Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva, comprei uma moradia que já tem 4 anos. A zona é fria e queria saber se é possível isolar o telhado. Eu não uso o sotão que está conforme a foto. É possível fazer um isolamento aplicando um material no chão (Do sotão), forrando com esferovite ou outro processo ? Desde já obrigado pelos comentários.
      a.jpeg
  2.  # 2

    Que tipo de aluminios tem?

    Qual o isolamento térmico no interior das paredes exteriores e qual a sua espessura?

    O problema poderá não vir apenas no sotão...
  3.  # 3

    Como indica o vasco tome, "o problema poderá não vir apenas" do sotão; mas pelo verificado na foto, não possui qualquer isolamento térmico ao nível desta cobertura. Só com mais informação se pode sugerir outros materiais/processos.

    Mais uma questão: qual o comprimento das ripas do telhado e das duas "vigas" longitudinais que apoiam nesses "belos pilares"?
  4.  # 4

    Boas

    Para isolamento do sótão eu usaria poliuretano projectado pela facilidade e eficiência da aplicação. Pode no entanto usar também placas de XPS (Roofmate) ou EPS (esferovite). Tenha em atenção aquilo que já foi dito por vasco tomé e aperes.

    cumps
    José Cardoso
  5.  # 5

    Para além do comentário do Vasco Tomé, tenho a dizer que parece que os nossos construtores ainda:
    . não sabem o que é um tarugo;
    . continuam a pensar que uma parede de porcelana, digo, de cacos de argila, quero dizer, de tijolo tem resistência mecânica;
    . e pensam que uns pilares em tijolo (mesmo que emaciçados) é o suficiente para aguentar com o peso de um telhado;

    Parece-me que não faz sentido, hoje em dia (ou há 4 anos) deixar um telhado nessas condições.
    Falando em linguagem do séc. XXI: isso não é um telhado, é uma peneira.

    Agora que já desabafei a dizer mal, vamos às sugestões. :-))

    1. Se tiver um bolso fundo e quer uma coisa como deve ser:
    mande fazer TUDO de novo. Contrate um técnico que lhe faça os cálculos para executar uma cobertura em betão aligeirado (vigotas + abobadilhas + camada de compressão, apoiadas em vigas e pilares a sério - em betão armado), com isolamento térmico, impermeabilização, ripado e recoloque as (arrgh!) telhas.
    Inconveniente: caro.
    Vantagem: poderá passar a usar o sotão.
    O último que fiz, os donos da casa (passados o primeiro Inverno e o primeiro Verão) passaram o quarto de casal lá para cima! :-)

    2.- Se quiser gastar um pouco menos dinheiro e quiser uma solução razoável:
    mande reforçar a "estrutura" (vigotas+paredes de tijolo) na medida do possível (ou... faça de conta que está bem feita); mande levantar as telhas, meter isolamento térmico (roofmate com 7 ou mais cm), placas de subtelha e novo ripado; e recolocar as telhas.
    Inconveniente: pode haver dificuldades nas ligações ao beirado (se existir), partem-se algumas telhas, e terá de levar cumeeiras novas.
    Vantagem: não altera substancialmente a (arrgh!) estrutura existente. Espera! Esta também é uma desvantagem!
    Mas há outra: se alguma telha se deslocar (por efeito do vento ou de algum passaroco), em princípio não chove dentro de casa.

    3. Depois tem sempre a hipótese de isolar térmicamente por baixo (pendurando "roofmate" ou "esferovite" entre as vigotas, ou no chão do sotão, ou ambas!), fazendo de conta que o telhado, só com telhas, é impermeável e que a estrutura apoiada em tijolos é sólida.
 
0.0098 seg. NEW