Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Vivo num apartamento de um prédio de 5 andares que tem um recuperador de calor.
    O meu apartamento fica num 4 andar e quando a vizinha do 2 andar liga o recuperador de calor dela eu fico com a minha casa intoxicada de fumo.
    Será que me podem ajudar explicando as possíveis causas e fornecendo soluções de resolução.

    Obrigado

    Joana Silva Martins
  2.  # 2

    A solução parece-me que passa por cada tubo de exaustão ter uma saída própria e em diferentes alturas, uma vez que, parece-me que todos estarão a partilhar a mesma chaminé. A ser assim, o fumo está a fazer retorno (ser sugado) para o seu apartamento.
  3.  # 3

    Colocado por: clasusA solução parece-me que passa por cada tubo de exaustão ter uma saída própria e em diferentes alturas, uma vez que, parece-me que todos estarão a partilhar a mesma chaminé. A ser assim, o fumo está a fazer retorno (ser sugado) para o seu apartamento.


    Essa solução será certamente inviável, caso só exista um tubo para a os 5 pisos.
  4.  # 4

    É falar com o condomínio e pedir a vizinha para não utilizar entretanto.

    Se você não usar a lareira tape a saída da mesma
  5.  # 5

    No meu prédio cada apartamento tem um tubo próprio até à saída no telhado (por isso é que as hottes vão ficando cada vez mais deslocadas lateralmente nos andares mais altos).

    No seu caso poderá ser chaminé comum? Isso não faz muito sentido, qual é a idade do prédio?

    Com a chegada do frio deve ser complicado pedir à vizinha que não acenda a lareira, mas terá de falar com ela, ao mesmo tempo pode ser boa ideia pedir (directamente ou através da administração do condomínio) a visita de uma empresa que possa orçamentar a resolução do problema.
    Os outros vizinhos também têm esse problema? Se for chaminé comum devem ter.
    Concordam com este comentário: Joana Silva Martins
  6.  # 6

    Tive um problema semelhante, as chaminés do prédio eram independentes mas passavam todas encostadas uma ás outras atrás do fogão, após muito estudo cheguei à conclusão que a chaminé do vizinho de baixo se terá incendiado com a fuligem acumulada, aqueceu e rachou, entrando fumo para o meu apartamento no meu caso, tinha recuperador de calor, retirei-o fora, reparei as fissuras e coloquei uma protecção em chapa galvanizada isolada com lã de rocha para prevenir...

    Sendo as chaminés independentes o assunto nada tem a ver com o condominio, e o seguro do vizinho provavelmente também não cobre porque é claramente uma situação de falta de manutenção (as chaminés têm de ser limpas com regularidade!) Se tiver fogão de sala aberto no seu apartamento muito provavelmente tem de o partir para chegar á origem do problema... No meu caso avisei o vizinho e resolvi com uma tarde de trabalho e 60€ de material por minha conta para evitar chatices...

    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves
  7.  # 7

    Eu tinha um problema semelhante com o vizinho do lado. Em determinados dias, quando ele acendia a lareira eu ficava com a sala cheia de fumo que entrava pela minha lareira, apesar das chaminés serem totalmente independentes. Acontece que as chaminés ficavam lado a lado e o fumo saía da chaminé dele e, por alguma razão, era sugado para dentro da minha chaminé.
  8.  # 8

    Colocado por: Bruno.AlvesNo meu prédio cada apartamento tem um tubo próprio até à saída no telhado (por isso é que as hottes vão ficando cada vez mais deslocadas lateralmente nos andares mais altos).

    No seu caso poderá ser chaminé comum? Isso não faz muito sentido, qual é a idade do prédio?

    Com a chegada do frio deve ser complicado pedir à vizinha que não acenda a lareira, mas terá de falar com ela, ao mesmo tempo pode ser boa ideia pedir (directamente ou através da administração do condomínio) a visita de uma empresa que possa orçamentar a resolução do problema.
    Os outros vizinhos também têm esse problema? Se for chaminé comum devem ter.
    Concordam com este comentário:Joana Silva Martins
  9.  # 9

    Cada habitação tem um tubo individual que colina numa mesma chaminé. O meu prédio é de 1995.
  10.  # 10

    Se têm um tubo individual até lá acima terá de ser um dos 2 casos indicados: ou há um tubo partido ou o fumo está a ser sugado. Estranho é ser só para a sua habitação... Mas não sei. Talvez a resposta do forista rxpxxx faça mais sentido, mesmo. Não sei que tipo de empresa poderá contactar para lhe fazerem essa análise, mas seria a minha aposta: procurar alguém que venda e instale recuperadores por exemplo, pode ser que tenham experiência em situações destas...
  11.  # 11

    Experimentem fechar a porta da cozinha quando ligarem o exaustor e abrir a janela da cozinha p rua
 
0.0088 seg. NEW