Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    Peço desculpa caso já exista uma questão semelhante no fórum, mas as que encontrei não respondiam bem à minha questão.
    A minha situação é a seguinte: desde há duas semanas para cá que caem pingas de água do teto da minha casa de banho. Mal me apercebi da situação fui informar o vizinho de cima, que me disse estar com uma fuga mas que já tinha chamado alguém para reparar. Passadas duas semanas, e vários contactos, a situação não só se mantém, como piorou: a água agora cai de mais do que um sitio, as paredes da casa de banho e do quarto ao lado estão a ficar manchadas e húmidas, e pequenos pedaços de estuque cairam do tecto.
    Já voltei a falar com o meu vizinho mas ele não está a cooperar: a casa é alugada, "implorei" que falasse com o senhorio para ele activar o seguro, mas ele diz-me que a casa de banho dele está bem agora e recusou-se a dar-me o contacto do senhorio.
    Comprei esta casa há 4 meses, pelo que percebi não há um condomínio formalizado e a pessoa que supostamente vai estando a cargo do assunto não se encontra, neste momento, em Portugal.
    Posto isto, alguém sabe que opções tenho? A situação está a agravar-se, e receio que algo grave aconteça.
    Nas minhas pesquisas vi a possibilidade de ir ao registo predial saber quem é o dono da fração e tentar algo junto do Julgado de Paz, mas não sei realmente como proceder.
    Se alguém tiver alguma ideia, ou tenha passado por algo semelhante, fico agradecida!
    Obrigada
  2.  # 2

Colocado por: mrgs89Boa noite,
    Peço desculpa caso já exista uma questão semelhante no fórum, mas as que encontrei não respondiam bem à minha questão.
    A minha situação é a seguinte: desde há duas semanas para cá que caem pingas de água do teto da minha casa de banho. Mal me apercebi da situação fui informar o vizinho de cima, que me disse estar com uma fuga mas que já tinha chamado alguém para reparar. Passadas duas semanas, e vários contactos, a situação não só se mantém, como piorou: a água agora cai de mais do que um sitio, as paredes da casa de banho e do quarto ao lado estão a ficar manchadas e húmidas, e pequenos pedaços de estuque cairam do tecto.
    Já voltei a falar com o meu vizinho mas ele não está a cooperar: a casa é alugada, "implorei" que falasse com o senhorio para ele activar o seguro, mas ele diz-me que a casa de banho dele está bem agora e recusou-se a dar-me o contacto do senhorio.
    Comprei esta casa há 4 meses, pelo que percebi não há um condomínio formalizado e a pessoa que supostamente vai estando a cargo do assunto não se encontra, neste momento, em Portugal.
    Posto isto, alguém sabe que opções tenho? A situação está a agravar-se, e receio que algo grave aconteça.
    Nas minhas pesquisas vi a possibilidade de ir ao registo predial saber quem é o dono da fração e tentar algo junto do Julgado de Paz, mas não sei realmente como proceder.
    Se alguém tiver alguma ideia, ou tenha passado por algo semelhante, fico agradecida!
    Obrigada

pergunte a outros vizinhos pelo contacto do senhorio, eles podem saber!
    acho estranho o problema numa casa alugada ter sido resolvido pela pessoa que está a pagar o aluguer, ainda mais ele pagou a reparação, deve ser a primeira vez...não é um pouco suspeito?
  3.  # 3

Realmente no Registo Predial poderá obter uma cópia não certificada (mais barata) de todo o condomínio onde encontrará a informação que pretende e que lhe permitirá contactar directamente o proprietário.
    Essa informação é importante para, se necessário, avançar com a queixa no Julgado de Paz. Neste deverá descrever a situação com os pormenores possíveis ( fotos dos danos são muito importantes) e solicitar que o proprietário X resolva o problema o mais rapidamente possível. Ele não deverá ter um seguro multirrisco , caso contrário já teria resolvido o problema pois os danos por agua estão, normalmente, incluídos neste tipo de seguros. O inquilino não é o responsável por essa obra embora pudesse ajudar a identificar o proprietário.

Mas o vizinho que recebe as quotizações não sabe quem é ?
  4.  # 4

Enquadre o tema:
    condomínio há, uma vez que existem vários proprietários, o que não está é organizado; se o seu dano provém de uma parte própria - não de uma parte comum - o condomínio (conjunto de proprietários) não é chamado a resolver nada: o assunto é apenas com ambos proprietários e o seu seguro/s.

