Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    olá!

    fiz a minha pesquisa e não consigo resposta concreta em relação a um assunto:

    o dia de pagamento da renda refere-se a dias úteis? estive a ler o decreto lei e o q vejo é isto:

    "Artigo 1075.o
    2—Na falta de convenção em contrário, se as rendas
    estiverem em correspondência com os meses do calendário
    gregoriano, a primeira vencer-se-á no momento
    da celebração do contrato e cada uma das restantes
    no 1.o dia útil do mês imediatamente anterior àquele
    a que diga respeito."


    ou seja, no mês de dezembro seria o dia 2, pq dia 1 é feriado.

    se a renda não for paga nesse dia vejo q o inquilino tem mais 8 dias p pagar:

    "Artigo 1041.o
    Mora do locatário
    1—Constituindo-se o locatário em mora, o locador
    tem o direito de exigir, além das rendas ou alugueres
    em atraso, uma indemnização igual a 50% do que for
    devido, salvo se o contrato for resolvido com base na
    falta de pagamento.
    2—Cessa o direito à indemnização ou à resolução
    do contrato se o locatário fizer cessar a mora no prazo
    de oito dias a contar do seu começo
    ."

    neste caso, são tb dias úteis ou "dias"? mais uma vez em dezembro, o limite seria 15 de dezembro (contando os 8 dias úteis) ou 9 de dezembro (contando os 8 dias)?e começamos a contar estes 8 dias no 2º dia útil do mês?

    agradecia tb que me esclarecessem: o envio da carta com o aviso do pagamento de 50% do valor da renda deve fazer-se logo após o 1º dia útil de cada mês ou findos os 8 dias?

    esta minha dúvida deve-se ao facto da minha inquilina pagar sempre entre o dia 11 e 15 de cada mês. queria perceber se está sempre atrasada ou no limite....

    obg!
    rita.
  2.  # 2

    O dia de pagamento é de facto o 1º dia útil do mês.
    A mora começa no dia seguinte. O prazo para fazer cessar a mora conta-se em dias.
    No caso de Dezembro, o 8º dia a seguir ao 1º dia útil do mês seria o dia 10 de Dezembro.
    Dia 11 está portanto fora do prazo.
    Os 50% aplicam-se após o fim do prazo para cessar a mora (no caso de Dezembro, 11).
  3.  # 3

    Oxalá a sua inquilina continue a pagar a renda entre o dias 11, e 15 de cada mês. O pior será se ela deixar de pagar. Uma coisa é o que está na Lei, outra é a situação social que o país atravessa, levando milhares de casais a não honrarem os seus compromissos pelas situações de desemprego e ordenados em atraso. Continue a aceitar a renda, mesmo fora do prazo, se a inquilina é séria ela acaba por cumprir mais dia menos dia. Se o põe fora, quem sabe, se arranja outro pior? Hoje, não é fácil encontrar gente séria e cumpridora. Dou-lhe um exemplo: entre no hall de entrada de vários prédios e veja a percentagem de condóminos que devem as quotas e outras despesas do prédio. Até arrepia! Depois de ver isso, até se esquece que a sua inqulina paga a renda a seguir ao dia 8.
  4.  # 4

    olá!

    obg pela ajuda.

    parece-me que seria mais correcto e honesto a inquilina dizer-me que não consegue pagar antes do dia x...

    mais uma vez obg!
    rita.
  5.  # 5

    Também tenho problemas com as datas de pagamento da minha inquilina e penso da mesma forma:

    parece-me que seria mais correcto e honesto a inquilina dizer-me que não consegue pagar antes do dia x...


