Iniciar sessão ou registar-se
    • ilopes
    • 21 novembro 2021 editado

     # 1

    Bom dia a todos,

    Escrevo este post para tentar obter da vossa experiência alguns insights que me ajudem a tirar dúvidas e sentir-me mais confiante num investimento que estou prestes a fazer.

    Surgiu a possibilidade de adquirir 3 lotes de terreno urbano, prontos a construir e os quais estão juntos uns aos outros, com area total de 1,5Ha, formando um único prédio sito na Moita, freguesia do Penteado. Ficam a cerca de 3 min da A33. O investimento é avultado e para concretizar o negócio tive de me desfazer de um imóvel e entrar, evidentemente, com capitais próprios. A ideia será adquirir os 3 terrenos por um preço mais competitivo para depois vender 2 deles individualmente e com o lucro da venda iniciar a construção da minha moradia.

    Nesta fase e porque estou prestes a assinar o cpcv deparo-me com rasgos de consciência, dúvidas se será um hom investimento, medo que as coisas corram mal.. enfim, acho que tudo isto é perfeitamente normal e legítimo já que estamos a falar de muitos milhares de euros.

    Não conheço muito bem a zona, sei que os terrenos estão situados numa zona calma, próxima de vivendas novas e outras um pouco mais antigas, boas acessibilidades,... os preços ali na zona variam muito, mas há um vizinho que também está a tentar vender um terreno do tamanho de um dos 3 que vou adquirir e ainda não conseguiu desfazer-se dele, o preço que pede está em linha com a média de euros por m2 que pedem na zona. Ora se ele tem o terreno há tanto tempo à venda, cerca de 6 meses, e ainda n a concretizou faz-me pensar..

    Ja pensei também assim que comprar os lotes tentar negociar com um construtor para saber se há interesse da parte de algum que queira investir numa urbanização ali, sendo que eu dou o terreno à troca por 2 ou 3 moradias (exemplo apenas). São tudo ideias mas que nesta fase me dão a volta à cabeça.

    Alguém conhece bem aquela zona? Têm algum vislumbre sobre o futuro dos terrenos / casas ali? Para quem vê de fora é uma zona atrativa? Tem potencial? O Montijo há uns anos atras tb n era nada e hoje em dia é uma das zonas com mais procura na Margem Sul e onde os preços mais subiram. Será que a Moita poderá ir na onda? Será mais fácil vender os terenos individualmente com ou sem projeto aprovado?

    Dito isto pergunto se me podem dar a vossa opinião sincera e baseada na experiência e conhecimento que têm. Fico grata pelo vosso contributo.

    Tks
    IL
  1.  # 2

    Já existe loteamento aprovado?
  2.  # 3

    Boa tarde ADRatrlier,

    Sim já existe já existe PIP para os 3 lotes.

    IL
  3.  # 4

    Boa tarde ADRatrlier,

    Sim já existe já existe PIP para os 3 lotes.

    IL
  4.  # 5

    Repare, PIP - pedido de informação prévia, não é o mesmo que loteamento.
    Assim sendo, o terreno ainda não está dividido. Atenção!

    Colocado por: ilopesBoa tarde ADRatrlier,

    Sim já existe já existe PIP para os 3 lotes.

    IL
    Concordam com este comentário: marco1
  5.  # 6

    15 000m2 e pensa fazer 3 lotes? porque não 6 ou mesmo 10, isso sim é que era rentabilizar pois estar a fazer um processo de loteamento que é caro e algo demorado só para 3 lotes de 5000m2 cada parece-me mau investimento.
  6.  # 7

    se pensa financiar a construção da sua casa ou parte dela com o lucro do negócio então acho um mau investimento.

    primeiro o loteamento não está feito, demora tempo e custa dinheiro. depois quanto tempo vai demorar a vender os lotes para ter dinheiro para construir no seu?

    entre comprar um lote e começar a construir e esperar 3 ou 4 anos, faça você as contas qse o investimento compensa ou não.
  7.  # 8

    Não esquecer que, para a divisão do terreno estar efectiva, é preciso que tenham decorrido obras de urbanização, ou seja, ter feito arruamentos (passeios, asfaltar), infra-estruturas (esgoto, água, etc.), ceder áreas à câmara, pagar taxas por vezes avultadas....
  8.  # 9

    Sou da zona. Comprei na quinta do Anjo, a 1 km da A33 precisamente porque estou farto de estradas até chegar a vias rápidas, estão cada vez piores. Escolhi também perto da estação de Penalva. Para acesso rápido ao comboio para LX. A zona do Penteado não é má.
    Veja se os 3 até à A33 são mesmo 3 mins. É que eu estou em Alhos Vedros, a 5 mins ( e 5 kms) da A33, mas não são 5 mins, é mais perto de 10 mins entre rotundas e semáforos da Moita.
  9.  # 10

    Colocado por: IronManSousaSou da zona. Comprei na quinta do Anjo, a 1 km da A33 precisamente porque estou farto de estradas até chegar a vias rápidas, estão cada vez piores. Escolhi também perto da estação de Penalva. Para acesso rápido ao comboio para LX. A zona do Penteado não é má.
    Veja se os 3 até à A33 são mesmo 3 mins. É que eu estou em Alhos Vedros, a 5 mins ( e 5 kms) da A33, mas não são 5 mins, é mais perto de 10 mins entre rotundas e semáforos da Moita.


