Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Pensei que tivesse a cave toda enterrada. Claramente que ganharia em enterrar o resto que falta na zona norte. Tem de pensar fazer ali paisagismo e encher com terra. A nivel térmico ia ganhar e atenuava ali uma descontinuidade com o exterior.

    As pontes térmicas nas cornijas e nas palas de proteção ja era de esperar...(pessoalmente eu vivo bem com isso, outros podem achar inadmissível)

    As pontes térmicas das janelas também estao impec. Se fosse caixilhos em PVC nao veríamos o gradiante que vemos. Sabendo que o alumínio é um condutor térmico de excelência, ja se sabe que quando se mete este tipo de caixilharia vamos ter sempre estes resultados. As caixas de estores nem se nota que la estao. Espetáculo mesmo.

    Para mim ficou ali um podre interior no pilar do canto do quarto onde faz a transição da parede dupla com ETICS. Parece que ficou mal arremedando e ha passagem no isolamento. No pilar do escritorio a norte ainda compreendo, mas no canto sul/este no quarto acho que podia ter outro resultado.

    De uma forma geral acho que esta muito bem conseguida a sua parede dupla. Nada de novo para acompanhou a sua obra aqui no forum!

    Pergunta de 1M €, esta contente com os resultados e com o que sente dentro da casa?

    -------

    Um pequeno reparo para ajudar os users do fórum a interpretar melhor as fotos.
    Nao se pode comparar directamente as cores de uma foto térmica de uma casa em parede dupla com uma casa com revestimento exterior ETICS. Na parede dupla o ultimo pano (exterior) é um tijolo de 10-15 cm enquanto numa parede de ETICS é uma placa de esferovite de 6 cm, por exemplo.

    O tijolo sendo um material denso, comparativamente ao esferovite, absorve e armazena a energia solar adquirida ao longo do dia enquanto o esferovite sendo um bom isolante com densidade baixa, nao consegue guardar essa energia.

    O que pode criar a ideia que uma parede às 20h da noite estando a vermelho, esta a deixar passar o calor de dentro para fora, o que é errado, pois é apenas irradiação térmica dos ganhos solares adquiridos durante o dia.
  2.  # 62

    Colocado por: BigmouseCuriosidades

    Apesar de não possuir ainda a ligação a tomada de ar ao ventilador do recuperador, circula algum caudal pela conduta de extração.


    Colocado por: BigmouseCuriosidades

    Apesar de ainda não possuir a VMC, ja existe circulação de ar pelas tubagens.


    Fenómeno Venturi. Diferenças de pressao (interior/exterior e propria tubagem) devido à circulação de ar e diferentes temperaturas. Um principio parecido ao que se aplica nas grelhas de ventilação auto reguláveis.

    Colocado por: BigmouseAcho que vou ter de ir acabar o isolamento da tubagens no sótão


    Com a nova lei térmica, essas tubagens VMC tem de ser isoladas.
    • Jome
    • 25 novembro 2021

     # 63

    Colocado por: NostradamusO que pode criar a ideia que uma parede às 20h da noite estando a vermelho, esta a deixar passar o calor de dentro para fora, o que é errado, pois é apenas irradiação térmica dos ganhos solares adquiridos durante o dia.

    Pode criar a ideia, ou pode mesmo estar a perder calor, sem mais informação não consegue chegar a nenhuma das 2 conclusões.
  3.  # 64

    Que mais informações quer? Sugiro-lhe ir ver o projecto do autor deste tópico. Das obras mais completas que existe no fórum actualmente. Rapidamente chega à conclusão que nao há interrupções no isolamento nas paredes.

    Segundo essa ordem de ideias apenas a fachada norte e este do quarto estao bem isoladas.

    Ou, como e porque estaria a perder calor pela garagem (zona a vermelho) quando é um espaço nao aquecido? Além de estar também isolado da própria habitação - cozinha e sala
    • Jome
    • 25 novembro 2021

     # 65

    Colocado por: NostradamusQue mais informações quer?


    eu ja respondi ao autor do topico, se fizer o mesmo teste num dia sem sol, já tira qualuqer duvida.



    Colocado por: NostradamusOu, como e porque estaria a perder calor pela garagem (zona a vermelho) quando é um espaço nao aquecido?

    como o nostradamus referiu e bem, as cores ajudam a ler as fotos mas convem olhar para "escala" de temperatura e principalmente, ter muito cuidado a comparar cores entre fotos.
  4.  # 66

    A pensar nisso, se repararem fixei a paleta de cor dentro da mesma gama de temperaturas, para facilitar as leituras e comparações.

    Colocado por: Jomecomo o nostradamus referiu e bem, as cores ajudam a ler as fotos mas convem olhar para "escala" de temperatura e principalmente, ter muito cuidado a comparar cores entre fotos.
    Concordam com este comentário: Mini1300
  5.  # 67

    Quando vier uns dias de chuva e Encoberto volto a tentar. O pior é que nestes dias a temperatura minima, não tende a ser muito baixa para acentuar o contraste.
    Colocado por: JomeSeria interessante se fizesse as medições da temperatura nas fachas num dia sem sol, aí poderá chegar à conclusão se é perda de calor ou se é temperatura do sol acumulada no tijolo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jome
    • Jome
    • 25 novembro 2021

     # 68

    Colocado por: BigmouseA pensar nisso, se repararem fixei a paleta de cor dentro da mesma gama de temperaturas, para facilitar as leituras e comparações.



