Colocado por: mrgs89Boa noite,
Peço desculpa caso já exista uma questão semelhante no fórum, mas as que encontrei não respondiam bem à minha questão.
A minha situação é a seguinte: desde há duas semanas para cá que caem pingas de água do teto da minha casa de banho. Mal me apercebi da situação fui informar o vizinho de cima, que me disse estar com uma fuga mas que já tinha chamado alguém para reparar. Passadas duas semanas, e vários contactos, a situação não só se mantém, como piorou: a água agora cai de mais do que um sitio, as paredes da casa de banho e do quarto ao lado estão a ficar manchadas e húmidas, e pequenos pedaços de estuque cairam do tecto.
Já voltei a falar com o meu vizinho mas ele não está a cooperar: a casa é alugada, "implorei" que falasse com o senhorio para ele activar o seguro, mas ele diz-me que a casa de banho dele está bem agora e recusou-se a dar-me o contacto do senhorio.
Comprei esta casa há 4 meses, pelo que percebi não há um condomínio formalizado e a pessoa que supostamente vai estando a cargo do assunto não se encontra, neste momento, em Portugal.
Posto isto, alguém sabe que opções tenho? A situação está a agravar-se, e receio que algo grave aconteça.
Nas minhas pesquisas vi a possibilidade de ir ao registo predial saber quem é o dono da fração e tentar algo junto do Julgado de Paz, mas não sei realmente como proceder.
Se alguém tiver alguma ideia, ou tenha passado por algo semelhante, fico agradecida!
Obrigada
Comprei esta casa há 4 meses, pelo que percebi não há um condomínio formalizado e a pessoa que supostamente vai estando a cargo do assunto não se encontra, neste momento, em Portugal.
Colocado por: Damiana Maria
Enquadre o tema:
condomínio há, uma vez que existem vários proprietários, o que não está é organizado; se o seu dano provém de umaparte própria - não de uma parte comum- o condomínio (conjunto de proprietários) não é chamado a resolver nada: o assunto é apenas com ambos proprietários e o seu seguro/s.
Eu começaria por encontrar o proprietário da casa de cima, pode ser que ele nem saiba; se não resolver por aí resta-lhe a justiça, tem aí, no post anterior.
Colocado por: BoraBora Ele não deverá ter um seguro multirrisco , caso contrário já teria resolvido o problema pois os danos por agua estão, normalmente, incluídos neste tipo de seguros. O inquilino não é o responsável por essa obra embora pudesse ajudar a identificar o proprietário.
Mas o vizinho que recebe as quotizações não sabe quem é ?
Colocado por: luixmod
pergunte a outros vizinhos pelo contacto do senhorio, eles podem saber!
acho estranho o problema numa casa alugada ter sido resolvido pela pessoa que está a pagar o aluguer, ainda mais ele pagou a reparação, deve ser a primeira vez...não é um pouco suspeito?
Colocado por: mrgs89
Já tentei dois vizinhos mas nenhum me soube ajudar. É um prédio relativamente pequeno, e pelo que percebi, apenas 3 frações, incluindo a minha, estão ocupadas pelos donos. Todas as outras são alugadas.
Também achei muito estranho serem os inquilos a responsabilizar-se pela reparação dos danos, mas suponho que talvez tenham sido eles a causá-los e, por isso, não terem informado o dono.