Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Um excelente manual de zinco

Manual de aplicação de zincos Rheinzinc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Fernando Gabriel
  2.  # 2

Colocado por: PauloCorreiaUm excelente manual de zinco

Manual de aplicação de zincos Rheinzinc

Estas pessoas agradeceram este comentário:Fernando Gabriel

obrigado pelo documento Paulo
    lembrei-me agora de uma vez contactarem-me da alemanha, de uma empresa a perguntar que tipo de cobertura, acabamento à face utilizavamos cá, a mulher ficou espantada pela percentagem de coberturas em telha que tinhamos, e deve ter ficado contente pois teria um bom mercado para eles, em coberturas metálicas.
  3.  # 3

Tem muito a ver com as matérias primas disponíveis, a zona que eu conheço (triangulo Dortmund/Colónia/Dusseldorf) é puramente produtora de metal, mas existe muita cobertura (inclinada também) com acabamento a telas desde betuminosas mas maioritariamente PVC.
  4.  # 4

Colocado por: pc saldanhaTem muito a ver com as matérias primas disponíveis, a zona que eu coneço (triangulo Dortmund/Colónia/Dusseldorf) é puramente produtora de metal, mas existe muita cobertura (inclinada também) com acabamento a telas desde betuminosas mas maioritariamente PVC.

e já está enraizado, principalmente na europa central, muitas recuperações durante o sec 20 foram feitas em cobertura metálica.

Telas em PVC vs metálicas

Características:

Esta solução permite melhorar as prestações face as coberturas metálicas:

• Custo reduzido de maneira significativa (até mais de 40 por cento nos casos mais complexos).
    • Tempo de aplicação claramente inferior:
    • Fixação sem “patilha deslizante” nem “placa de distribuição”;
    • Fim do problema das juntas;
    • Fácil realização do tratamento dos pontos particulares;
    • Realização de soldaduras por ar quente.
    • Exigência bastante reduzida para a estrutura:
    • A fraca resistência ao vapor de água diminui consideravelmente os riscos de condensação e evita os problemas de ventilação.
    • A flexibilidade das membranas de impermeabilização de PVC permite trabalhar facilmente em todas as formas geométricas de suporte.
    • Redução apreciável dos problemas de dilatação, graças à elasticidade das membranas de impermeabilização em PVC.
    • Peso limitado:
    • A membrana de impermeabilização em PVC pesa apenas 1,8 kg/m2 (1,5 mm de espessura), o que permite fazer grandes economias na estrutura de suporte.
    • Manutenção Limitada:
    • De uma maneira geral, bastam uma inspecção visual e uma simples limpeza dos caleiros e tubos de queda.
  5.  # 5

Agora para aplicar uma betonilha por cima é necessário garantir que as tensões são absorvidas (criando juntas perimetrais e de fraccionamento) e preferencialmente se aplica um sistema de drenagem entre a lâmina e a betonilha, mesmo em coberturas invertidas.
    • naar
    • 2 janeiro 2010

# 6

Colocado por: JackArtO mundo é pequeno, mais um bom trabalho dessa empresa.

x 2 :)
  6.  # 7

No meio de tanta discussão perdi-me... a minha casa tem (irá ter) cobertura plana, os empreiteiros com quem falei desacanselham a tela, dizem k a longo prazo dao sempre problemas. O meu Eng. Cívil quer k coloque tela e eu não sei o k fazer... só não queria infiltraçoes em casa. O que aconselham? zinco?
    obrigado
  7.  # 8

E se for painel Isotérmico em vez de Zinco?

