Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Quando regressar definitivamente pro Ano, Mas veremos, O Pai fez durante anos, porque mais ninguém estava disposto, depois nao conseguia apresentar aos contas por escrito ou em tabela excel, Desde Janeiro passou a ser o filho que foi eleito por maioria....Ja propus uma agencia, mas nao querem..sai mais caro..etc..etc...comprendo, Mas o Pai e o único com autorização na conta do banco, a segunda pessoa saiu do Prédio ha 5 anos...., Nao existe um segundo titular, ja se discutiu que tera de haver outra assinatura, mas nada se resolve, inércia, conveniências, sei la.....O novo Adm. fizemos uma acta em Junho, apresentou a contas por mes, a. anual nao imprimiu uma copia porque nao tinha tinteiros, Ok...Pedi uma copia por mail 2 vezes, ate hoje ninguém recebeu...pequenos detalhes que me irritam...Nao que desconfie, porque a margem seria sempre pouco, Mas contas sao contas.

    Orçamentos ja pedi muitos e apresentei nas Reuniões,mas nunca ha vontade....Que o novo Adm. faca também e mais jovem que eu???E complicado, cada caso e um caso???

    O FCR segundo o meu vizinho Advogado, um dos que deve meses e paga depois e Que nao gostou quando convoquei uma assembleia e escrevi na acta os nomes dos devedores por meses em falta,, Que nao se deveria mencionar os meses em falta???

    Diz que o FCR e para o telhado um, dia, ou outras obras mais importantes...ele que nao percebe nada de construção....em Junho pedi autorização para colocar uma marquise numa das varandas so parcialmente , caso fosse necessário, todos concordaram , ele disse me que tinha lhe dizer que tipo de marquise e como seria essa marquise...ia me passando, Ficou aprovado por maioria, esta aprovado em acta??
  2.  # 2


    O FCR segundo o meu vizinho Advogado, um dos que deve meses e paga depois e Que nao gostou quando convoquei uma assembleia e escrevi na acta os nomes dos devedores por meses em falta,, Que nao se deveria mencionar os meses em falta???


    No meu condomínio não mencionamos os meses em falta. Limitamo-nos a mencionar a quantia em dívida, até ao cêntimo. E nunca ninguém protestou a começar pelos (poucos) envolvidos. Acredito perfeitamente que o seu vizinho Advogado não tivesse gostado dessa exposição. Mas, conhecendo a lei, não invocou qualquer ilegalidade. Presumo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: laranas
  3.  # 3

    Sim ate porque nao e completamente ilegal..embora uma jurista da Deco-proteste me disse o contrario....Nao publiquei nenhum papel no Hall da entrada como sao , foram feitos em outros condominios?Isso também compreendo?Que parece me que e proibido por lei actualmente.

    Mencionei o Fraccao X e mes em falta, Embora mesmo que devam meses e depois pagam com tem sido recorrente, sempre no fim do ano ou antes de uma assembleia, para ter conhecimento das entradas mensais. Sim de facto recordo me de ter mencionado o nome do Advogado, Assumo que poderia ter evitado..
  4.  # 4

    Quando falo em Compadrio e pelos seguintes motivos,

    O Ex.Adm. cansou se do lugar, devido as criticas(Durante muitos anos nao havia contas, havia facturas e informava se o dinheiro em caixa e as suas limitações, também compreendo muitos anos o mesmo, Mas nunca mostrou interesse em se arranjar um 2 proprietário para as assinaturas e autorizações no Banco, segue igual, fala se nas actas, mas nada

    O Filho foi eleito por nos em junho, mas nao me parece que seja competente, vontade tem, mas passar ha acção, tem de ser os outros, Ele como nao mora no Prédio, e existe ali uma conveniência do Pai, pois assim esta se bem....Ficou de mudar os tapetes da entrada, que sao velhos, nada , as contas anuais so vimos a folha Excel no dia, por falta de tinteiros?

    Somos 6, 2 proprietários ausentes, 1 casal bastante idoso, so vem raramente, ficam o Administrador , O Advogado e a ex.Cunhada, os que pagam sempre aos 4,5, 6 meses as quotas em atraso,Mas pagam isso e o mais importante.


    Qualquer melhoramento, A maior parte de orçamentos , fica em aguas de bacalhau, renovar a calcada que esta completamente desnivelada e ser perigoso em frente ao nosso prédio da nossa área, contactei as entidades, tirei fotos, mails, tempo perdido para nada, a câmara ofereceu toda o material so tínhamos de arranjar um calceteiro e alugar um camião, isto ha 5/6 anos , nada, O ex.Adm.nunca deu seguimento.... A esposa que faz a limpeza, nada a dizer, ele ficou sempre preocupado se mudássemos para uma agencia, a Sra. ficaria sem o lugar, Assegurei lhe que nao havia motivos para tal.

