Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Tenho um imóvel que herdei do meu pai o qual vou vender.
    Considerando mais valias de mais de 150.000eur (valor de compra = valor patrimonial = 43.000eur e valor de venda no mínimo 200.000) estava a tentar perceber qual a melhor opção para se reduzir ao máximo o custo com impostos.

Se for venda apenas, provavelmente nem vale a pena o esforço, visto quue no final do dia irei ter de retirar o dinheiro da empresa e pagar o respectivo imposto em sede de IRS, certo?

Mas se for por exemplo para vender e investir em compra, recuperação e venda de imóveis, será que valerá a pena?
    Quais as grandes vantagens para além de se poder declarar algumas despesas pela empresa (acho que não é relevante essa questão) qual seria a vantagem de fazer isto através de uma empresa ao invés de em nome pessoal?

Li também algures que existe uma modalidade de isenção de IMT para compra de imóveis para revenda? Alguém sabe como funciona?

Obrigado desde já e peço desculpa se isto já foi discutido noutro post, mas não consegui encontrar.
  2.  # 2

Teria de "passar" o imóvel para uma empresa com o CAE de revenda.
    Essas empresas têm de ter 1 ano de actividade aberta.Já as vi à venda no OLX.

Aconselhe-se com um bom contabilista.
    •  
      imo
    • 19 novembro 2021 editado

# 3

Penso que a questão relevante é o IRS sobre as mais valias, ou o IRC sobre o lucro (a diferença nao é muito significativa).
    Partindo do princípio que pretende desenvolver a atividade em pequena escala, eu apostaria em compra e venda sucessiva de habitação própria permanente e na respetiva isenção de IRS no caso de reinvestimento (obrigatório, para tornar a coisa interessante em termos fiscais)
    Boa sorte
  3.  # 4

Colocado por: PalhavaEssas empresas têm de ter 1 ano de actividade aberta.Já as vi à venda no OLX.

Isso vai dar q falar. Nem sabiam q se encontram à venda no olx. Mas conheço diversos casos q criam n empresas desse género para simplesmente para as habilitar para a isenção de imt.
  4.  # 5

Existem opções mas para uma transacção desse tamanho, dificilmente valem o dinheiro e risco de ter de pagar imposto de qualquer modo. Mesmo que vá reinvestir, uma empresa só lhe valeria francamente a pena com grandes recursos a créditos, de resto pode fazer as optimizações comuns sendo ENI com o CAE certo.

A não ser que vá fazer do imobiliário profissão o meu conselho é que pague os 35k de imposto e continue a vida. Os 165K que sobram serão um consolo e com o reinvestimento pode pensar em manobras que lhe darão muito mais dinheiro a ganhar.
  5.  # 6

Muito obrigado pela resposta de todos.

Colocado por: zemvpferreiraExistem opções mas para uma transacção desse tamanho, dificilmente valem o dinheiro e risco de ter de pagar imposto de qualquer modo. Mesmo que vá reinvestir, uma empresa só lhe valeria francamente a pena com grandes recursos a créditos, de resto pode fazer as optimizações comuns sendo ENI com o CAE certo.

A não ser que vá fazer do imobiliário profissão o meu conselho é que pague os 35k de imposto e continue a vida. Os 165K que sobram serão um consolo e com o reinvestimento pode pensar em manobras que lhe darão muito mais dinheiro a ganhar.

A questão aqui é que estou a avançar com estes valores por baixo. O imóvel é um apartamento em Lisboa (T3) que está transformado em escritório. Inclui ainda um terraço. Com 50/60k de obras facilmente valerá 350.000.

Como calculou esses 35k de imposto?

Obrigado,
    Bruno Leal
  6.  # 7

Disse mais valias de 150K, certo? As mais valias imobiliárias são taxadas com um coeficiente de 0,5. Isso leva-nos a 75K taxáveis. O IRS a pagar sobre isso mais taxas, taxinhas e comissões da venda dão sensivelmente um imposto de 50%. 75K vezes 50% é mais ou menos 35K. Ou 40K. Escolha o que preferir.

Quanto aos seus 350,000 de venda: O que vai poupar continua a não justificar as maroscas e os contabilistas que é preciso contratar para ter uma boa hipótese de fugir à mais valia. 3 milhões e meio? Já valia a pena pensar no assunto.

Bem ou mal empregue, o sistema fiscal português é relativamente estanque nas transacções de pequeno-médio porte, especialmente em bens herdados. Não é fácil para ninguém fugir sem correr riscos. Pague o imposto devido e monte um bom sistema para meter o lucro o mais longe possível das mãos do estado português. No máximo aproveite e meta uma remodelação de sua casa dentro dessas contas de obras :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xpto1234

0.0081 seg. NEW