    Eu não estou a dizer que é perda térmica do interior, apenas referi que para se ter a certeza ou tirar dúvidas, fazer o testo num dia sem sol ajudará.
    O bigmouse está a fazer um belo registo, agradeço a partilha.
  6.  # 69

    Não irá ser possível aterrar este espaço. É neste local que serão instaladas as maquinas exteriores de aqs e ar condicionado.
    O mais provável é instalar ETICS, ficando só a espessura da laje por isolar.


    Colocado por: NostradamusPensei que tivesse a cave toda enterrada. Claramente que ganharia em enterrar o resto que falta na zona norte. Tem de pensar fazer ali paisagismo e encher com terra. A nivel térmico ia ganhar e atenuava ali uma descontinuidade com o exterior.


    Não sei bem como justificar aquele canto, porque o isolamento corre a mesma o pilar.

    Colocado por: NostradamusPara mim ficou ali um podre interior no pilar do canto do quarto onde faz a transição da parede dupla com ETICS. Parece que ficou mal arremedando e ha passagem no isolamento. No pilar do escritorio a norte ainda compreendo, mas no canto sul/este no quarto acho que podia ter outro resultado.


    Neste momento não estou contente com o conforto térmico, principalmente na zona dos quartos. Vou ter de arranjar apoio para aquecimento. Em relação ao ETICS, não estou nada contente com a parte acústica.
    Penso que com apoio do AC, irei ter poucos custos para manter a casa com conforto térmico. Associar a isso a VMC ainda vai ser melhor. Com t€mpo la chegaremos.

    Colocado por: NostradamusPergunta de 1M €, esta contente com os resultados e com o que sente dentro da casa?


    Eu tenho as tubagens isoladas, nas zonas a que não tenho acesso (tecto falso), com lâ de 3cm. Na zona do "sotão", não tive ainda oportunidade de instalar o isolamento, mas já tenho o rolo de lâ de 5cm aqui em casa. Na zona entre transição entre os pisos é que não consegui colocar devido a espessura.

    Colocado por: Nostradamus
    Com a nova lei térmica, essas tubagens VMC tem de ser isoladas.
    •  # 70

      .
        Sem Título3.jpg
    •  # 71

      Colocado por: BigmouseEm relação ao ETICS, não estou nada contente com a parte acústica.

      Como é que sabe que o ruido vem pelas paredes e não pelos vãos exteriores?
    •  # 72

      Porque é a única zona e parede onde isso acontece. O teste de ouvido nota se muito a diferença.

      Colocado por: Pickaxe
      Como é que sabe que o ruido vem pelas paredes e não pelos vãos exteriores?
    •  # 73

      Colocado por: BigmousePorque é a única zona e parede onde isso acontece. O teste de ouvido nota se muito a diferença.

      Qual é o tijolo/bloco que utilizou?
    •  # 74

      Bigmouse, já tem o certificado energético? Pode partilhar?
    •  # 75

      Tijolo térmico pareceram de 24cm e eps 100 de 10cm.

      Parede dupla de tijolo térmico de 19cm, xps 4+4cm e tijolo tradicional de 11cm


      Colocado por: Pickaxe
      Qual é o tijolo/bloco que utilizou?
    •  # 76

      Ainda não tenho certificado. Ainda não começaram a tratar da licença de utilização.

      Colocado por: RUIOLIBigmouse, já tem o certificado energético? Pode partilhar?
      Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
    •  # 77

      Colocado por: BigmouseTijolo térmico pareceram de 24cm e eps 100 de 10cm.

      Este tijolo tem que ter reboco nas duas faces, como não leva argamassa nas juntas verticais, e como costuma ter algum empeno, essas juntas verticais são uma via rápida para o ruido.
    •  # 78

      É uma das possibilidades. Mas as outras paredes estão iguais.

      Em último caso se vir que não consigo viver com aquilo, vem o esp abaixo e leva lâ.

      Colocado por: Pickaxe
      Este tijolo tem que ter reboco nas duas faces, como não leva argamassa nas juntas verticais, e como costuma ter algum empeno, essas juntas verticais são uma via rápida para o ruido.
    •  # 79

      Aproveitei que o dia de ontem foi de chuva e pouco sol e durante a noite temperatura baixas 3º para fazer mais uma campanha.

      Fachada Norte (zona Quartos)
      Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna, Nostradamus
        FLIR1134.jpg
        FLIR1132.jpg
    •  # 80

      Fachada Norte (zona Quartos)
      Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna, Nostradamus
        FLIR1159.jpg
        FLIR1160.jpg
        FLIR1161.jpg
     
    0.0346 seg. NEW