    Existe alguma minuta para este efeito?
  6.  # 6

    O mais correcto seria que quem não tem possibilidades de pagar uma renda dum certo montante, procure casas mais modestas, que possa pagar.
    Há de ver a quantidade de pessoas que procura casa para alugar e tem que ser nova ou semi nova, ter uma garagem e uma arrecadação ou ambos.
    Eu quando era jovem e precisei de alugar casa, optei por alugar um quarto.
    Lembro-me que antigamente, havia casais que alugavam partes de casa e pagavam sempre a horas. Agora, não têm trabalho certo, ganham o salário mínimo, mas têm que ter todas as condições. Se não puderem pagar, não pagam, eles é que não podem ficar a perder.
    Há que ter muito cuidado com as pessoas a quem se aluga. É triste, mas é preciso pedir-se folhas de salário, pedir-se informações, exigir-se um fiador que tenha possibilidade financeira de pagar e uma caução de dois ou três meses.
    Concordam com este comentário: GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    •  
      MartaD
    • 11 fevereiro 2010 editado

     # 7

    Eu por acaso pago a renda sempre no dia 2 de cada mês. É certinho ( a não ser quando é fim de semana ou feriado).
    Quanto ao condomínio sou mais relaxada. Pago no próprio mês mas lá muito para a frente. A empresa também não trata do que deve e parece que só quer receber. Que vão passear.

    Matilde:
    As pessoas querem viver bem. Hoje em dia quem não tem trabalho certo é a grande maioria dos jovens. E os jovens arriscam. Eu sou jovem e arrendei um apto novo (minha primeira casa) com 3 garagens fechadas. Serei inconsciente? Azares podem acontecer a qualquer um. Não é por isso que vamos deixar de ter a casa que queremos (se a pudermos pagar no presente, pois no futuro nunca se sabe).
    Costumo dizer que, mesmo que os azares aconteçam (e arrendei o apto com o meu namorado desempregado), o que não pode faltar é o dinheiro para a renda e para a comida. Seria uma vergonha para mim não pagar renda durante 1 mês que seja. Ou atrasar-me nos pagamentos. Casa e comida não podem faltar. Se podia viver num apto menor e com mais anos? Claro que podia, mas não era a mesma coisa :) Tenho tendência a ficar deprimida em ambientes feios, velhos , pequenos ou com pouca luz.
    Cada um sabe o que faz da vida e quais as suas prioridades. As pessoas têm tendência a pensar primeiro no presente. Se no presente podem pagar, não pensam que no futuro pode faltar. Pois se forem pensar nisso não têm nada do que querem.

    É triste, mas é preciso pedir-se folhas de salário, pedir-se informações, exigir-se um fiador que tenha possibilidade financeira de pagar e uma caução de dois ou três meses.


    Se me tivessem pedido isso tudo, nunca poderia arrendar nada. E no entanto pago sempre certinho e vou continuar a pagar.
  7.  # 8

    Colocado por: ritacmartinsolá!

    obg pela ajuda.

    parece-me que seria mais correcto e honesto a inquilina dizer-me que não consegue pagar antes do dia x...

    mais uma vez obg!
    rita.


    talvez seja boa ideia em falar com ela e combinar o intervalo de dias que mais convém as duas partes ...

    como alguém disse, mais vale uns dias depois que nunca
  8.  # 9

    infelizmente já passou a não pagar... e não foi por pressão, pois nunca consegui falar com ela!

    É muito triste..Esta foi a minha primeira casa, só mudei porque tive uma filha e não cabíamos todos! Acho que quando ela sair de lá vou vender porque tenho sofrido imenso com esta situação. Eu vi a casa depois de ela ir para lá viver e é uma imagem que me persegue nada positiva!!

    boa sorte para todos!
  9.  # 10

    Infelizmente é isso que acontece com muitos senhorios.. O meu pai tem um inquilino que já não paga há muitos meses e está há muitos meses o processo no advogado. Não recebe a renda de 250€ mas quando paga ao advogado é aos 400 e 500 de cada vez. É um pais que defende "a parte fraca" mesmo que não tenham a mínima razão. Por isso vá chateando o inquilino e até ameaçando que é a melhor forma por enquanto para reaver aquilo que é seu.
  10.  # 11

    já decidi não fazer nada e esperar q ela esteja os 3 meses sem pagar! eu já nem quero o dinheiro! quero é q saia da minha casa!
  11.  # 12

    Colocado por: again Não recebe a renda de 250€ mas quando paga ao advogado é aos 400 e 500 de cada vez.

    Eu, ao segundo pedido de dinheiro desse Advogado teria ido A CORRER FAZER QUEIXA À ORDEM DOS ADVOGADOS!!!!