    Sabe o que lhe digo, estou a ponderar a renunciar por escrito as assembleias e assinar seja o que for, e escrever uma carta individual a explicar os motivos todos pela inércia e falta de competência da Administração, continuo a pagar a quotas e ponto final. Desisto de participar.

    De boa Fé ofereci no ano passado uma Luz de presença (entrada)e depois tratei de colocar com um electricista,Como fui eu a tratar reembolsaram me , Mas nem um Obrigado e havendo um bom FCR, fiz por quis, mas nao e por isso que irei cair nas boas graças..da me igual, pode nao ser a atitude mais correcta, mas mantenho a minha dignidade e gosto de ser competente e pro activo,Mas vale o que vale, somos todos diferentes felizmente.
  5.  # 5

    laranas,

    tem aí um condomínio complicado mas com uma vantagem: é que não contrataram nenhuma "empresa", para juntarem mais problemas aos que já têm e diminuírem o vosso pecúlio, a troco de nada.

    Passo a explicar: não existe nenhum enquadramento legal para "empresas de administração de condomínios", nem regulamento nem regulador. Os "administradores profissionais de condomínio" podem ter um cadastro criminal de metro ou serem analfabetos, porque nenhuma lei o proíbe.

    Dito por outras palavras: se a ASSEMBLEIA eleger o seu vizinho, dono do café da esquina, por ex., que até nunca pensou em condomínios porque vive numa vivendinha aí perto, é perfeitamente legal. Ou se eleger o Presidente da sua JF, desde que ele aceite, porque quem é eleito tem que aceitar.

    Anime-se porque já tem um problema a menos e pecúlio mais protegido.

    Não acuse a administração, seja quem for, de inércia. A ASSEMBLEIA é a única instância que pode tomar todas as decisões; pode reunir todas as vezes que quiserem desde que regularmente convocada.

    A Assembleia pode encarregar qualquer vizinho de fazer qualquer tarefa, desde que a votação seja de acordo com o CC e o condomínio pode obrigar-se com o numero de assinaturas que a Assembleia aprovar, embora o bom senso sugira mais do que uma para o caso de acontecer alguma coisa a um dos administradores.

    O pagarem as quotas "em atraso" deve ser visto de acordo com o preceituado na lei e na jurisprudência: se o orçamento do condomínio é anual (aprovado em Assembleia, claro) só estará em dívida quem não pagar até ao fim do prazo orçamental, que nem é obrigatório coincidir com o ano civil.

    Uma forma de resolver problemas executivos será contractarem um prestador de serviços, redigirem um contracto com os deveres e direitos das partes e o prestador cumprirá as decisões da Assembleia, que é a única com poderes para deliberar.

    Sugeria uma consulta, por ex. à Ordem dos Contabilistas Certificados, para que vos sugira um membro que viva na sua zona, ou perto, assim ninguém no seu condomínio pode acusar de favoritismo.

    https://www.occ.pt/pt/a-ordem/contactos/

    Assim ficam com o problema dos orçamentos, da contabilidade, das actas, das questões fiscais, etc em mãos mais - muito mais - confiáveis do que as de um amador de "administração" sem a menor responsabilidade por coisa nenhuma.

    Recorde que a feitura de contractos é matéria exclusiva de advogados e solicitadores; pode ser por documento particular autenticado.

    Ou pode o laramas continuar a esbufar-se em trabalho escusado, nem lhe agradecem e, se houver problemas, ainda que apontam o dedo...
    Leia o blog cujo link enviei.
  6.  # 6

    A Damiana Maria

    Concordo plenamente com o exposto, Na minha perspectiva e um condomínio complicado; e explico me quando referi o tal Compadrio, O Adm. eleito em Junho, e o detentor da Hipoteca do apartamento aonde vive o Pai, mas isso podemos considerar irrelevante, pois mais ninguém quis assumir a gerência.

    A situação das quotas em atraso dos mais frequentes 4/5 meses, mas pagam seja antes de uma reunião ou em dezembro, sao pagas, isso e o mais importante, eu serei talvez o único com débito direto, mas isso e opcional.

    A minha revolta, e tanto Pai como filho, nunca lidarem bem com as criticas por incompetência.....Mas como disse o Pai assumio durante muitos anos a gerência, porque nunca ninguém esteve interessado, nem estão interessados numa agencia, por ser mais caro.Atencao nao sao remunerados....e alias o Filho disse me que se querem que ele faca mais que lhe proponham uma remuneração, que tem esse direito por lei.

