Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Mudança de Tendência dos preços de mercado ou simplesmente um equilibrio maior entre a procura e a oferta ou simples curiosidade estatística?

    já tinha deixado um comentário noutro tópico aqui no fórum sobre o assunto e já muito se discutiu sobre o assunto aqui no fórum, mas a diferença é que neste momento existem evidências que por agora as subidas de preços das casas usadas, no geral, pararam. Para além de no geral terem parado de subir, já existem algumas zonas com descidas.

    Como não me baseio em opiniões, decidi partilhar aqui alguma informação que tenho acesso e neste momento olhando a indicadores, com 9 dias decorridos de Novembro, temos:

    1. Descidas de Preço
    Este é o indicador onde se nota mais a mudança no mercad. Aumentou a quantidade de descidas de preço e a % média das descidas de preços nos imóveis em venda. Para terem noção, com 1/3 do mês decorrido sensivelmente, já houve tantas descidas quanto o mês todo de Setembro e mais de metade de Outubro. Mais que
    Mantendo a tendência de descidas de preço

    2. Nível de Oferta de Imóveis
    Até este momento em Novembro, os níveis de nova oferta estão a manter o ritmo ou a subir ligeiramente versus os meses anteriores

    3. Nível de Procura/Vendas de Imóveis
    Até este momento em Novembro, a procura/vendas estarão a manter o ritmo dos meses anteriores ou a reduzir ligeiramente.
    Só deixar uma nota, tradicionalmente o último trimestre é o mais forte sazonalmente pelo que será uma indicação negativa para o 1º trimestre, que sazonalmente é o mais fraco. As atenuantes é virmos de record de vendas no 1º semestre e o Covid que poderá influenciar os padrões sazonais

    4. Outras saídas:
    Aumentou bastante o número de saídas de venda para arrendamento, mas o número de unidades não tem expressão

    Concluíndo, pelos dados que disponho, acredito que já iniciamos uma correção dos preços dos imóveis.
    Estas descidas a concretizarem-se serão saudáveis para o mercado, depois das subidas expressivas e contínuas dos últimos anos.

    Haverá assim mais oportunidades de bons negócios e os vendedores estarão mais dispostos a negociar e aumentará garantidamente a diferença entre os preços pedidos e os preços transacionados. Aumentará também o tempo médio de venda, pelo que quem pensa em vender deverá ter isso em conta.
    Para os compradores são boas notícias e para os vendedores devem preparer-se para terem um pouco menos de mais valias e eventualmente levarem mais tempo até venderem.

    Penso que não errarei em dizer que no 1ºT de 2022 (ou mesmo no final do ano) teremos notícias na imprensa, com o atrasho habitual, a afirmar que os imóveis tiveram descidas de preço mas na verdade se tiver razão a inversão começou em Outubro.

    Alguém com experiências concretas que confirme esta descida? Ou com dados que confirmem esta tendência que queira partilhar?
    Agradeço desde já opiniões ou comentários.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, NLuz
  2.  # 2

    Tendência Outono/Inverno...
    • Rico
    • 10 novembro 2021

     # 3

    De onde vem essa informação de que dispõe?
 
0.0099 seg. NEW