Vou tb começar a construir em fevereiro uma moradia projectada com cobertura plana (e invertida) e como ainda ando com duvidas do material a usar na cobertura numa reunião como empreiteiro perguntei-lhe que opções tinha além do metodo de cobertura invertida.
    Cometou-me que ultimamente em algumas construções está-se a usar os paineis Isotémricos para construções de cobertura plana. Falou-me por exemplo em um modelo como painel 2000>. procurei alguma coisa na net mas este tipo de painel é usado em grandes construções mas encontrei nada em moradias.
    http://www.painel2000.com/index.asp?flintro=off〈=&art=462&menu=9498
    Alguém tem opinião sobre este tipo de solução?
  8.  # 9

desculpem-me o acesso directo à pagina do site é:

http://www.painel2000.com/index.asp?flintro=off&lang=&art=462&menu=9498
    • kami
    • 11 janeiro 2010

# 10

Boas

Isso não é o vulgo painel sandwich?

Cumps
    • naar
    • 11 janeiro 2010 editado

# 11

É, este é de aluminio EDITADO: este é de chapa de aço, tb existem uns de madeira com isolamento!
  9.  # 12

Colocado por: naarÉ, este é de aluminio, tb existem uns de madeira com isolamento!

Desculpe naar, os paineis referidos são em chapa de aço. Estive a ler as suas características. Trata-se de matéria sobre a qual quero estar informado, já que ainda não tenho uma ideia definida para a cobertura plana. Aliás, fiquei alertado para a utilização do zinco. Vou continuar atento.
    Cpts
    • naar
    • 11 janeiro 2010

# 13

Colocado por: technos
    Colocado por: naarÉ, este é de aluminio, tb existem uns de madeira com isolamento!

Desculpe naar, os paineis referidos são em chapa de aço. Estive a ler as suas características. Trata-se de matéria sobre a qual quero estar informado, já que ainda não tenho uma ideia definida para a cobertura plana. Aliás, fiquei alertado para a utilização do zinco. Vou continuar atento.
    Cpts

Eu é que tenho de pedir desculpa :) Tem toda a razão, não li a descrição do produto mas existem do mesmo tipo em aluminio.
  10.  # 14

Tb é chamado o Painel Sandwich:

Painel para Coberturas

Caracteristicas
    PC 1100 - Sistema de Painel Isotérmico para Coberturas

É composto por um conjunto de duas chapas de aço perfiladas interligadas por um núcleo de espuma rígida de poliuretano isenta de CFC´s com 40 kg/m3 de densidade, proporcionando uma elevada resistência mecânica e um excelente isolamento térmico.

O sistema de cobertura PC 1100 está disponível nas espessuras de 30 a 80 mm conforme as características mecânicas e o grau de isolamento térmico pretendidos. Com uma largura útil de 1100 mm é fornecido nas medidas desejadas até 20 m de comprimento.

(informação tirada do site)
  11.  # 15

Sugeriram-me uma tela chamada SIKAPLAN 12G, alguém tem experiência com este tipo de material??

Aguardo opiniões... :D
  12.  # 16

duas pequenas perguntas:

1. Normalmente, penso eu de que, as pessoas que optam por cobertura em painel sandwich ou em zinco, não optam por colocar nenhum tipo de impermeabilização ou isolamento. No entanto, os pormenores construtivos mostram sempre estas duas camadas. O que me está a faltar neste racocínio?

2. Se são aplicadas telas asfálticas ou de PVC neste tipo de coberturas, o problema da durabilidade destas não se mantém? Isto é, optando por uma solução que não seja godo (como a cobertura em sandwich ou zinco), não irei ter os mesmos problemas do que a solução à base do seixo rolado? O que me está a faltar neste racocínio?

Obrigado
  13.  # 17

Colocado por: mitroskaSugeriram-me uma tela chamada SIKAPLAN 12G, alguém tem experiência com este tipo de material??

Aguardo opiniões... :D

Nunca utilizei, é um sistema de tela em PVC... se é SIKA.. normalmente é BOM.
  14.  # 18

Colocado por: electrao1. Normalmente, penso eu de que, as pessoas que optam por cobertura em painel sandwich ou em zinco, não optam por colocar nenhum tipo de impermeabilização ou isolamento. No entanto, os pormenores construtivos mostram sempre estas duas camadas. O que me está a faltar neste racocínio?

São 2 questões muito diferentes.