    Mas existe muito amadorismo, Vontade parece existir... competência pouca, O Actual Adm. assumio depois de eu mencionar numa assembleia varias vezes a substituição dos tapetes da entrada, e disse me que iria fazer lo, ate hoje nada, sera ordens recebidas pelo Pai....estamos a falar de 30/40 euros, havendo um Bom FCR.

    Nao posso acusar ninguém de inércia ou incompetência,mas posso livremente pensa lo,mencionou bem em contratar alguém, mas isso estava fora de questão com despesas extras?

    Como se justifica que o Pai continua a ser o unico detentor de assinatura na conta do condomínio, a 2 assinatura e de alguém que saiu ha 5 anos , e falou se nisso varias vezes, a necessidade e obrigação de haver outra pessoa, se existe um tragédia , Nao se poderá ter acesso ao FCR???


    Na Proxima semana, estarei em casa, e se , se o encontrar o ADM. irei ver o feedback,?? Como terei de fazer a impermeabilização de uma varanda, como posso lhe sugerir de consultar a propriedade horizontal etc...

    Eu nao posso obrigara ninguém a ser competente, mas deveria haver um esforço comum.....e poderia ser tao fácil num pequeno condomínio...imagine se fosse num de 30, em que existe 2 Administradores, e mais problemas, com bastante dinheiro a entrar em caixa, outros a deverem quantias grandes, falo por conhecimento

    Miguel Nascimento
  7.  # 7

    A minha revolta, e tanto Pai como filho, nunca lidarem bem com as criticas por incompetência.....Mas como disse o Pai assumio durante muitos anos a gerência, porque nunca ninguém esteve interessado, nem estão interessados numa agencia, por ser mais caro.Atencao nao sao remunerados....e alias o Filho disse me que se querem que ele faca mais que lhe proponham uma remuneração, que tem esse direito por lei.


    De facto a remuneração do administrador está previsto na lei.

    Artigo 1435.° - Administrador
    1- O administrador é eleito e exonerado pela assembleia.

    2- Se a assembleia não eleger administrador, será este nomeado pelo tribunal a requerimento de qualquer dos condóminos.

    3- O administrador pode ser exonerado pelo tribunal, a requerimento de qualquer condómino, quando se mostre que praticou irregularidades ou agiu com negligência no exercício das suas funções.

    4- O cargo de administrador é remunerável, e tanto pode ser desempenhado por um dos condóminos como por terceiro; o período de funções é, salvo disposição em contrário, de um ano, renovável.

    5- O administrador mantém-se em funções até que seja eleito ou nomeado o seu sucessor.

    Posso informar que no meu condomínio a administração é remunerada com um valor sensivelmente equivalente à quota. Se o seu administrador está a trabalhar "pro bono" terão é de lhe agradecer pelo (pouco) que faz.


    O Actual Adm. assumio depois de eu mencionar numa assembleia varias vezes a substituição dos tapetes da entrada, e disse me que iria fazer lo, ate hoje nada, sera ordens recebidas pelo Pai....estamos a falar de 30/40 euros, havendo um Bom FCR.


    Pessoalmente considero que a substituição de tapetes, longamente utilizados (presumo), faz parte da gestão corrente da administração. Mas em caso de litigio, que será o vosso caso, nada melhor que para o ultrapassar do que recorrer à AG.
    O FCR não se destina a cobrir despesas correntes de funcionamento do condomínio.

    Como se justifica que o Pai continua a ser o unico detentor de assinatura na conta do condomínio, a 2 assinatura e de alguém que saiu ha 5 anos , e falou se nisso varias vezes, a necessidade e obrigação de haver outra pessoa, se existe um tragédia , Nao se poderá ter acesso ao FCR???


    Mas já sondaram algum dos outros condóminos para que sejam o 2º elemento para garantir os movimentos bancários? Eles declinaram? Por acaso já se ofereceu para ser o 2º titular? Nos tempos de hoje o facto de estar distante não é motivo para declinar a sua participação. No meu condomínio fazemos isso mesmo quando o 2º elemento está a trabalhar no estrangeiro. Basta ter acesso online à conta bancária.
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
  8.  # 8

    Sim claro, ja falamos em assembleias, Mas nunca se conclui em nada..... e ate dei conhecimento por mail, que estaria disponivel? Se o actual Adm, depois de falado na ultima reunião de junho que iria tratar de fazer a substituição, e nao foi feito, que posso admitir......muita coisa
  9.  # 9

    A BoraBora

    Como aqui ja mencionado; o meu Multiriscos decidiu esta semana reembolsar o vizinho nas seguintes circunstancias;

    O Perito conclui problema de empolamento da pintura parcialmente do tecto da varanda, devido a desgaste em algumas juntas perto do famoso ralo e rodapés da varanda, tratando se de impermeabilização do mosaico em cerâmica que terei de substituir , situação essa que irei tratar pessoalmente na proxima semana? Nao estou a por em causa peritagem, nem sei se posso fazer lo, pois evito criar mais problemas? Mas nunca tive esse problema ainda..na outra varanda..sera o mosaico também desgastado com os anos...18 anos?

