Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde meus Caros,

    precisava da vossa ajuda para arranjar soluções para o que passo a descrever.

    Na casa que comprei o antigo proprietário desfez uma divisão para ampliar o espaço da cozinha. Neste momento estou a pensar refazer essa divisão com uma parede de pladur (aqui não tenho grande problema) para poder criar um quarto extra para poder albergar os meus pais com alguma idade.
    Os meus problemas são:
    Como tratar da parte elétrica, criação de tomadas extra e interruptores, isto porque neste momento a cozinha só tem interruptores na entrada da mesma, criando a divisão os interruptores da nova divisão ficariam na entrada da cozinha e longe de onde seria suposto e normal.

    Anexo desenho para terem uma ideia (desculpem o desenho mas foi a pressa)


    Agradeço sugestões para as possíveis soluções.

    Muito Obrigado.
      desenho.png
  2.  # 2

    Tem de contratar um electricista. Com ele ver qual a melhor solução viável.
    Concordam com este comentário: jpmf_83, nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpmf_83
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasTem de contratar um electricista. Com ele ver qual a melhor solução viável


    Eu sei que contratar um electricista seria sempre a opção obvia e que deveria estar no topo da lista. Mas sendo que o orçameno não abunda estava a pensar que poderia com alguma ideias ir pela opção DIY :)
  4.  # 4

    Colocado por: jpmf_83com alguma ideias ir pela opção DIY :)


    O DIY como o nome indica apenas é uma hipótese para quem o sabe fazer.
    Não sabendo terá sempre que arranjar quem saiba.

    Quem lhe vai fazer a parede de pladur? Talvez esses possam ajudar.

    A solução vai depender do que existe concretamente no local e o que pode facilmente ser re-usado ou não. Presume-se que existirá um ponto de luz na divisão nova. Será "só" uma questão de mudar instalar um interruptor na divisão nova e fazer lá chegar a fase para controlar.


    Há mais soluções. Mas todas elas dependem do nivel de à vontade com as mesmas e das condicionantes do local.


    Eu pessoalmente, assumindo que o comando dessa luz está na cozinha num switch duplo (deve ser o caso) usaria um shelly para controlar a lampada a partir do local existente mas passando o botão a simples. E depois no quarto novo um interruptor "detached" que controlava o shelly a partir do local original.
    Concordam com este comentário: jpmf_83
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpmf_83
  5.  # 5

    Colocado por: jpmf_83Mas sendo que o orçameno não abunda estava a pensar que poderia com alguma ideias ir pela opção DIY :)


    se está a equacionar ir buscar luz para o quarto ao interruptor da cozinha eu diria que os conhecimentos são insuficientes para o DIY.

    procure pelo menos uma caixa de derivação e vá buscar a luz de lá, embora o ótimo era mais um disjuntor no quadro para esse quarto.

    um quarto para os pais, provavelmente irá haver um aquecedor para o inverno, a serio, fale com um eletricista.
    Concordam com este comentário: jpmf_83
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpmf_83
    • hangas
    • 8 novembro 2021 editado

     # 6

    Colocado por: pauloagsantosprocure pelo menos uma caixa de derivação e vá buscar a luz de lá, embora o ótimo era mais um disjuntor no quadro para esse quarto.


    Até poderá já existir local para o interruptor e disjuntor para essas tomadas.
    Afinal aquilo era uma divisão autónoma antes.
    O dono anterior deve ter partido a parede para fazer open-space e alterado a iluminação para comutação de lustre quando essa parede saiu (deve lá estar o tubo escondido no tecto :) )


    Mas lá está.. é algo para alguém que entenda do assunto mesmo que não seja profissional.
    Concordam com este comentário: jpmf_83
  6.  # 7

    Como já lhe disseram aqui, se não sabe o que está a fazer não arrisque e peça ajuda. Com a electricidade não se brinca e acidentes acontecem mesmo a quem percebe do assunto, portanto cuidados redobrados.

    Dito isto, tente explicar melhor onde estão os interruptores, que luzes acendem cada um deles assim como onde estão as tomadas disponíveis para tentarmos deduzir dentro do possível do que poderia ser feito.
    Concordam com este comentário: jpmf_83
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpmf_83
  7.  # 8

    Muito Obrigado a todos pelas recomendações, sugestões e acima de tudo pelos alertas.
    Vou pela opção mais indicada, recorrer a alguém que perceba do assunto.

    Quando coloquei o pedido de ajuda, sempre achei que fosse uma coisa simples e banal, mas pelos vistos estou enganado :)

    Mais uma vez, muito obrigado a todos.
 
0.0139 seg. NEW