Iniciar sessão ou registar-se
    • rmrosa
    • 29 dezembro 2009 editado

     # 1

    Boa noite,

    Estou a fazer a recuperação de uma casa e esta foi dividida, interiormente, em paredes de pladur, inclusivé as paredes exteriores estão forradas em pladur. Contudo surgiu-me uma dúvida, que tipo de material deve ser aplicado nos vãos das janelas e portas. É que o perfil de alumínio não é suficiente largo para colocar uma placa de pladur com o respectivo perfil. O que normalmente usam - pelo menos foi o que me disseram - , não sei se bem, é encher essa área com a massa de barrar as juntas. Contudo pelo que sei por vezes esta solução origina frequentemente bolores nestas zonas e passagem de humidade do alumínio para esta zona.

    Muito Obrigado,

    rmrosa
  1.  # 2

    Olá boa noite,

    não existe ninguém aqui no fórum que tenha alguma dica para resolver esta situação?

    Obrigado,

    Ricardo Rosa
  2.  # 3

    Colocado por: rmrosainclusivé as paredes exteriores estão forradas em pladur


    paredes exteriores em pladur?
    não percebi bem o que descreve
  3.  # 4

    Deve querer dizer que as paredes exteriores são forradas a pladur interiormente.

    Espere mais uns dias que o membro alv costuma andar por aqui e ele percebe bastante de pladur, se pudesse colocar umas fotos poderia ajudar bastante a quem a poderá aconselhar.

    Bom ano novo a todos.
  4.  # 5

    Olá boa noite,

    O termo "inclusivé as paredes exteriores estão forradas em pladur" não foi muito feliz. É que ao remodelar a casa optei por remover todas paredes interiores, ficando só as "quatro" paredes exteriores. As divisões interiores foram todas feitas em pladur e as exteriores foram também forradas "interiormente" a pladur (tal como o rjmsilva referiu).

    Entretanto não tenho aqui fotografias mas quando tiver eu coloco.

    Bom ano para todos e Obrigado,

    Ricardo Rosa
    •  
      alv
    • 3 janeiro 2010 editado

     # 6

    Vivam!
    Pois eu ando por aí, mas sempre a correr.
    Ricardo, eu sou suspeito, mas o que fez, se lhe estão a executar uma boa solução, é o que de melhor se pode fazer a nível de recuperação de edificados.
    O problema, é que quem vende quer vender o que é mais rentável e por vezes isso não é a melhor opção.
    o que quero dizer é que as divisórias tectos e revestimentos interiores das paredes exteriores em sistemas construtivos com placas de gesso laminado (vulgo Pladur) é uma boa solução, mas como em tudo as soluções podem ser simples e não funcionar ou boas e ser o melhor que pode fazer. Ainda assim uma realidade é que por muito simples que seja a solução, geralmente ela tem propriedades físicas de isolamento térmico e acústico muito superiores à solução convencional em alvenaria de tijolo!
    Quanto ao caso em concreto que coloca, o revestimento das espessuras que existem junto às caixilharias: Este, sim é um ponto fraco e que requer cuidado alguma parcimónia. Não conheço o caso e cada caso é específico e pode ter várias soluções, mas o que me parece mais normal e que faço sempre é não barrar, nem colar nada directamente á parede e muito menos deixar que a placa fique em contacto directo com o alumínio, porque como existe condensação (por muito que digam que não) nesse perfil, se a placa de gesso estiver em contacto directo com o perfil, claro que vai funcionar como uma esponja e logo a seguir vêm os bolores.
    Normalmente nessas faixas, se tiver espaço coloco um perfil em forma de ómega (maestra ou mestra) de 17mm, sobre o qual fixo a placa de gesso e normalmente resistente à humidade (WA) e sempre com uma alheta que faz com que não toque na caixilharia. Essa alheta actualmente utilizo uma alheta em PVC.
    Outra solução, por vezes, utilizo (sempre que possível) uma placa do tipo Naturvex ou Eternit da Euronit que não são mais que placas cimentícias de 6 ou 8 mm e quando não houver outra hipótese colo-as mas com uma silicone ou selante acrílico, nunca com pastas de gesso.
    Barramentos, só mesmo quando não houver mais nenhuma hipótese.
    Bom ano.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      18-02-2006 (20) (Small).JPG
    •  
      alv
    • 3 janeiro 2010 editado

