Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal

    Neste momento tenho 1/2 de uma casa e queria comprar os restantes 50%. Qual seria a forma mais económica com registos para fazer esta compra?

    Já agora sabem quanto pode custar ?
  2.  # 2

    Desloque-se a um Notário e peça simulação de todos os encargos.
    Estão igualmente associados ao valor da venda/ patrimonial.
    • RCF
    • 11 novembro 2021

     # 3

    Colocado por: rodrigocruzBoas pessoal

    Neste momento tenho 1/2 de uma casa e queria comprar os restantes 50%. Qual seria a forma mais económica com registos para fazer esta compra?

    Já agora sabem quanto pode custar ?

    Não há grandes truques para isso.
    Os impostos, nomeadamente IMT, é sobre o valor da compra. Por isso, quanto mais caro, mais paga de IMT.
    Tem vantagem se for para Habitação Própria Permanente, pois paga menos de IMT. Por isso, se puder, faça dessa a sua Habitação Própria Permanente.
  3.  # 4

    Vai ser para habitação própria permanente, e o valor de 1/2 será abaixo dos 45000€, será que fica caro ?
    • RCF
    • 11 novembro 2021

     # 5

    Colocado por: rodrigocruzVai ser para habitação própria permanente, e o valor de 1/2 será abaixo dos 45000€, será que fica caro ?

    Não.
    Fica isento de IMT. Só paga a escritura.
  4.  # 6

    Pode fazer doação dependendo de quem tiver a outra metade
  5.  # 7

    Quero fazer compra com identificação de valor, se no futuro vender sou menos penalizado em impostos, penso eu
    Concordam com este comentário: RCF
    • RCF
    • 11 novembro 2021

     # 8

    Colocado por: RicardoPortoPode fazer doação dependendo de quem tiver a outra metade

    no que a impostos e custos diz respeito, a doação só poderá beneficiar o vendedor/doador. No caso em apreço não beneficia o comprador/recebedor
    • RCF
    • 11 novembro 2021

     # 9

    Colocado por: rodrigocruzQuero fazer compra com identificação de valor, se no futuro vender sou menos penalizado em impostos, penso eu
    Concordam com este comentário:RCF

    Exatamente.
  6.  # 10

    Se fizer a escritura num balcão casa pronta fica mais barato, num notário fica mais caro.
    Mas além da escritura tem de pagar o registo e o imposto de sêlo.
    Deve ficar à volta de mil euros, caso não recorra ao crédito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 11

    Salvo erro, se vender um imóvel que lhe foi doado, as mais valias incidem sobre o VPT.
    Ou seja, se por ventura comprar abaixo deste valor, não terá vantagens, acho.

    Se comprar abaixo do VPT, não sei se as mais valias incidem sobre o valor da transacção ou do VPT. Se for sempre da transacção, será pior para si.
    É melhor informar-se antes de fazer a operação.
 
0.0154 seg. NEW