Iniciar sessão ou registar-se
    • jrap
    • 5 novembro 2021

     # 1

    Boa tarde. Estou com dúvidas entre colocar painéis solares ou bomba de calor para o aquecimento das AQS numa moradia em construção. Espero não estar a debater algo já existente aqui mas não encontrei resposta à questão na pesquisa que aqui fiz.
    Na minha moradia terei aquecimento central por recuperador de calor a lenha com depósito 300l dupla serpentina. Inicialmente a ideia era colocar os painéis solares e um apoio de reserva que seria o esquentador (para quando os painéis não fizerem o aquecimento total das águas e não sintamos necessidade de fazer a fogueira no recuperador). Inde pedi orçamentos uns defendem totalmente esta ideia e outros para esquecer isso e colocar uma bomba de calor em complemento com o recuperador. Quem percebe do assunto que opinião tem?
  1.  # 2

    Meta fotovoltaicos e bomba de calor simples, só para AQS.

    Fica mais barato e ainda aproveita eletricidade excedente.
    Concordam com este comentário: Sansoni7
  2.  # 3

    Colocado por: ricardo.rodriguesMeta fotovoltaicos e bomba de calor simples, só para AQS.

    Fica mais barato e ainda aproveita eletricidade excedente.


    Foi o que fiz na minha moradia.
    • jrap
    • 7 novembro 2021

     # 4

    Colocado por: Flavio21

    Foi o que fiz na minha moradia.


    Quanto gastou nessa solução?
    • jrap
    • 8 novembro 2021

     # 5

    Seria mais vantajoso a longo prazo a colocação da bomba de calor (com ou sem FV) ou os painéis solares? Em termos de investimento é semelhante? Os que defendem a colocação dos paineis solares dizem que ao fim de poucos anos estes estão pagos no que poupo no aquecimento das AQS. Em termos de avaria/manutenção qual das opções me poderá vir a dar menos problemas?
  3.  # 6

    jrap não tenho a certeza se está a referir-se aos painéis fotovoltaicos. Só para ter a certeza, esclarecendo:
    - Painéis fotovoltaicos => Produzir eletricidade
    - Painéis solares => Aquecimento direto de águas (os depósitos dos solares também têm resistência própria para quando precisa de aquecer a água sem sol)

    Não sou expert na matéria e ambos os temas desdobram-se em maior granularidade. Corrijam-me se estiver equivocado.

    Na minha opinião e experiência, se optar por painéis solares, aconselho-o a acautelar os meses com menos sol. No meu caso, conjuguei com um termoacumulador da Videira de apenas 80L para não estar a usar a resistência do solar para um cilindro de +300L.
    • jrap
    • 8 novembro 2021

     # 7

    Colocado por: Zé Meirinhojrapnão tenho a certeza se está a referir-se aos painéis fotovoltaicos. Só para ter a certeza, esclarecendo:
    - Painéis fotovoltaicos => Produzir eletricidade
    - Painéis solares => Aquecimento direto de águas (os depósitos dos solares também têm resistência própria para quando precisa de aquecer a água sem sol)

    Não sou expert na matéria e ambos os temas desdobram-se em maior granularidade. Corrijam-me se estiver equivocado.

    Na minha opinião e experiência, se optar por painéis solares, aconselho-o a acautelar os meses com menos sol. No meu caso, conjuguei com um termoacumulador da Videira de apenas 80L para não estar a usar a resistência do solar para um cilindro de +300L.


    Sim sim, eu essas diferenças percebo. Eu no meu projeto tenho contemplado 2 coletores solares planos (4,2 m2) de circulação forçada e depósito de 300L com duplo permutador (recuperador de calor a lenha fará apoio sazonal das aqs). Como apoio tem o esquentador a gás propano.

    Neste momento tenho tubagem preparada na casa das máquinas para isso (tubos em cobre a ir ao sótão para instalar os paineis solares e da parte do gás tudo pronto, falta só instalar o esquentador se for caso disso). A bomba de calor como basicamente é só preciso uma tomada e uma saída do ar viciado também pode ser uma opção. Quanto aos paineis FV também deixei preparado para o caso de um dia querer colocar.

    O que eu queria mesmo perceber é as vantagens/desvantagens do solar vs bomba de calor e qual o que ficará mais barato e me dê menos problemas a longo prazo.
  4.  # 8

    Boas,

    Estou no mesmo ponto que o JRAP.

    Tornando a coisa mais simples (que já não é), esqueçamos o arrefecimento e restante climatização. Concentremo-nos apenas na AQS.

    No meu caso, estou a ponderar 2 opções:

    - Bomba de calor com painéis FV: Painéis geram eletricidade, para o funcionamento da bomba, sendo o excesso canalizado para a restante rede doméstica. A bomba estará programada para funcionar nas horas de maior produção de energia fotovoltaica (presumo que será o inicio da tarde). Sempre que seja necessária água quente fora desse período, a bomba funcionará com a eletricidade da rede.

    - Bomba de calor com painéis Solares: Painéis geram calor, para aquecer a água do depósito da bomba, pelo que a bomba só funcionará quando a água do depósito descer da temperatura programada, ou quando os painéis não conseguirem gerar calor suficiente.

    A nível de preço, tenho recebido orçamentos ligeiramente menores para o sistema FV que para os solares. Não há grande diferença nos 2 sistemas...

