Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde caros membros,

    Preciso da vossa ajuda para entender aqui uma situação.
    Comprei uma moradia este ano e estou lá a viver desde Maio. A casa apenas tinha pré-instalação para AC.
    Comprei 3 AC, 2 para os quartos (9000 BTU) e um para a sala (18000 BTU) que já estão instalados.

    Começou o frio e vi-me forçado a começar a ligar o AC para quente.

    A minha sala tem cerca de 47m2, mas tem abertura nas escadas para o piso superior e abertura de acesso a garagem, tendo apenas uma porta na entrada da garagem no piso de baixo.

    Estando o AC ligado umas 2 horas, não consigo sentir aquele conforto de estar quentinho na sala. A sala aquece, mas penso que não aquece o suficiente. Acham que é por ser uma sala muito aberta e é normal? Será o AC pouco potente para o espaço?

    P.S o mesmo não acontece nos quartos que aquece muito bem.

    Segue imagens da minha sala para terem uma noção (foto antiga antes da compra).

    Obrigado.
      IMG_0540.JPG
  2.  # 2

    realmente essa escada não é nada boa para o AC. Como o ar quente sobe, ele vai primeira aquecer toda a escada antes de começar a aquecer a sala.

    como uma sala desse tamanho ficava melhor servido com um AC de 24.000 BTU instalado no teto. ou dois de 12.000 BTU um em cada ponta da sala.

    um de 18.000btu para uma sala com 47m2, com o handicap da escada é pouco.
  3.  # 3

    Colocado por: pauloagsantosrealmente essa escada não é nada boa para o AC. Como o ar quente sobe, ele vai primeira aquecer toda a escada antes de começar a aquecer a sala.

    como uma sala desse tamanho ficava melhor servido com um AC de 24.000 BTU instalado no teto. ou dois de 12.000 BTU um em cada ponta da sala.

    um de 18.000btu para uma sala com 47m2, com o handicap da escada é pouco.


    Provavelmente agora já não deve dar para substituir por um de 24000 BTU, certo?
  4.  # 4

    Colocado por: karlux_lip

    Provavelmente agora já não deve dar para substituir por um de 24000 BTU, certo?
    uma maquina de 24Kbtu´s é da gama comercial com os altos ruídos inerentes e precisa de tubagens muito diferentes pelo que não é de todo uma opção.
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealvesuma maquina de 24Kbtu´s é da gama comercial com os altos ruídos inerentes e precisa de tubagens muito diferentes pelo que não é de todo uma opção.


    Qual seria a solução?
  6.  # 6

    A meu ver a melhor solução se der é claro deveria de ser dois de 12000 btus para uma melhor distribuição do ar quente
  7.  # 7

    Colocado por: Fabioramod84A meu ver a melhor solução se der é claro deveria de ser dois de 12000 btus para uma melhor distribuição do ar quente


    O problema é que do outro lado da sala não tenho pre instalação… teria que colocar a máquina da parte da frente da casa, talvez…
    • AMVP
    • 28 novembro 2021

     # 8

    Bom dia.
    Estou em fase de adquirir um AC para a sala. Tenho solicitado orçamentos e as empresas têm, por regra, solicitado a planta e dadas as dimensões da minha sala apresentam cotação para 12.000 btus. Apenas uma empresa se deslocou ao local para ver o espaço, de acordo com o técnico o melhor seria 15.000 btus, uma vez que eu tenho a sala aberta para o corredor, eu refiro este aspeto mas penso que nem chegam a ler.
    A minha questão, é se a diferença do custo de energia é significativa entre os de 12.000 e os de 15.000.
    Obrigada.
  8.  # 9

    Mete uma divisória de vidro a separar as escadas, tipo janelas panorâmicas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMVP
    • AMVP
    • 28 novembro 2021

     # 10

    Colocado por: ricardo.rodriguesMete uma divisória de vidro a separar as escadas, tipo janelas panorâmicas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AMVP


    Não tenho escadas mas percebi a ideia.
    Mas a minha questão é se o consumo de energia é muito diferente entre as duas máquinas.
  9.  # 11

    Colocado por: AMVP

    Não tenho escadas mas percebi a ideia.
    Mas a minha questão é se o consumo de energia é muito diferente entre as duas máquinas.



    Tem de ver o manual do fabricante. Posso lhe dizer que meti agora multisplit de 9000 e outro de 12000. E estava exactamente com a mesma duvida. Procurei o manual e verifiquei que se colocasse a de 15000 teria de por a maquina exterior superior que era menos eficiente do que a que pus.
    • AMVP
    • 28 novembro 2021

     # 12

    O que me foi proposto foi o MSZ-HR42VF (15000) em vez do MSZ-HR35VF (12000) tendo-me sido referido que deste modo a máquina trabalharia com menos esforço e que deste modo o consumo de energia seria idêntico. O que vejo nas indicações do fabricante é que o de 15.000 tem um consumo superior.

    O que tenho em casa é uma sala com 21 m2 cuja porta foi retirada e encontra-se aberta para um corredor com 9m2, sendi que neste é possível fechar todas as portas.
  10.  # 13

    Pois esse não é sistema multisplit.
    Eu coloquei 1 unidade interior MSZ-EF25 e 1 MSZ-EF35. A máquina exterior MXZ-2F42VF. Se tivesse escolhido o MSZ-EF42 teria de ter colocado a máquina exterior MXZ-2F53VF que pelo manual é menos eficiente.
    • AMVP
    • 28 novembro 2021

     # 14

    Colocado por: Pereira_89Pois esse não é sistema multisplit.
    Eu coloquei 1 unidade interior MSZ-EF25 e 1 MSZ-EF35. A máquina exterior MXZ-2F42VF. Se tivesse escolhido o MSZ-EF42 teria de ter colocado a máquina exterior MXZ-2F53VF que pelo manual é menos eficiente.


    Não, é monosplit, só vou colocar na sala.
 
0.0199 seg. NEW