    Portanto, mesmo varandas e terraços, sendo partes comuns, como sabemos , O Perito explicou me que abriu uma excepção, porque alem dessa parte empolada ou fissuras da pintura no vizinho, existe uma humidade na arrecadcaor, que para ele a origem e de uma conduta, e outra humidade no tecto da cozinha , que embora no teste dele nao exista humidades na cozinha , juntando as ocorrências decidiu assim. Cada caso e um caso
  10.  # 10

    A questão da remuneração eu nunca me opus a nada, mas ali sempre foi assim, como bem descreveu, tenho um familiar numa cidade grande, e ai sao 27, com quotas entre os 45 a 65.00 euros de acordo com a permilagem, e os Adm. 2 cada ano ou cada 2 anos, estão isentos, estou plenamente de acordo.
  11.  # 11

    Sim claro, ja falamos em assembleias, Mas nunca se conclui em nada.....


    Homem, nas Assembleias colocam-se as questões à votação e cumpre-se o que ficou decidido em acta.

    Leia o post do forista anterior, tem respostas a temas que colocou.

    Sobre:

    mencionou bem em contratar alguém, mas isso estava fora de questão com despesas extras?


    Preguntem o preço; de minha experiência parece-me que nem é gasto, é investimento.
    Em um ano, melhor dito, em um exercício, um profissional deixa-vos a contabilidade pronta para que continuem sozinhos no ano seguinte.

    Se até já tinham pensado num "administrador externo", que vos limparia o que pudesse e, se quisessem reclamar, a única instância seria o Tribunal e PROVAR o que alegassem.
    Era muito mais caro, feitas as contas.
  12.  # 12

    Mulher, eu coloco as questões nas assembleias, ha um acordo, fica na acta,mas passar a acção e complicado, Porque existe um certo compadrio, ponto parágrafo, O Advogado que e meu vizinho que paga as quotas sempre com 4/5 meses em atraso, por que no seu direito e voz nao quer fazer uma ordem permanente, porque acha ridículo, mas paga....a ex.cunhada por razoes pessoais pagam também igual, Mas sabe ali a Questão e o Pai, que vive no apartamento do filho, que pouco trabalhou, mas fez a gerência durante muitos anos, e nao quer abandonar a sua influencia sobre o filho, porque também a sua esposa faz a limpeza, nada a dizer, mas concordo, eu enquanto viver la ,e enquanto nao vender, porque fiz obras, e hoje vale muito bom dinheiro, sera uma solução a pensar num administrador externo, mas eficaz e honesto, sera possível , encontrar num pais corrupto?O Dinheiro vale tudo. Obrigado ao menos tenho um canal para desabafar com boas dicas?
  13.  # 13

    Eu ali sou o inimigo, porque sou eu que identifico os problemas e digo as verdades?Tao simples quanto isso, Ninguém e perfeito felizmente
  14.  # 14

    Tem razão em boa parte do que diz, mas isso não vai lá com desabafos.

    Repare, um administrador externo não lhe resolve este problema:
    eu coloco as questões nas assembleias, ha um acordo, fica na acta, mas passar a acção e complicado,

    E ainda vos arranja mais meia dúzia de problemas.

    Se há uma decisão da Assembleia esta obriga a cada condómino, portanto a si também.
    Implemente as decisões sem se afastar destas e depois dance conforme a música. Cada condomínio é um caso mas o douto legislador escreveu o capítulo "propriedade horizontal" do CC, para todos.

    sera uma solução a pensar num administrador externo, mas eficaz e honesto


    Toda a gente é eficaz e honesta se estiver presa a um contracto que lhe coloca penalizações se o não cumprir. Já lhe fiz uma sugestão, no outro post.

    Só com as normas do CC e ter apenas o Tribunal para os manter na linha (se o condomínio conseguir), os "administradores de condomínio" estão em roda livre, sem regulamentos nem penalizações, nem exigências de nenhum tipo, nem seguro profissional.
    Mas os seus compartes - e você - é que sabem...
 
0.0221 seg. NEW