Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas malta, eu não sei se posso criar esta discussão visto que não tem nada haver com casas, mas achei que num futuro próximo as impressoras 3D vão ser uma mais valia para a construção. Logo dito isto apresento, a minha impressora e os meus projectos que tenho feito para o meu trabalho, para mim e para vender a outras pessoas. Dê a vossa opinião e se tiverem duvidas perguntem. Penso que não serei o único a partilhar esta paixão por impressoras 3D! :D

O meu histórico, começou com uma Anet A8 que foi a minha primeira impressora, foi totalmente modificada devido a vários problemas estruturarias e com problemas em termos de repetibilidade, hoje é uma impressora artesanal, com peças de vários projectos opensource e com peças criadas por mim e pelo meu irmão.
    A minha segunda impressora foi uma creality CR10s Pro, bastante melhor que a minha anterior com uma dimensão de 300mm3 de impressão, bastante mais fiável, mas com alguns problemas devido ao tamanho da mesa no eixo Y e por usar uma extrusora longe do hotend.
    hoje terminei a minha terceira impressora, uma Voron 2.4, da qual tenho muito orgulho, primeiro porque é uma impressora opensource e segundo porque é uma verdadeira obra de arte em engenharia. esta impressora é muito mais fiável que as anteriores, sem os problemas das anteriores. tem uma área de impressão de 350mm3 o que permite fazer objectos bastante grades. A velocidade de impressão também é bastante mais rápida e permite fazer impressões com quase metade do tempo das anteriores.

as peças que vou mostrar foram impressas com diferentes materiais alguns mais exóticos que outros:
    ABS
    PLA
    Nylon com Fibra de carbono
    TPU

todos estes materiais têm propriedades diferentes e podem ser usados tanto na industria com em casa como em hospitais.

Espero que gostem.
  2.  # 2

IMG-0115

IMG-0029-1

IMG-0142-1
    IMG-0143-1
    IMG-0144-1
    IMG-0147
    IMG-0148
  3.  # 3

Tópico interessante e tem aí peças muito fixes.

Não percebo nada de 3d, mas estou a pensar começar. Estava a pensar comprar uma Creality Ender 5 Pro para começar visto não ter mínima ideia das diferenças entre elas. Que me recomenda? É para fazer coisas básicas sem grande detalhe de acabamento.
  4.  # 4

Colocado por: Pereira_89Tópico interessante e tem aí peças muito fixes.

Não percebo nada de 3d, mas estou a pensar começar. Estava a pensar comprar uma Creality Ender 5 Pro para começar visto não ter mínima ideia das diferenças entre elas. Que me recomenda? É para fazer coisas básicas sem grande detalhe de acabamento.

se o preço for problema continuo a aconselhar a ender 3, já consegues boas impressões e depois podes fazer alterações para melhorar a impressora.
    se tiveres mais capital podes ir para outros tipos de impressora a ender 5 tambem é boa, possivelmente mais facil de calibrar o eixo Z. eu como não tenho essa impressora não conheço os problemas dela, mas o principal problema para todas as impressoras creality é a extrusora e o hotend. isso mais tarde podes trocar.
    • Jome
    • 13 novembro 2021

# 5

Eu uso a ultimaker, preço muito acessível e uma ferramenta de trabalho cada vez mais indispensável.
  5.  # 6

Colocado por: JomeEu uso a ultimaker, preço muito acessível e uma ferramenta de trabalho cada vez mais indispensável.

ultimaker o software ou a impressora? pelo preço delas não é o mais barato, mas são muito boas.
    • Jome
    • 13 novembro 2021

# 7

Colocado por: luixmod

ultimaker o software ou a impressora? pelo preço delas não é o mais barato, mas são muito boas.

Impressora. Software uso o cura. O preço penso que seja bastante acessível (se comparado com o preço de uma plotter por exemplo). Eu por acaso comprei uma usada.
  6.  # 8

Colocado por: Jome
    Impressora. Software uso o cura. O preço penso que seja bastante acessível (se comparado com o preço de uma plotter por exemplo). Eu por acaso comprei uma usada.

elas novas não são baratas! qual é que compraste? e se quiseres dizer o preço.

eu na minha voron já gastei perto de 1500€ e elas andam mais ou menos entre esses valores. a minha creality CR10s pro, na altura que comprei gastei perto de 500€ e a anet A8 comprei a quase 8 anos gastei para ai 180€. neste momento a voron é de todas a melhor como é obvio, mas teve um preço :D
  7.  # 9

Anet A8 modificada
  8.  # 10

anet A8 modificada
    • Jome
    • 13 novembro 2021

# 11

elas novas não são baratas! qual é que compraste? e se quiseres dizer o preço.

eu na minha voron já gastei perto de 1500€ e elas andam mais ou menos entre esses valores. a minha creality CR10s pro, na altura que comprei gastei perto de 500€ e a anet A8 comprei a quase 8 anos gastei para ai 180€. neste momento a voron é de todas a melhor como é obvio, mas teve um preço :D

Eu tenho a ultimaker 2 (acho que já vai na 5). Custou cerca de 1000 euros usada.
  9.  # 12

Eu tenho a ultimaker 2 (acho que já vai na 5). Custou cerca de 1000 euros usada.

é uma boa maquina :D não tiveste a sorte ou azar de diy a impressora varias vezes para reparar problemas :D

qual é a velocidade maxima que consegues com essa impressora?
    • Jome
    • 14 novembro 2021

# 13

é uma boa maquina :D não tiveste a sorte ou azar de diy a impressora varias vezes para reparar problemas :D

qual é a velocidade maxima que consegues com essa impressora?

Não sei dizer de memória, posso verificar quando a usar. Normalmente uso as pré definições aconselhadas pelo cura.
  10.  # 14

Não sei dizer de memória, posso verificar quando a usar. Normalmente uso as pré definições aconselhadas pelo cura.

é só uma curiosidade, eu na minha costumo trabalhar nas 200mm/s
  11.  # 15

Já agora, já há alguma maneira de fazer modelação 3D apartir de um objeto existente. Sem ser com medidas e programação. Ou seja uma espécie de leitor 3D
  12.  # 16

Colocado por: manelvcJá agora, já há alguma maneira de fazer modelação 3D apartir de um objeto existente. Sem ser com medidas e programação. Ou seja uma espécie de leitor 3D

existe uns scanners para fazer isso, a empresa onde trabalho usa disso para tirar medidas aos moldes, óbvio que tem um preço muito elevado esses equipamentos, mas já vi malta com os novos iphones que têm LIDAR a usar um software para fazer scans a objectos.
    da ultima vez que tentei fazer isso usei uma camera em torno do objecto tirando varias fotografias e depois com um software que faz o processamento e cria o objecto, o problema é que cria muitos artefactos onde não faz bem a leitura ou não compreende a imagem. em geral penso que o iphone com o lidar faz um melhor trabalho, se tiveres um usa.

0.0157 seg. NEW