    Aliás, antes de começar qualquer diligência, eu ter-lhe-ia pedido um orçamento para os honorários, e não entregaria um tostão sem um recibo com tudo bem descriminado.

    PS: note que eu devo ser a pessoa que mais vezes escreve neste Forum para que as pessoas consultem um Advogado...!
    Mas não é para ir só lá gastar dinheiro!!
  12.  # 13

    tudo se fala sobre os inquilinos, dos deveres, das obrigações, disto e daquilo, mas nunca se fala dos senhorios que maior parte das vezes querem é o bem bom do dinheiro e o resto que se lixe, eu por acaso tenho sorte com a minha senhoria que até me deixa Remodelar toda a casa e até ajudas nas despesas, mas isto porque não é parva ela compra as coisas mas a mão d/obra é minha, mudar torneiras, canalização, envernizar portas e janelas etc etc...
    a moda de comprar casa instalou-se em portugal, pais pobre mas com manias de rico , provavelmente o pais da europa onde Há mais casas compradas per capita.
    Com isso tudo para alem do mercado de arrendamento ser fraco as casas tem preços especulativos, o que dá de mamar a muita boa gente.
    Agora eu vou aguardar ver quantos compradores vão conseguir pagar as casas até ao fim, eu cá estarei ;)
  13.  # 14

    Os que compram são todos burros... os que arrendam, pois não conseguem comprar, é que são todos muito inteligentes!!
  14.  # 15

    Colocado por: ParreiraOs que compram são todos burros... os que arrendam, pois não conseguem comprar, é que são todos muito inteligentes!!
    :-)
    Ainda mais inteligentes são os que COMPRARAM casas - quando elas eram baratas - e as arrendam.

    É que de 25 em 25 anos, recebem o dinheiro que gastaram de volta (ok... há as despesas de conservação, de condomínio, os IMIs, os IRSs, e uma carrada de chatices com inquilinos caloteiros, etc., mas se não for de 25 em 25 é de 35 em 35 anos). :-)
  15.  # 16

    Olá a todos,

    como fui eu que iniciei este tópico queria dar noticias do que se passou desde então....

    aluguei a minha casa em setembro de 2009 a uma senhora.
    de outubro a janeiro as rendas foram sempre pagas fora do prazo sem nunca haver uma explicação ou pedido de desculpas.
    em fevereiro não pagou a renda e em março pagou pela ultima vez renda.
    desde então esteve em minha casa sem pagar.
    foi-lhe proposto sair da casa até ao fim do mês de abril perdoando a divida. no íltimo dia do mês diz que não consegiu arranjar casa e pede para sair em maio.
    em maio não disse nada e não saiu da casa.
    tinham sido enviadas desde janeiro cartas para a inquilina e fiador que sempre vieram devolvidas.
    contacto uma advogada e são enviadas cartas à inquilina e fiador a solicitar pagamento ou provas de os mesmo foram feitos.
    nada foi apresentado...
    após ser pressionada pelo fiador a inquilina informa no final de junho que iria sair da casa dia 15 de julho.
    hoje a inquilina não apareceu ao encontro marcado para me entregar as chaves. o fiador estava presente.
    acabou por enviar um sms cerca de 2 horas depois da hora marcada a dizer q não podia ir e que tinha deixado as chaves na casa da vizinha.

    finalmente chegou ao fim esta fase.... esta mulher faz deste tipo de esquema a sua vida! nem imagino a quantidade de pessoas que já enganou e quem será o coitado que está agora a ser enganado. o fiador descobriu agora que amiga tem...

    a minha inquilina é animadora de festas de crianças! tem site na internet, todos a adoram! profissionalmente é fantástica! faz voluntariado nos hospitais pediátricos, estuda à noite, é uma pessoa exemplar...o próprio fiador não está a acreditar no que está envolvido, conhece-a à anos! o "podre" descobri eu! ela é uma "artista" que enganou várias pessoas!

    ela possivelmente pensa que eu vou esquecer (como antigos senhorios, talvez), mas quero que assuma o que fez. porque sei que o fez premeditadamente!!!

    muita atenção a quem põem dentro de casa por baixo da pele de cordeiro pode estar um lobo mau!

    rita.
 
0.0248 seg. NEW