Eu começaria por encontrar o proprietário da casa de cima, pode ser que ele nem saiba; se não resolver por aí resta-lhe a justiça, tem aí, no post anterior.
  5.  # 5

Colocado por: Damiana Maria

Enquadre o tema:
    condomínio há, uma vez que existem vários proprietários, o que não está é organizado; se o seu dano provém de umaparte própria - não de uma parte comum- o condomínio (conjunto de proprietários) não é chamado a resolver nada: o assunto é apenas com ambos proprietários e o seu seguro/s.

Eu começaria por encontrar o proprietário da casa de cima, pode ser que ele nem saiba; se não resolver por aí resta-lhe a justiça, tem aí, no post anterior.

Muito obrigada! Na verdade, quando disse formalizado o que queria dizer era mesmo isso: organizado. Sei que a obrigatoriedade de formação de condominío está prevista na lei. Tendo em conta que o dano provém, sem dúvida, da fracção de cima, apenas gostaria de entrar em contacto com o condomínio no sentido de tentar apurar quem é o dono do apartamento.
  6.  # 6

Colocado por: BoraBora Ele não deverá ter um seguro multirrisco , caso contrário já teria resolvido o problema pois os danos por agua estão, normalmente, incluídos neste tipo de seguros. O inquilino não é o responsável por essa obra embora pudesse ajudar a identificar o proprietário.

Mas o vizinho que recebe as quotizações não sabe quem é ?

Eu também creio que o dono da fração de cima não deverá ter seguro. Ou então, as pessoas que neste momento estão a alugar o apartamento não têm interesse em que o dono saiba da situação, pois recusaram-se a dar-me o contacto do mesmo alegando que entrariam elas mesmas em contacto com ele. Talvez haja, da parte dos inquilos, pouco cuidado com o apartamento.
    A pessoa que supostamente é responsável pelo condominio nunca entrou em contacto comigo para qualquer pagamento de quotas, e um dos vizinhos informou-me que não está em Portugal. Mas a vizinha que me informou é uma pessoa de idade, não tinha qualquer contacto.
    Penso que vou mesmo seguir essa indicação, e tentar o registo predial.
    Muito obrigada!
  7.  # 7

Colocado por: luixmod

pergunte a outros vizinhos pelo contacto do senhorio, eles podem saber!
    acho estranho o problema numa casa alugada ter sido resolvido pela pessoa que está a pagar o aluguer, ainda mais ele pagou a reparação, deve ser a primeira vez...não é um pouco suspeito?

Já tentei dois vizinhos mas nenhum me soube ajudar. É um prédio relativamente pequeno, e pelo que percebi, apenas 3 frações, incluindo a minha, estão ocupadas pelos donos. Todas as outras são alugadas.
    Também achei muito estranho serem os inquilos a responsabilizar-se pela reparação dos danos, mas suponho que talvez tenham sido eles a causá-los e, por isso, não terem informado o dono.
  8.  # 8

Colocado por: mrgs89

Já tentei dois vizinhos mas nenhum me soube ajudar. É um prédio relativamente pequeno, e pelo que percebi, apenas 3 frações, incluindo a minha, estão ocupadas pelos donos. Todas as outras são alugadas.
    Também achei muito estranho serem os inquilos a responsabilizar-se pela reparação dos danos, mas suponho que talvez tenham sido eles a causá-los e, por isso, não terem informado o dono.

Pois assim nessa situação você é que leva com os problemas!! Enfim á pessoas e pessoas!
  9.  # 9

camara municipal, policia municipal, julgado de paz, etc
  10.  # 10

Se não consegue viabilizar a correcção do assunto, pode colocar a questão à câmara, para iniciar o processo.
    Vá reunindo documentação e lista das suas diligências, com as datas.
  11.  # 11

mrgs89:

pode pedir uma vistoria de salubridade aos serviços da sua CM que se ocupam desse tema; eles vão a SUA casa, entregam-lhe o relatório, você paga e depois vai à procura do proprietário do andar de cima, de onde vem a água, com o relatório na mão.

Não lhe parece mais rápido e mais práctico consultar o registo predial e notificar oficiosamente o proprietário ?
    Custa 1 € por página e dão na hora.
    Depois logo vê qual é a situação e já pode tomar as melhores - e mais rápidas - medidas.

Claro que se o proprietário não proceder a reparar a causa da insalubridade da SUA casa pode reclamar junto da CM, porque a informação/ decisão desta é vinculativa. A CM, então, notificará oficialmente o proprietário.

0.0165 seg. NEW