Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes amigos.li o vosso dialogo e constactei que tb " sofro " da mesma patologia.Muito agradecia aqueles que superiormente saibam da matéria que tivessem a gentileza em me ajudar .Desde já o meu bemhaja.Situaçaõ:
    1. casa sec . xvi - local- loures
    2. adquiri ha 1 ano.
    3.construção em pedras de basalto com união entre elas ,tipo adobe, que se desfaz com a simples passagem de um pauzito.
    4.reboco de cimento no interior e exterior com pintura
    5. substitui as janelas de guilhotina por pvc
    6. pavimento em pedra- lioz
    7.telhado novo, sem qualquer manifestação de humidades daí proveniente.Tectos secos
    A casa ainda não está habitada pela familia. Antes de ontem e ontem ao chegar ( com todas as janelas e portas fechadas apanhei um grande susto! tinha uma mesa de marmore na cozinha repleta de grandes goticulas de agua. As parede, ao passar a mão igual leitura.
    Muito vos agradecia que me orientassem:
    a. devo picar as paredes do exterior que ainda tem a pintura antiga com estaladelas e aplicar nesta isolamentos? quais e como ?
    b. as paredes no interior apresentam rodapé de azulejos , não se podem retirar
    Esta bombastica manifestação de condensação que me deixaram perplexo verifica-se nas paredes viradas às nortadas .
    Ontem ao fim do dia abri o sistema oscilobatente das janelas em pvc e qual a minha satisfação , quando hoje de manhã ao passar pela obra verifiquei uma expressiva redução da condensação.
  2.  # 2

    ... claro, substituiu as janelas originais de madeira, que deixavam a casa respirar e ventilar.. e colocou umas completamente estanques em PVC... agora condensa. Imagine se viverem lá dentro com aquecimentos ligados...
    Os revestimentso que utilizar nessas parede de alvenaria de basalto, deverão ser o mais permeáveis possiveis ao vapor de agua.
    O reboco de cimento interior.. não ajuda, deveria ser à base de cal.
    Isolar, não, poruq não me parece que tenha infiltrações.
    Os azulejos.. coitados, deixe lá estar.. se são originais tem aí uma fortuna e uma mais valia para o imóvel...
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradas... claro, substituiu as janelas originais de madeira, que deixavam a casa respirar e ventilar.. e colocou umas completamente estanques em PVC... agora condensa. Imagine se viverem lá dentro com aquecimentos ligados...
    Peeeeedro!

    O problema NÃO É a casa ter deixado de ter correntes de ar pelos caixilhos de madeira! :-))
    (isto seria OUTRO problema!) :-)

    "Lá fora", na rua, nestes últimos dias temos tido humidades de mais de 90% quase em permanência!
    Para mim, quanto muito, seria exactamente o contrário. A humidade exterior estaria a infiltrar-se dentro da casa pelas paredes e a condensar nas superfícies mais frias (tampo de mármore, paredes da cozinha, paredes a Norte).

    Mas, uma vez que ao abrir a janela a condensação parece ter diminuido, pode ser que seja simplesmente resultado de ter havido obras recentes (ze manel, diga de sua justiça), PINTURAS, etc., e que a água que ainda esteja a ser libertada pelo processo de cristalização dos materiais estar a condensar-se onde pode.

    O pavimento em pedra Lioz deve ajudar a manter a casa (que ainda não está habitada) razoavelmente "frigorífica".

    Estou de acordo que, para o revestimento interior devia ter sido um reboco com cal, ou um acabamento com estuque. Mas, quanto a mim, não tem nada a ver com a "permeabilidade" da parede. Tem mais a ver com a capacidade que esse revestimento - quando seco - tem em fazer de «mata-borrão» (absorvendo a humidade em excesso no interior da casa).

    Não me parece que a causa do fenómeno sejam as falhas na pintura no exterior. Eu aponto para o excesso de humidade do ar e de frio (soluções óbvias: desumidificar e aquecer).


    PS: Já vos aconteceu chegarem de manhã ao vosso carro e ele estar cheio de humidade POR DENTRO (mesmo sem estar ninguém lá dentro)?
    O que se passou foi que fecharam o carro com o ar com um determinado grau de humidade relativa. Como a temperatura baixou durante a noite essa quantidade de humidade tornou-se excessiva e condensou. A solução para acabar com a condensação, toda a gente sabe: é abrir as janelas ou ligar o aquecimento do carro.
  4.  # 4

    Luiiiis.....!
    Também pode ser isso, sim senhor... ;)
  5.  # 5

    Pedro, LOL !
    Eu repito-me:
    O problema NÃO É a casa ter deixado de ter correntes de ar pelos caixilhos de madeira! :-))
    (isto seria OUTRO problema!) :-).

    CONCORDO, claro, que se as janelas "ventilassem" melhor provavelmente não teria tantos problemas de condensação.

    Podia ter umas infiltraçõezitas, correntes de ar e uns assobios desagradáveis mas isso, como disse, seria OUTRO PROBLEMA.
 
0.0128 seg. NEW