Isolamento
    Se o painél sandwich possui isolamento, os acessórios não possuem, o que levaria (e levam mas não conte nada a ninguém) a um conjunto enorme de pontes térmicas, pelo que nessas zonas coloca-se isolamento térmico acessório.

No caso das coberturas em painéis sandwich por exemplo, aquilo é muita giro, mas as caleiras são uma chapinha de 0,6mm sem quamquer isolamento, pelo que se não forem bem isoladas, consegue um preço 5 estrelas e ainda recebe gratuitamente as respectivas pontes térmicas. O mesmo se passa nas faces dos muretes onde essas caleiras encostam.

Telas
    Das duas, uma. Ou quem fez o pormenor nunca vi nenhuma cobertura e fez um copy&paste do site do vendedor das telas, ou têm tanta confiança no sistema que decidiu meter um backup, just in case.

Colocado por: electrao2. Se são aplicadas telas asfálticas ou de PVC neste tipo de coberturas, o problema da durabilidade destas não se mantém? Isto é, optando por uma solução que não seja godo (como a cobertura em sandwich ou zinco), não irei ter os mesmos problemas do que a solução à base do seixo rolado? O que me está a faltar neste raciocínio?

O seu erro de raciocino é o habitual em todos os que cliente do Fórum: Pressupõem que a qualidade é garantida pela solução e que existem uma solução que é a melhor de todas.

Não tenho problemas em utilizar qualquer uma das soluções porque aquilo que me vai dar garantias, é a qualidade da mão de obra da aplicação mais do que a qualidade intrínseca da solução em si.

Dito de outro modo, escolha a melhor solução do mundo ou a mais cara (e o zinco não é o mais caro existem coisas muito mais caras), mas se esmagar o preço da mão de obra, há-de ir buscar as garantias ao BPN ou ao BPP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, electrao
  15.  # 19

Então na situação da imagem seguinte foi feito um backup?

Impermeabilização

O seu erro de raciocino é o habitual em todos os que cliente do Fórum: Pressupõem que a qualidade é garantida pela solução e que existem uma solução que é a melhor de todas.

Tenho a referir que ainda estou em fase de projecto. Se nesta altura não me preocupar com os detalhes de projecto (inclusivé os pormenores construtivos), vou-me preocupar com o quê? A qualidade da mão de obra, por mais que tenha razão, é um assunto que só poderei ter em conta quando escolher o empreiteiro e após ele começar a execução da moradia.

No entanto, qualquer advertência que possa ajudar é sempre bem vinda.

Mesmo assim, não consegui ir ao cerne da questão. A questão é, imaginando que uma tela tem uma durabilidade de 15 anos. A cobertura de zinco, em alguns casos, uma durabilidade de 100 anos. Normalmente qual é o procedimento? Retirar a cobertura para substituir a tela? duvido....
    Ou simplesmente ignorar o backup (visto que a durabilidade da cobertura é superior à da tela)?

Obrigado
  16.  # 20

Colocado por: electraoEntão na situação da imagem seguinte foi feito um backup?

sim foi, não era necessário (em minha opinião) embora nesse caso, dada a exposição do local, a cobertura em zinco talvez não fosse a mais aconselhada dai o backup ser mais do que aconselhável.

E volto a repetir: Essa obra era pública e tinha um projecto e portanto não pode ser alterada porque apetece ao empreiteiro. Nestas situações, o empreiteiro faz o que a fiscalização manda, podendo apenas alertar para eventuais problemas. Não é uma obra privada que é feita à vista

Colocado por: electraoA questão é, imaginando que uma tela tem uma durabilidade de 15 anos. A cobertura de zinco, em alguns casos, uma durabilidade de 100 anos. Normalmente qual é o procedimento?

Ou se escolhe uma solução ou a outra.

Colocado por: electraoOu simplesmente ignorar o backup (visto que a durabilidade da cobertura é superior à da tela)?

Se escolher as duas e a debaixo estoirar, fica lá enterrada porque a de cima está a funcionar

Pedro: Já respondi à solução da cobertura curva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, electrao

0.0297 seg. NEW