Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Tenho um sótão isolado no chão com PU projetado e como o pé direito é baixo queria usa lo para arrumar la umas coisas, no entanto como tem as telhas à vista e vigas de madeira entra muito pó e lixo, por isso estava a pensar isolar o telhado com lã mineral, por gesso cartonado alisar o chão e por um laminado e aumentar a entrada no sótão para por daquelas escadas de sótão.
    No entanto isso ainda ficava caro e seria um projeto futuro, pensei então em deixar o chão como está, pode se andar por cima do PU, limpar tudo e por apenas EPS entre as vigas e XPS cruzado e tapar e já está, não entra pó e lixo e posso por para la as tralhas.
    Dúvida: após pesquisar aqui no fórum outros tópicos, cheguei a conclusão que assim o sótão não respira, porque deixa de circular o ar, verdade? A casa ficará com mais humidade também?
    Que posso fazer então?
    Existe XPS com uma largura de 50cm? Só encontro de 60cm e fica muito apertado para entrar pelo buraco do sótão.

    Obrigada
  2.  # 2

    Pode partilhar fotos do chão e do telhado pelo interior?
  3.  # 3

    Mas nem dá para passar uma a uma, de enviusado? quais são as dimensoes livres desse acesso ao sotão
  4.  # 4

    Vitor Magalhães não tenho aqui nenhuma foto à mão e quando chegar a casa já não consigo, amanhã tirarei fotos
  5.  # 5

    As dimensões de acesso são 40x40 cm. O max da placa teria se ser 50cm.
  6.  # 6

    Pois, com esse acesso é um pouco limitador em termos de materiais a introduzir no sótão, inclusive placas de gesso ou outro tipo de painel.
    O que lhe sugeria, caso as vigas tivessem minimamente direitas seria de forrar com lã mineral entre barrotes e depois placar com OSB pela parte de baixo. Uma solução provisória e mais em conta. Tanto o OSB como a lã mineral tem permeabilidade suficiente para permitir a passagem do vapor para o exterior.
    Uma intervenção mais a fundo seria a de prever uma subtelha nesse telhado com isolamento por baixo e teto falso em gesso cartonado ou lambrim de madeira.
    No chão, para optar por uma solução de laminado teria que ter essa base o mais direito e estável possível, isso implica em regularizar esse PU projetado e colocar uma base de painel AGLOMERADO com uns 30mm de espessura, ou então uma betonilha de regularização e depois o piso final em cima aplicado de acordo com as instruções do fabricante.
  7.  # 7

    Destelha um bocado do telhado e faz passar as placas por entre as vigotas.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 8

    Vitor Magalhães essa 2a parte era o que eu queria fazer para ficar em condições, com escada de acesso e tudo, mas o € é escasso e para arrumar umas caixas por agora basta que não entre pó, porque aquilo esta um nojo.
    Então a lã era o ideal porque consigo leva la lá para cima, quanto às placas de OSB não tem um tamanho muito grande? E tinha ideia que é um material caro.
    Quanto ao facto de as telhas estarem à vista vi por aqui grandes debates quanto à lã por poder levar com pingas de água e ficar uma porcaria, daí ter também mudado a minha preferência para o xps.
    E quanto à questão da circulação de ar, ao tapar as telhas fico com humidade, uma vez que o chão está isolado?
  9.  # 9

    Destelhar já teria de ser um profissional porque não me atrevo a ir ao telhado nem a mexer nas telhas…
    • jrap
    • 11 novembro 2021

     # 10

    Colocado por: ACMFRDestelhar já teria de ser um profissional porque não me atrevo a ir ao telhado nem a mexer nas telhas…


    A ideia que lhe sugeriram era tirar algumas telhas e passar o material por esse buraco do telhado. Passa o material para dentro e volta a colocar as telhas. É muito simples, consegue tirar as telhas pelo sótão. Para passar o material é que alguém teria de ir lá fazer a passagem, mas até pode ser facil, só vendo a casa...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 11

    Colocado por: jrap

    A ideia que lhe sugeriram era tirar algumas telhas e passar o material por esse buraco do telhado. Passa o material para dentro e volta a colocar as telhas. É muito simples, consegue tirar as telhas pelo sótão. Para passar o material é que alguém teria de ir lá fazer a passagem, mas até pode ser facil, só vendo a casa...
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Isto ☝

    Pode tirar as telhas e inclusive cortar ou arrancar algumas ripas que seguram as telhas (não os barrotes na vertical), depois volta a pregar ou substitui por outras.
  11.  # 12

    Mas tinha sempre de subir ao telhado e a casa é demasiado alta para isso.É uma casa de dois andares, ou seja o sótão fica no “3o andar”.
  12.  # 13

    Colocado por: ACMFRMas tinha sempre de subir ao telhado e a casa é demasiado alta para isso.É uma casa de dois andares, ou seja o sótão fica no “3o andar”.

    Acede pelo interior do sótão para retirar as telhas, depois para passar para lá o material é que são outros 500.
  13.  # 14

    Colocado por: Vítor Magalhãespassar para lá o material

    Corda, roldana e ponto de ancoragem
  14.  # 15

    Não é mais fácil cortar 10cm ao xps e já está?
 
0.0134 seg. NEW