Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,depois de ler alguns comentários aqui no fórum continuo com dúvidas sobre a melhor solução para aquecer/arrefecimento de uma moradia térrea de 235m na zona do Algarve. Estou com obras iniciadas e ainda não decidi qual será o melhor sistema ao instalar para aquecimento /arrefecimento.
    O que acham do sistema com Bombas calor e vc? É melhor solução de conforto e qualidade/preço?
    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: loreptEstou com obras iniciadas e ainda


    Não fez o projeto de climatização...

    Já tem isso orientado no projeto da térmica, certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Edfbrg
  3.  # 3

    A construção é em LSF, a lage já está feita, agora como vou começar com a estrutura queria já avançar com a parte do aquecimento /arrefecimento.
    Obrigado
  4.  # 4

    Prh é sem dúvida a melhor solução para aquecimento e ainda por cima se houver alguns pormenores salvaguardados na arquitectura permite arrefecimento.

    VC são muito eficientes em arrefecimento mas em aquecimento deixam muito a desejar custando mais do que o prh
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealvesPrh é sem dúvida a melhor solução para aquecimento e ainda por cima se houver alguns pormenores salvaguardados na arquitectura permite arrefecimento.

    VC são muito eficientes em arrefecimento mas em aquecimento deixam muito a desejar custando mais do que o prh

    Quer dizer, para fazer as duas funções posso instalar só PRH? Ou ainda tenho que passar a tubagem para vc? Obrigado
  6.  # 6

    Colocado por: loreptpara fazer as duas funções posso instalar só PRH?
    é uma das possibilidades
  7.  # 7

    Algarve litoral?
    Eu metia AC
  8.  # 8

    Colocado por: rjmpiresAlgarve litoral?
    Eu metia AC

    Boa tarde,Quarteira. Qual será a diferença dos valores entre ac e vc? Estou mais interessado em vc, talvez conforto do ar e melhor.
    Obrigado
  9.  # 9

    Também estou a construir no algarve no Sotavento Algarvio e estou a ponderar a instalação de piso radiante mas tenho algumas duvidas se realmente vale a pena o investimento ou devo ficar pelo ar condicionado.
  10.  # 10

    Colocado por: lorept
    Boa tarde,Quarteira. Qual será a diferença dos valores entre ac e vc? Estou mais interessado em vc, talvez conforto do ar e melhor.
    Obrigado

    Os valores dependerão das máquinas escolhidas. Até podem ser valores muito idênticos.
    O conforto será também ele idêntico.. são máquinas que aquecem/arrefecem o ar e o fazem circular.
    • argo
    • 17 novembro 2021

     # 11

    Reconstrui a fundo uma casa antiga no Algarve que espero ter ficado bem isolada. O conjunto de climatização é uma salamandra, ar condicionados e piso radiante elétricos nos quartos/WC. Desde que me mudei de volta à duas semanas só acendi a salamandra para o cenário, as temperaturas tem estado moderadas e a casa ainda não arrefeceu.
    Fica aqui o meu exemplo, por mim os sistemas devem ser simples, complementares e sem grandes manutenções, o que realmente importa é o isolamento da casa.

    P.S: AQS uma bomba de calor.
    • Nito67
    • 30 novembro 2021 editado

     # 12

    Boa tarde,
    Vou construir uma moradia no litoral Norte e estou a analisar o melhor sistema para aquecimento/ arrefecimento e águas sanitárias.
    Estou inclinado para prh com bomba de calor aquecimento/ arrefecimento e águas sanitárias. Como não tenho a certeza que o prh arrefece o suficiente pondero deixar pré instalação para ventiloconvectores.
    Para apoio estou a estudar a possibilidade de colocar painéis fotovoltaicos. A casa terá 131 m2 dividida por dois pisos.
    Mais tarde quero construir piscina e estou a ponderar colocar painéis solares para a aquecer. Julgo que esses painéis solares poderão depois servir de apoio às águas sanitárias também. O que acham? Qual a potência da bomba de calor necessária?
    Ficaria grato por algum Feedback dos foristas
  11.  # 13

    Litoral norte não tem que se preocupar com a capacidade de arrefecimento do PR. Acho que está a pensar numa boa solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nito67
 
0.0169 seg. NEW