Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caríssimos,

Depois de ler tantas discussões profícuas neste fórum e, tendo em conta que não percebo nada de arquitectura e construção, gostaria de pedir a vossa opinião sobre a proposta de arquitectura para a nossa moradia térrea. Conselhos e cuidados a ter na construção também são bem vindos!

Informações:

Terreno: 850m2 com 18m x 50m. Plano e com cota cerca de 2 metros acima da estrada.
    Zona: urbana e habitacional, o PDM apenas deixa construir casas até 1 andar. A norte e a nascente não há nenhuma construção, a sul fica a rua e a poente há uma casa de res do chão e primeira andar.
    Desejos: casa térrea com 3 quartos e escritório e uma sala e cozinha juntas. Também pretendíamos a garagem o mais perto possível da rua. Queremos piso radiante e uma casa termicamente muito confortável.
    Orçamento: 250.000€

A área que temos mais receio é a zona semi-aberta entre a cozinha e o quarto, onde é suposto ter um churrasco. Nós gostamos da funcionalidade desta zona, mas receamos a dor de cabeça com escoamento de água, etc.

Aqui fica a planta. Para orientação a garagem fica a sul, a piscina a poente e a suite a norte.
      9FB87B96-7747-4EC4-8196-F0FEB98B59FC.png
  2.  # 2

A zona social precisa de levar uma volta, como está não funciona, talvez colocando a cozinha no lugar da sala de almoço.
    O acesso da garagem à casa tb n está famoso, podia ser mais direto, e parece q o WC social tb n fica numa zona muito acessível. Pelo menos 2 dos wc podiam ter janela sem grande dificuldade, n entendo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Guarana
  3.  # 3

Boas noites e bem vindo.

Antes de mais, revê-se nessa casa? Digo, imagina a sua rotina lá dentro? - se sim está perfeita, siga.

A meu ver… tem muito para digerir!
    Acessibilidades, ficaram à porta!… - a sério que me custa entender como projectistas ainda fazem isto!
    Como já disseram essa sala cozinha tem de levar uma (grande) volta. Se quer um churrasco fixo isso implica uma muito melhor relação com o exterior. - tem amigos na piscina e quer fazer um churrasco, a churrasqueira está do lado oposto da casa?!

Aquela zona toda atrás da cozinha serve para quê? Despensa? Zona técnica? Máquina de lavar roupa? Depois tem um osgarden e mais uma porta entre zona social e quartos pq? Acho toda aquela zona muito sem sentido pratico.

Depois no quarto principal… a porta da IS mesmo de frente para a cama?? A sério?… - resultado dessa alteração apenas muda-lhe a zona privada toda!

Escritório com duas portas… duvidoso. Poupe na porta e ganha na funcionalidade.
    Onde fica a zona técnica? Garagem? É que so vejo armários em todo o lado! :)

Como disse, tem a meu ver pano para mangas. Diria mesmo refazer (quase) tudo…

A nível de orçamento diria que os 250k sem piscina e sem IVA devem ser suficientes (tem muita porta de mt armário…mas vá…). Com IVA… desconfio… Onde fica isto?

Abr.
    Boa sorte.
  4.  # 4

Não seria melhor ter a piscina frente à zona social?
  5.  # 5

Colocado por: NTORIONA zona social precisa de levar uma volta, como está não funciona, talvez colocando a cozinha no lugar da sala de almoço.
    O acesso da garagem à casa tb n está famoso, podia ser mais direto, e parece q o WC social tb n fica numa zona muito acessível. Pelo menos 2 dos wc podiam ter janela sem grande dificuldade, n entendo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Guarana

O nosso receio com a zona social é a mesa ficar muito na passagem entre a entrada da casa e a zona dos quartos. Mas a opção de vir da entrada da casa diretamente para a cozinha também não nos agrada.

Qual é o problema do acesso da garagem à casa? Os degraus?

Quando fala em janelas nos wc são janelas ou clarabóias? Isto porque o único wc que tem uma parede exterior é o da suite. Neste caso, talvez faça sentido acrescentar uma janela efetivamente.
  6.  # 6

Colocado por: gil.alvesBoas noites e bem vindo.

Antes de mais, revê-se nessa casa? Digo, imagina a sua rotina lá dentro? - se sim está perfeita, siga.

A meu ver… tem muito para digerir!
    Acessibilidades, ficaram à porta!… - a sério que me custa entender como projectistas ainda fazem isto!
    Como já disseram essa sala cozinha tem de levar uma (grande) volta. Se quer um churrasco fixo isso implica uma muito melhor relação com o exterior. - tem amigos na piscina e quer fazer um churrasco, a churrasqueira está do lado oposto da casa?!