    Olá IronManSousa, obrigada pela resposta, sim são cerca de 3 minutos mas o pauloagsantos tem razão, os lotes são grandes e vai ser mais difícil haver alguém interessado em comprar já que o valor também é muito maior e os impostos também. O meu receio é esse... em Alhos Vendros também encontrei um bom lote mas com um tremendo handicap, ouvia-se os tiros de uma associação / campo de tiro que se chama Os Rolos.. de x em x segundos lá se ouvem não dei quantos disparos... horrível. Ja agora pode dizer-me se ainda há lotes perto de si?
  10.  # 11

    Colocado por: ADROatelierNão esquecer que, para a divisão do terreno estar efectiva, é preciso que tenham decorrido obras de urbanização, ou seja, ter feito arruamentos (passeios, asfaltar), infra-estruturas (esgoto, água, etc.), ceder áreas à câmara, pagar taxas por vezes avultadas....


    Boa noite ADR,

    Efetivamente isso está ultrapassado já que o loteamento ja está constituído e as infraestruturas também já existem, nao havendo nada para ceder à Câmara.

    Obg
    IL
  11.  # 12

    Há muitos lotes mas nao tão grandes. Quinta da marquesa. Uma parte é Augi, outra não. Eu comprei na que não é augi. Quinta da Marquesa 2. A quinta da marquesa 3 estava quase a ser legalizada... não sei se já está
  12.  # 13

    Colocado por: pauloagsantosse pensa financiar a construção da sua casa ou parte dela com o lucro do negócio então acho um mau investimento.

    primeiro o loteamento não está feito, demora tempo e custa dinheiro. depois quanto tempo vai demorar a vender os lotes para ter dinheiro para construir no seu?

    entre comprar um lote e começar a construir e esperar 3 ou 4 anos, faça você as contas qse o investimento compensa ou não.


    Pois toucou no aspeto principal que tanto me assusta... estou muito confusa, é muito dinheiro sem grandes garantias e parece-me que posso vir a comprometer os meus próximos anos. O loteamento está feito e está tudo certo na câmara, ou seja desde que o projecto cumpra com as regras definidas é só começar a construir. Mas há sempre um risco grande associado.
  13.  # 14

    Colocado por: ADROatelierRepare, PIP - pedido de informação prévia, não é o mesmo que loteamento.
    Assim sendo, o terreno ainda não está dividido. Atenção!

    Concordam com este comentário:marco1


    Tem razão, fiz confusão, queria dizer que os lotes têm areas ja definidas de implementação entre outras regras, tais como tipo de construção, n° pisos, areas permitidas, etc.
  14.  # 15

    Pelo que refere o loteamento já estará constituído, o que é muito bom. Já surge no registo predial, nas descrições dos artigos?
    Insisto pois referiu no seu post inicial que se tratava de um único prédio.

    De facto, o tamanho do lote é grande. Em termos de impostos, em sede de IMI não é o mais preocupante, pois é avaliada a área da casa e o quintal, independente do seu tamanho, é valorizado de forma distinta.

    Colocado por: ilopes
    Tem razão, fiz confusão, queria dizer que os lotes têm areas ja definidas de implementação entre outras regras, tais como tipo de construção, n° pisos, areas permitidas, etc.

    Colocado por: ilopes
    Surgiu a possibilidade de adquirir 3 lotes de terreno urbano, prontos a construir e os quais estão juntos uns aos outros, com area total de 1,5Ha, formando um único prédio sito na Moita, freguesia do Penteado.
  15.  # 16

    Olá ilopes,

    Vivo no Pinhal Novo, que é mesmo encostado ao Penteado. O Penteado basicamente só tem moradias e tem ainda muito espaço para a construção. O Pinhal Novo está a ficar cada vez mais lotado em termos de espaço para moradias. No centro já há muito pouco (para não dizer nada). Por isso, mais cedo ou mais tarde, as pessoas irão afastar-se para o Terrim, Penteado, etc.

    O Penteado parece-me um excelente sítio para viver. Não tem é nada para além de moradias e uns cafés. Precisa sempre do carro para vir fazer compras ao Pinhal Novo ou Moita, para ir a um Centro de Saúde, correios, loja do cidadão, ginásio, etc.

    Acho que o investimento num terreno ali pode vir a valer a pena. A questão é se tem tempo para esperar que ele efetivamente valorize. Aqui no Pinhal Novo houve muitos casos de terrenos comprados a preços super baratos e agora são vendidos pelo dobro ou o triplo. Mas tiveram que esperar muitoooos anos.

    Certifique-se é que é mesmo um terreno urbano com a possibilidade de contrução.
 
0.0236 seg. NEW