tem o escritorio (pelo que vi no seu perfil)..mas falamos
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADROatelier
  9.  # 15

E dependendo das Câmaras e da descrição no regulamento do loteamento/Planta síntese, pode ter de cumprir com as áreas do loteamento ou ter de fazer uma alteração ao loteamento para poder construir menos do que os 440m²
    • jr1
    • 10 novembro 2021

# 16

Colocado por: nunogouveiaE dependendo das Câmaras e da descrição no regulamento do loteamento/Planta síntese, pode ter de cumprir com as áreas do loteamento ou ter de fazer uma alteração ao loteamento para poder construir menos do que os 440m²

O terreno tem tudo em ordem, alvara loteamento, passeios, etc.....essa parte é tranquila...o valor de construção é que é baixo, 120m2 (brutos) corresponderá a 100m2 (limpos) o que para um T3 (mesmo com criativade será curto)
    Esperemos pela reunião da camara
  10.  # 17

desde que não se importe de ter quartos pequenos isso dá para um T3 agradável.
    • jr1
    • 11 novembro 2021

# 18

Colocado por: marco1desde que não se importe de ter quartos pequenos isso dá para um T3 agradável.

...sim, tenho de pensar e analisar tudo muito bem
    Obrigado

0.0177 seg. NEW