Iniciar sessão ou registar-se
    • ACGC
    • 5 novembro 2021 editado

     # 1

    Boa noite.
    Compramos casa e estamos nela há 1 mês. Logo na primeira noite achamos estanho a acumulação de humida por condensação nas janelas. Passado 3 semanas começamos a verificar bolor em quadros e materiais que tinhamos num quarto.

    Reclamamos com o construtor que disse que era normal que era da humidade das massas da casa e a soliação era abrir as janelas todos os dias (o que não nos pareceu viável devido à perda do calor da casa e ao facto de não ser prático). Informamo-nos com empresas de climatização que nos dizem que é por falta de ventilação da casa. Isto é, a casa é muito isolada (capoto, XPS, vidros duplos...) e não há circulação de ar e deram-nos como solução a colocação de um VMC individual em 2 divisões (para começar) para ver se melhora a situação. O VMC central não foi dada como primeira solução visto tratar-se de uma casa térrea com telhado em "sandwich"...

    Estamos revoltados porque o construtor não assume o "defeito" na ventilação. Também percebemos que a partir de julho deste ano tornou-se obrigatório por lei a introdução de VMC neste tipo de construção. A licença de utilização da casa saiu em agosto.

    Gostaria de saber que tipo de advogado me pode ajudar a responsabilizar o construtor por este defeito da casa e se tem pernas para andar.

    Obrigada desde já.
  1.  # 2

    Fale com a imodiag 1o por exemplo

    1 advogado sem peritagem técnica a obra e projetos não serve de nada
  2.  # 3

    1º Devem contratar alguém que analise todos os projetos e verifique se os que lhe venderam corresponde aos projetos.
    Todas as obras estão obrigadas a ter ventilação mas não estão obrigadas a ter VMC.
    A não instalação de uma VMC nada tem a ver com o facto de ser uma casa térrea com telhado em sanduiche, uma coisa não impede a outra.
    O facto de ser um telhado em sanduiche é que já é mau.
    Sem esta analise técnica, qualquer advogado vai meter os pés pelas mãos e conseguir que o empreiteiro seja ilibado de qualquer responsabilidade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IronManSousa
  3.  # 4

    O empreiteiro tem a sua razão, a casa tem de ser ventilada.

    Abrir as janelas ou meter uma VMC de fluxo simples vai ter a mesma perda térmica..
    Eu tenho um exemplo próximo disso, uma casa da mesma idade da minha, renovada pelo mesmo empreiteiro..eu não tenho ponta de humidade em casa, nada de bolores, nada de escorridos, etc. eles têm a massa do pladur a saltar no sitio dos parafusos, já pintamos a casa o ano passado e caminha para lá novamente.
    A diferença? Nós temos sempre as janelas em oscilo batente durante o dia, exceto em dias de chuva, e temos 2 desumidificadores de 30l para ir lidando com os dias em que não é possível ventilar..e ainda tenho uma vmc de fluxo simples para ajudar a ventilar quanto não estamos em casa.
    Eles têm janelas de correr (o que não é prático deixar aberto..) e só tem um desumidificador de 10l que não tem potência nenhuma.

    Se não quer ventilar abrindo as janelas, compre desumidificadores e sensores de humidade para ir controlando a coisa. Controla a humidade, mas a qualidade do ar interior vai manter-se péssima..
    • ACGC
    • 5 novembro 2021

     # 5

    A construção é nova, por esse motivo não aceito que não tenham previsto esta questão da humidade de condensação. A solução não pode ser essa de abrir as janelas... Têm que prever isso. Não vou gastar electricidade com deshumidificadores para o resto da vida. Não vou abrir as janelas porque o calor dissipa-se e para que é depois o certificado energético??
    Nesse certificado energético vem o seguinte:

    "A ventilação é processada de forma natural, com dispositivos de admissão de ar na fachada (cozinha). A habitação situa-se a mais de 5 Km da costa, na periferia de zona urbana. Os vãos envidraçados face ao seu modo de abertura, permite efectuar o arrefecimento noturno. Existência de ventilação nas instalações sanitárias."

    Treta! Já tenho orçamento e análises de empresas de climatização e as desculpas que eles dão não fazem sentido. Quero ir pela via judicial, porque não vou arcar com os custos sozinha.

    Quem recomendam para fazer essas análises dos projectos?

    Imodiag? Há mais empresas? Encontro-me em Aveiro.

    Obrigada desde já.
  4.  # 6

    Colocado por: ACGCEncontro-me em Aveiro.

    Nós fazemos isso.
    Mas desde já recomendo muita calma.
    Aparentemente vocês compraram uma casa que cumpre todos os requisitos legais. Pode não ter os melhores projetos nem as melhores soluções constitutivas mas não quer dizer com isso que esteja mal feita ou que vocês tenham sido enganados.
  5.  # 7

    Colocado por: ACGCA construção é nova, por esse motivo não aceito que não tenham previsto esta questão da humidade de condensação. A solução não pode ser essa de abrir as janelas... Têm que prever isso. Não vou gastar electricidade com deshumidificadores para o resto da vida. Não vou abrir as janelas porque o calor dissipa-se e para que é depois o certificado energético??

    Se não quer abrir as janelas vai ter que colocar grelhas de ventilação nas fachadas ou nas janelas, e o efeito é o mesmo, ventila e arrefece a casa.