     # 7

    Vivam!
    Agora que aprendi a colocar aqui as fotos, estão à pega comigo.
    Aqui vai uma padieira rematada com uma placa cimentícia colada com silicone ou equivalente. Não dá para notar, mas existe uma alheta de 5mm que faz com que a p+laca mesmo cimentícia não entre em contacto com a caixilharia, que mesmo sendo da melhor é sempre um local em que vai haver condensados.
    "Fassam" parte
      CIMG1392 (Small).JPG
    • naar
    • 3 janeiro 2010

     # 8

    Boas,

    Venham fotos, principalmente com bons pormenores como os seus!
  5.  # 9

    Olá boa noite,

    Desde já agradeço a ajuda de todos, mas queria perceber melhor as soluções apresentadas pelo alv.
    Ainda não tenho fotos senão seria mais fácil explicar. Mas vou tentar:

    O perfil da alumínio das minhas janelas é relativamente pequeno, 4 a 5 cm, o que deixa apenas 1,5 a 2 cm entre a dobradiça e o vão de cimento. Por esta razão colocaram a placa de pladur (WA) até ao vão e depois para regulizar toda a zona barraram com a pasta de gesso, a placa de pladur e a parte de cimento.
    Estava tudo muito bonito até começar a chover e a humidade a ser transmitida pelo cimento, isto porque a casa a ainda não está isolada/pintada por fora nos vãos.

    A solução da alheta pareceu-me porreira contudo o que faço à parte de cimento?

    Já agora consegue-me indicar um site para ver as placas cimentícias? E se não for pedir muito para que preços ficam?

    A primeira imagem que colocou assemelha-se com a configuração que tenho. A seguir à alheta, para a direita, faz parte da caixelharia? É que me parecia muito brilhante.

    Muito Obrigado,

    Ricardo Rosa
  6.  # 10

    Olá boa noite,

    peço desculpa voltar à carga mas fiquei bastante curioso para ter mais informação sobre as soluções que o utilizador alv sugeriu, que desde já agradeço a ajuda.

    Obrigado,

    Ricardo Rosa
    •  
      alv
    • 6 janeiro 2010 editado

     # 11

    Vivam!

    Numa rapidinha, as placas cimenticias existem na antiga naturvex, que foi comprada pela euronit. Existem de vários tipos,espessuras e cores. O sitio é euronit.es.
    Quanto a pormenores com fotos vejo que apesar de ter muitas, não as tenho catalogadas, nem comigo. Durante a semana hei-de ter um bocado para arranjar alguma.
    "Fassam" parte.
    • shey
    • 30 agosto 2011 editado

     # 12

    Olá!!
    preciso também da sua ajuda que já percebi que percebe muito de pladur.
    Tenho as paredes de casa em pladur e coloquei um varão para os cortinados. Entretanto, com o peso das cortinas está a ceder o furo do pladur.
    qua a melhor solução? tapo estes furos? (com que tipo de massa?) ou então tapo por completo e faço um novo furo para por o varão?
    Obrigada!!!