Aquela zona toda atrás da cozinha serve para quê? Despensa? Zona técnica? Máquina de lavar roupa? Depois tem um osgarden e mais uma porta entre zona social e quartos pq? Acho toda aquela zona muito sem sentido pratico.

Depois no quarto principal… a porta da IS mesmo de frente para a cama?? A sério?… - resultado dessa alteração apenas muda-lhe a zona privada toda!

Escritório com duas portas… duvidoso. Poupe na porta e ganha na funcionalidade.
    Onde fica a zona técnica? Garagem? É que so vejo armários em todo o lado! :)

Como disse, tem a meu ver pano para mangas. Diria mesmo refazer (quase) tudo…

A nível de orçamento diria que os 250k sem piscina e sem IVA devem ser suficientes (tem muita porta de mt armário…mas vá…). Com IVA… desconfio… Onde fica isto?

Abr.
    Boa sorte.

Boa noite,

Obrigada pelo comentário!
    Sim, revemo-nos bastante nesta planta. Mas achamos que ainda há espaço para melhorar e duas cabeças pensam melhor que uma, principalmente se tiverem experiência nesta matéria :)

O que está errado nas acessibilidades?

Também não temos a certeza sobre a zona social e a disposição dos móveis/ilha. Alguma sugestão?

A zona atrás da cozinha é onde fica o churrasco. Deixo em baixo uma planta com "legenda". Uma coisa muito mal amanhada só para tentar explicar as divisões.

A porta a mais entre a zona social e os quartos realmente não tem muito sentido e ainda não tínhamos reparado. Vamos falar com o arquitecto.

Qual é o problema da porta do wc estar de frente para a cama? Nunca pensamos nisto como problemático...

A piscina era fixe, mas se o orçamento não der para ela paciência. Fica para mais tarde. Sim, a casa tem muitos armários, mas não tendo despensa e lavandaria estes compensam isso.

Legenda da planta:
    Verde: pátio com "paredes" de madeira em que as laterais dão para mover. Serve essencialmente para estender a roupa.
    Roxo: "lavandaria". Sei que é controverso, mas não queremos uma divisão para a lavandaria.
    Azul: zona semi-aberta com acesso à zona da piscina através de uma parede falsa que é uma porta. Aqui fica o churrasco na zona coberta e na zona descoberta uma zona verde para dar luz natural ao corredor dos quartos.
    Amarelo: zona técnica
      4787B805-0C46-475B-80CD-1DE3269682D5.jpeg
  7.  # 7

Colocado por: Pedro BarradasNão seria melhor ter a piscina frente à zona social?

Ficávamos com uma vista mais bonita, mas achamos mais funcional ter em frente à zona social um pátio com mesa onde as pessoas podem circular e almoçar. Depois acresce a isto o facto de a casa vizinha do lado poente "acabar" onde começa a piscina, não fazendo tanta sombra assim para a zona da piscina.
  8.  # 8

Qd os putos (e os graúdos) estão na piscian e precisam de fazer xixi, qual o percurso que fazem (a pingar água por todo o lado)?
    Concordam com este comentário: gil.alves
  9.  # 9

Colocado por: Beto1980Qd os putos (e os graúdos) estão na piscian e precisam de fazer xixi, qual o percurso que fazem (a pingar água por todo o lado)?
    Concordam com este comentário:gil.alves

Vão para a zona mais funda da piscina, sempre é mais perto.... :D
    Concordam com este comentário: Beto1980
  10.  # 10

Penso mesmo que deve pensar ou repensar a funcionalidade dos espaços, mas se o que disser a seguir não se enquadrar na sua ideia ou vivência, ignore :)

- Acho a entrada um pouco apertada e fechada, com pouca luz natural (tem uma porta entre o hall e a zona social?)
    - Entra na zona social e está "em cima" da mesa de jantar, acho trocaria as peças (mas é dificil "trocar" sem refazer o miolo), mas tentaria trocar a cozinha pela sala de estar, a churrasqueira ficaria +- ao lado da cozinha encostada à garagem/"zona técnica" (onde tem a porta de acesso à garagem). O escritório se calhar ficaria na zona do churrasco "interior"
    - A zona de churrasco não sei sinceramente se resulta, mais uma vez parece apertado, estreito, fechado
    - Não sou (nada) fã da "lavandaria" no corredor dos quartos.. Coloca a máquina da roupa a lavar à noite ou de dia? A porta que o Gil.Alves referiu se calhar servia para isso separar os quartos da "lavandaria".. Mas acho que não resulta bem, tentaria arranjar outro cantinho para ela
    - Também aproximaria a piscina da zona social e tentava que a wc social (para não ter que criar uma de apoio à piscina) fosse mais próxima do jardim/piscina

Já tem os alçados?

Boa sorte!
  11.  # 11

É só uma questão de arranjar um tratamento para a piscina mais forte ;)

0.0206 seg. NEW