Iniciar sessão ou registar-se
    • ptlx
    • 13 novembro 2021 editado

     # 1

    Caros foristas,

    alguém me sabe dizer, numa escala de 0 a 10, que valor atribuiriam ao grau de degradação aparente nas fotos seguintes, sendo 10, o valor máximo (pré-derrocada). Bem sei que deve ser muito difícil, mas era só para ter uma ideia vaga.

    Trata-se de betão armado. Penso que o pilar, que apresenta uma fenda a partir de 2/3 da base (ver primeira foto), é um pilar de sustentação do prédio.
    Na semana de 1 a 5 Nov, chovia muito. Nessa altura, passando o dedo no buraco da parede (ver segunda e terceira fotos), ficava-se com areia e terra molhada nos dedos.
    Entretanto, parou de chover. No dia 10 Nov, a parede já estava seca. As fotografias são desse dia.

    As pontas dos ferros do buraco estão quebradiços e desfazem-se (ver quarta foto). Mais quebradiço está o metal da zona ferrugenta, muito escura, dentro do pilar (ver primeira foto).
    Esta situação já se arrasta há anos, sendo agora descoberta, com a remoção das paredes falsas de pladur.

    Alguém me sabe dar uma ideia da urgência das obras e que tipo de testes ou peritos deveria chamar para analisar correctamente a situação?

    Imensamente grato,
    A. R.
      FORUMmetais.jpg
      FORUMparedeGeral.jpg
      FORUMparedeBuraco.jpg
      FORUMpilarFerrugem.jpg
 
0.0073 seg. NEW