    Colocado por: alvVivam!
    Pois eu ando por aí, mas sempre a correr.
    Ricardo, eu sou suspeito, mas o que fez, se lhe estão aexecutar uma boa solução, é o que de melhor se pode fazer a nível de recuperação de edificados.
    O problema, é que quem vende quer vender o que é mais rentável e por vezes isso não é a melhor opção.
    o que quero dizer é que as divisórias tectos e revestimentos interiores das paredes exteriores em sistemas construtivos com placas de gesso laminado (vulgo Pladur) é uma boa solução, mas como em tudo as soluções podem ser simples e não funcionar ou boas e ser o melhor que pode fazer. Ainda assim uma realidade é que por muito simples que seja a solução, geralmenbte ela tem propriedades fisicas de isolamento térmico e acústico muito superiores à solução convencional em alvenaria de tijolo!
    Quanto ao caso em concreto que coloca, o revestimnento das espessuras que existem junto às caixiolharias: Este, sim é um ponto fraco e que requer cuidado alguma parcimónia. Não conheço o caso e cada caso ér específico e pode ter várias soluções, mas o que me parece mais normal e que faço sempre é não barrar, nem colar nada directamente á parede e muito menos deixar que a placa fique em contacto directo com o aluminio, porque como existe condensação (por muito que digam que não) nesse perfil, se a placa de gesso estiver em contacto directo com o perfil, claro que vai funcionar como uma esponja e logo a seguir vêm os bolores.
    Normalmente nessas faixas, se tiver espaço coloco um perfil em forma de omega (maestra ou mestra) de 17mm, sobre o qual fixo a placa de gesso e normalmente resistente à humidade (WA) e senpre com uma alheta que faz com que não toque na caixilharia. Essa alheta actualmente utilizo uma alheta em PVC.
    Outra solução, por vezes, utilizo (sempre que possível) uma placa do tipo Naturvex ou Eternit da Euronit que não são mais que placas cimentícias de 6 ou 8 mm e quando não houver outra hipótese colo-as mas com uma silicano ou selante acrílico, nunca com pasas de gesso.
    Barramentos, só mesmo quando não houver mais nenhuma hipótese.
    Bom ano.
    "Fassam" parte.
    •  
      alv
    • 30 agosto 2011

     # 13

    Vivam!
    Caro shey, em resposta à sua questão, várias coisas podem ter acontecido, mas uma é certa: Não foi aplicada por alguém com conhecimentos para aplicar os cortinados.
    Os cortinados em Pladur são mais fáceis de aplicar que em alvenaria, mas para isso há que saber as técnicas. Desde logo tem de avaliar se o seu revestimento das paredes exteriores tem uma ou duas placas e de que espessura.
    Sabendo isso, tem também de avaliar qual o tipo de carga que este cortinado vai exercer sobre o pano de Pladur, isto porque partindo do principio que s trata de uma carga excêntrica vai fazer, dito de uma forma pouco técnica, mais "força" de torção sobre a placa de gesso. Quando esse esforço é excessivo há que utilizar uma bucha expansiva tipo chapéu de chuva que vai abrir pelo interior da placa.
    O problema aqui tem a ver com a própria escolha das buchas pois, embora parecendo todas iguais, têm de ser as adequadas ao numero e espessura das placas. Outra vezes tem de se adaptar um pater, ou uma anilha mais larga na base do suporte do cortinado para reduzir o esforço de torção, ou no limite fixar esse suporte à parte de alvenaria através da utilização de varão roscado.
    Como vê cada caso é um caso e há imensas soluções, mas tente começar por avaliar quantas e que espessura de placa, e dê uma olhadela no link http://www.mesaco.lda.pt/PDF/Manual%20de%20UsuarioPORT.pdf a partir da página 11.
    Boas obras e "fassam" parte
    Concordam com este comentário: rmrosa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: shey
  7.  # 14

    Caro Shey,

    O especialista aqui é o Alv, e não conseguiria explicar a melhor solução como ele.

    Tal como o alv referiu é efectivamente muito mais simples a colocação de elementos nas paredes, carece unicamente de conhecemos os acessórios indicados.

    O documento que o alv refere é excelente a explicar.

    Abraço

    Ricardo Rosa
    • shey
    • 31 agosto 2011

     # 15

    alv,
    obrigada pela explicação !!!! thanks!!!
 
0.0196 seg. NEW