Colocado por: rmrosainclusivé as paredes exteriores estão forradas em pladur
Colocado por: alvVivam!
Pois eu ando por aí, mas sempre a correr.
Ricardo, eu sou suspeito, mas o que fez, se lhe estão aexecutar uma boa solução, é o que de melhor se pode fazer a nível de recuperação de edificados.
O problema, é que quem vende quer vender o que é mais rentável e por vezes isso não é a melhor opção.
o que quero dizer é que as divisórias tectos e revestimentos interiores das paredes exteriores em sistemas construtivos com placas de gesso laminado (vulgo Pladur) é uma boa solução, mas como em tudo as soluções podem ser simples e não funcionar ou boas e ser o melhor que pode fazer. Ainda assim uma realidade é que por muito simples que seja a solução, geralmenbte ela tem propriedades fisicas de isolamento térmico e acústico muito superiores à solução convencional em alvenaria de tijolo!
Quanto ao caso em concreto que coloca, o revestimnento das espessuras que existem junto às caixiolharias: Este, sim é um ponto fraco e que requer cuidado alguma parcimónia. Não conheço o caso e cada caso ér específico e pode ter várias soluções, mas o que me parece mais normal e que faço sempre é não barrar, nem colar nada directamente á parede e muito menos deixar que a placa fique em contacto directo com o aluminio, porque como existe condensação (por muito que digam que não) nesse perfil, se a placa de gesso estiver em contacto directo com o perfil, claro que vai funcionar como uma esponja e logo a seguir vêm os bolores.
Normalmente nessas faixas, se tiver espaço coloco um perfil em forma de omega (maestra ou mestra) de 17mm, sobre o qual fixo a placa de gesso e normalmente resistente à humidade (WA) e senpre com uma alheta que faz com que não toque na caixilharia. Essa alheta actualmente utilizo uma alheta em PVC.
Outra solução, por vezes, utilizo (sempre que possível) uma placa do tipo Naturvex ou Eternit da Euronit que não são mais que placas cimentícias de 6 ou 8 mm e quando não houver outra hipótese colo-as mas com uma silicano ou selante acrílico, nunca com pasas de gesso.
Barramentos, só mesmo quando não houver mais nenhuma hipótese.
Bom ano.
"Fassam" parte.