    O meu perfil de consumo de água quente é mais ao final da tarde, com o pico antes do jantar, com os banhos dos miúdos (2 crianças e 1 adolescente - o adolescente à parte faz sentido para quem tiver filhos adolescentes).
    Neste ponto também estou muito dividido. Grosso modo, antes do pico de consumo irei ter o depósito de AQS cheio. Após o pico de consumo, irei necessitar de reposição da água gasta...e aqui entra a programação.
    Partindo do principio que programo a bomba para trabalhar no período de maior pico de calor (seja nos FV ou solares), arrisco-me a querer tomar banho de manhã e ter água fria, ou tépida...Portanto, vou ter necessidade de aquecer água fora dos períodos de produção solar...

    De forma aproveitar ao máximo a produção de AQS sem custos, a solução passaria por instalar outro depósito, e assim ficar com maior stock de água quente...

    No que toca a manutenção, têm-me falado muito bem dos FV. Pouca manutenção e elevada durabilidade. Nos solares, já tenho visto que requerem mais manutenção. Vantagem para os FV.

    Há ainda a questão da compatibilidade da bomba de calor com o sistema FV. Há alguns modelos que não são compatíveis com FV, outros não são com os solares...tenho tentado arranjar o mesmo modelo, para que consiga comparar de forma mais assertiva os preços.

    Conclusão, como tenho ainda alguns meses para pensar, vou lendo e ouvindo várias opiniões, pelo que os FV levam ligeira vantagem...
    Concordam com este comentário: goivo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sansoni7
  5.  # 9

    Colocado por: PalmixHá ainda a questão da compatibilidade da bomba de calor com o sistema FV.


    Quase todas as bombas têm um contacto seco para ligar a um controlador (de relógio, inversor foto voltaico, etc).

    Não é necessária mais compatibilidade, penso eu.
    • jrap
    • 8 novembro 2021

     # 10

    É mais fácil fazer a pergunta de outra forma. Tendo em conta que tenho recuperador a lenha que pode ser aproveitado no período de inverno para AQS, somos uma família de 4 pessoas numa moradia perto da figueira da foz o que é mais vantajoso?
    A- 2 coletores solares com o deposito 300L duplo permutador (1 para o solar, outro para o recuperador) com apoio muito esporádico de esquentador
    B- bomba de calor com 1 coletor solar (o recuperador não entra na equação e o esquentador era dispensável)
    C- bomba de calor com 1 painel FV (o recuperador não entra na equação e o esquentador era dispensável)
    • sltd
    • 8 novembro 2021

     # 11

    Não vejo como BC + FV posa ficar mais barato que Paineis Solares.
    Contas por alto:
    BC --> 2500
    FV --> 600

    Painel Solar --> 2000. Além disso AQS grátis.
    BC gasta sempre alguma coisa. A não ser que se instale um sistema com baterias. Mas o custo de instalação dispara.
    • Palmix
    • 8 novembro 2021 editado

     # 12

    Penso que a melhor opção será sempre a da BC, porque pelo mesmo preço já inclui depósito de água.
    Claro que se optar pelo sistema de termosifão, não precisa dos depósitos, mas precisa de um sistema auxiliar que aqueça a AQS quando os painéis não conseguirem aquecer, ou quando o depósito tiver vazio.

    Mas, lá está, é tudo uma questão de pensar bem nos perfis de consumo e preços...
  6.  # 13

    Por 2000€ só mesmo com termosifão, o problema é nos meses de inverno que o backup pela resistência elétrica.

    E que eu saiba com termosifão, não dá para recirculação de AQS.
    Concordam com este comentário: Palmix
    • sltd
    • 8 novembro 2021

     # 14

    • jrap
    • 8 novembro 2021

     # 15

    Esqueci-me de referir que é de circulação forçada, não de termosifao...
  7.  # 16

    Colocado por: sltdhttps://www.lojaclimatiza.com/kit-solar-Circulacao-Forcada/kit-solar-forcado-300l-c-acumulador-vitrificado
    + 350 Esquentador ainda fica abaixo da BC.
    tem a certeza???

    pelas minhas contas 2029€ é mais do que 1599€
    https://www.lojaclimatiza.com/bombas-de-calor-so-aguas-sanitarias/bomba-de-calor-300l-para-aqs-htw

    e até parece que sistema solar aparece no telhado ja ligadinho e a deitar agua quente...

    se é para low cost convem comparar o comparavél.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
    • sltd
    • 8 novembro 2021 editado

     # 17

    A BC também não aparece na casa das máquinas a deitar água quente.
    Nem os FV no telhado já montados.
    Além disso o painel que coloquei não é dos + lowcost. Tem lá outros de preço inferior.
  8.  # 18

    Colocado por: sltdA BC também não aparece na casa das máquinas a deitar água quente.
    exacto mas é completamente diferente algo que basta ligar 3 tubos e uma ficha do que uns paneis que têm de ir para o telhado e serem ligados, ambos sabemos que são coisas diferentes mas as bombas continuam a ser muito mais simples
    • jrap
    • 8 novembro 2021

     # 19

    Mas fora os custos de instalação à parte que sistema é melhor a longo prazo? Pelas contas que estão a fazer a solução do kit solar fica mais caro que apenas a bomba de calor. No entanto, a longo prazo, não é mais vantajoso a solução dos painéis? Afinal, há ali uns 7/8 meses que os painéis devem cumprir com as AQS. Nos outros 4/5 meses terei o recuperador a fazer essa função e esporadicamente se quiser tomar um banho "fora de horas" ligo o esquentador. No caso da bomba de calor (sem qualquer painel solar associado) para ter água quente estou esses 7/8 meses a consumir energia (partindo do pressuposto que a bomba tenha permutador para no inverno aproveitar o recuperador para aquecer a água). Estou a ver mal a situação?
  9.  # 20

    Painéis de aquecimento tem também mais custos de manutenção periódica.
    Concordam com este comentário: Palmix
 
0.0227 seg. NEW