    Não precisa de andar a gastar dinheiro nem com técnicos nem advogados, o defeito da casa está na falta de grelhas de ventilação, que estão previstas no projeto. Basta pedir ao empreiteiro que coloque as grelhas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • ACGC
    • 5 novembro 2021

     # 8

    Colocado por: Pickaxe
    Se não quer abrir as janelas vai ter que colocar grelhas de ventilação nas fachadas ou nas janelas, e o efeito é o mesmo, ventila e arrefece a casa.

    Não precisa de andar a gastar dinheiro nem com técnicos nem advogados, o defeito da casa está na falta de grelhas de ventilação, que estão previstas no projeto. Basta pedir ao empreiteiro que coloque as grelhas.


    Só tem 1 única grelha na cozinha que é openspace. Na fachada norte não tem nada.
  6.  # 9

    Colocado por: zedasilvaAparentemente vocês compraram uma casa que cumpre todos os requisitos legais. Pode não ter os melhores projetos nem as melhores soluções constitutivas mas não quer dizer com isso que esteja mal feita ou que vocês tenham sido enganados.

    por acaso acho o contrario...
    como cumpre os requisitos legais?? sem ventilação?
    e aquela caixilharia de correr... tenho duvidas...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ACGC, Nostradamus
  7.  # 10

    Colocado por: ACGCTambém percebemos que a partir de julho deste ano tornou-se obrigatório por lei a introdução de VMC neste tipo de construção.

    Isso não é verdade. não é obrigatorio ter VMC.

    Essa legislação é para os projectos novos submetidos na autarquia apartir de 1 de Julho.

    Se calhar o que falta aí são as admissões auto-regulaveis nos quartos.
    A historia de as massas ainda estarem a secar, poderá ser verdade...
    Mas é importante terem de arejar a casa, sim. Mesmo com ventilação , é necessário abrir as janelas de quando em vez,
  8.  # 11

    Colocado por: ACGCTambém percebemos que a partir de julho deste ano tornou-se obrigatório por lei a introdução de VMC neste tipo de construção

    errado.
    a ventilação mecanica não é obrigatória.
    pode ser ventilação natural. mas tem de ter ventilação
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Nostradamus
  9.  # 12

    Colocado por: fernandoFerreirae aquela caixilharia de correr...

    Se assim não fosse ainda estava pior ;)
  10.  # 13

    Colocado por: ACGCvisto tratar-se de uma casa térrea com telhado em "sandwich"...

    aqui pode estar outra parte do problema
  11.  # 14

    Colocado por: fernandoFerreiracomo cumpre os requisitos legais?? sem ventilação?

    Pelo descritivo do projeto de térmica não seria preciso mais.


    Colocado por: ACGCNesse certificado energético vem o seguinte:

    "A ventilação é processada de forma natural, com dispositivos de admissão de ar na fachada (cozinha)
    • ACGC
    • 5 novembro 2021

     # 15

    Colocado por: zedasilva
    Pelo descritivo do projeto de térmica não seria preciso mais.




    Não sei como aceitam isto, visto que na fachada norte não temum unico dispositivo de amissão de ar...
    Claramente foi incompetência.

    O problema é que nem ventilação natural tem. Ou melhor, tem, mas implica abrir as janelas todas, o que continua a não sei produtivo no Inverno e numa cas atérrea.

    Lembro que todos os dias tenho as janelas a escorrer água de alto a baixo.
  12.  # 16

    Colocado por: ACGC
    O problema é que nem ventilação natural tem. Ou melhor, tem, mas implica abrir as janelas todas, o que continua a não sei produtivo no Inverno e numa cas atérrea.


    Abrir e fechar janelas nao é um método de ventilação natural aceitavel em projecto.

    Precisa sempre das grelhas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, fernandoFerreira
  13.  # 17

    Colocado por: ACGCO problema é que nem ventilação natural tem. Ou melhor, tem, mas implica abrir as janelas todas, o que continua a não sei produtivo no Inverno

    Uma coisa é ter um sistema que tecnicamente não é o mais indicado, oura coisa é esse sistema estar tecnicamente errado.

    Colocado por: ACGCLembro que todos os dias tenho as janelas a escorrer água de alto a baixo.

    Aqui é que pode ter argumentos técnicos para entalar alguem.
    Muito provavelmente tem um sistema de ETICS aplicado em desacordo com as regras, é aqui que deve começar a concentrar as suas forças.
    Ir para tribunal alegando que a casa não tem ventilação é meio caminho andado para perder a causa.
  14.  # 18

    Colocado por: NostradamusAbrir e fechar janelas nao é um método de ventilação natural aceitavel em projecto.

    Verdade, mas não quer dizer que seja ilegal.
    ter pontes térmicas tb não é aceitável mas eu não posso responsabilizar ninguém por isso
  15.  # 19

    Colocado por: ACGCTambém percebemos que a partir de julho deste ano tornou-se obrigatório por lei a introdução de VMC neste tipo de construção. A licença de utilização da casa saiu em agosto.

    A lei é referente a projectos a partir de Julho e não a licenças passadas depois de Julho. A sua casa terá certamente um projecto anterior a lei ter entrado em vigor, portanto, não será por aí que irá conseguir algo.


    Colocado por: ACGCGostaria de saber que tipo de advogado me pode ajudar a responsabilizar o construtor por este defeito da casa e se tem pernas para andar.

    Qualquer um. Em Portugal, não haverá muito advogados de especialidades, como vemos nos filmes americanos. Peça a um advogado conhecido (ou contrate um, caso não conheça advogados) para redigir uma carta por si, para o construtor, pois terá mais impacto do que se for voçê a escrever.
  16.  # 20

    Colocado por: vmontalvaopara redigir uma carta por si, para o construtor,

    Com que argumentos?
 
0.0179 seg. NEW