Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde! Precisava da vossa ajuda/ opinião se possível.Desde já peço desculpa pelos erros no texto, não sou portuguesa de origem.=)
    Eu estou com um imóvel em vista, uma casa no valor de 30.000€, no entanto, a casa está a precisar de algumas obras.
    A casa não tem a cozinha mobilada, em termos de chão e tetos encontra-se em mau estado e também precisa ser remodelada a esse nível, as paredes precisam de ser arranjadas, queria também que as paredes fossem isoladas.
    Eu queria comprar a casa e fazer obras de reparação do que lá se encontra, arranjar a cozinha, etc. sozinha sem ser a imobiliária, mas como vou ter que pedir dinheiro ao banco, não sei até que ponto isso era possível.
    A agéncia que me está a vender falam em fazer o crédito todo junto inicialmente, fazer o CH mais obras, são eles que contratam o empreiteiro pelo que eu percebi e apresentaram-me o orçamento de 30000 euros em obras.
    Só que achei estranho porque quando perguntei pela documentação da casa para verificar a documentação nas finanças, conservatória,ver se a casa não está penhorada etc o agente disse que agora com a nova lei a documentação só o banco é que pode ver. Será isso mesmo assim? Outra dúvida, neste caso se eles fizerem as obras e algo ficar mal feito há alguma garantia neste caso?Perguntei se podíamos ir ver como as obras serão feitas mas a resposta foi que não podíamos ver nada nesta fase, só mesmo acordar os pormenores com o empreiteiro(sempre dentro daquele valor limíte) e ver já o resultado no fim da obra.

    Qual acham que seria a melhor solução? O crédito pessoal para obras está fora de questão.
    Não sei se consegui explicar bem, mas também sou nova nisto e não tenho mesmo nenhuma ideia de como as coisas se processam.
    Muito obrigada!
    • hangas
    • 23 novembro 2021 editado

     # 2

    Todo esse secretismo por parte da agência cheira a esturro à légua.

    Colocado por: yanulya95o agente disse que agora com a nova lei a documentação só o banco é que pode ver. Será isso mesmo assim?


    Isso é treta do agente. Eu só por essa tirada, virava-lhe as costas e ia embora.

    Se há alguém que tem que ver a documentação do que vai comprar em primeiro lugar, é o comprador.
    O banco também vai ter que ver porque é quem vai emprestar o dinheiro, mas essa relação é apenas entre si e o seu banco. A agência não tem que se envolver com o seu banco diretamente.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, Holy_Grail
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yanulya95
  2.  # 3

    Não é sensato comprar um imóvel sem ver a competente documentação.
    Concordam com este comentário: yana95, Pobretanas90
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yanulya95
  3.  # 4

    E não poder visitar durante as obras! Fuja disso
    Concordam com este comentário: yana95
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yanulya95
  4.  # 5

    Muito obrigada a todos pela ajuda=)Mais uma dúvida: qual a documentação em particular eles estão obrigados a apresentar?Muito obrigada desde já
    • RCF
    • 24 novembro 2021

     # 6

    Colocado por: yanulya95Muito obrigada a todos pela ajuda=)Mais uma dúvida: qual a documentação em particular eles estão obrigados a apresentar?Muito obrigada desde já

    caderneta predial urbana
    certidão permanente
    licença de utilização
    certificado energético

    estes são os 4 documentos fundamentais, para se fazer uma escritura de compra e venda
    Concordam com este comentário: yana95
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yana95
    • RCF
    • 24 novembro 2021

     # 7

    Colocado por: yanulya95quando perguntei pela documentação da casa para verificar a documentação nas finanças, conservatória,ver se a casa não está penhorada etc o agente disse que agora com a nova lei a documentação só o banco é que pode ver. Será isso mesmo assim?

    Claro que não é assim...
    Imagine-se então que não recorria a Banco para empréstimo... ninguém via esses documentos?!
    O vendedor tem de facultar, previamente, toda a documentação necessária, não só para fazer a escritura, mas para confirmar que está a comprar, efetivamente, aquilo que lhe estão a prometer vender.
    Por vezes, há discrepâncias, por exemplo, entre a área registada e a área efetiva (ou a área que lhe dizem ser a real). Só através da análise à documentação pode confirmar se não existe essa discrepância.
    Concordam com este comentário: yana95
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yana95
  5.  # 8

    Aproveito o topico para perguntar quais sao os bancos que neste momento estão a fazer credito habitaçao + obras ,ou seja ,avaliam a casa como se ja tivesse restaurada???
    obrigado
    Concordam com este comentário: yana95
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yana95
  6.  # 9

    E visitar a casa durante as obras o comprador pode e deve certo?=)
  7.  # 10

    Também não sei quais são os bancos que fazem isso e gostava de saber
    • hangas
    • 24 novembro 2021 editado

     # 11

    Colocado por: yana95Também não sei quais são os bancos que fazem isso e gostava de saber


    Uma pesquisa rápida no Google por "Crédito Obras" e encontrei pelo menos este produto (sem querer fazer publicidade)

    https://www.santander.pt/credito/credito-habitacao/credito-para-obras
    https://www.bancoctt.pt/o-seu-credito/obras
    https://www.novobanco.pt/particulares/credito-habitacao/obras-em-casa

    Mas diria que todos os bancos tem um produto semelhante se perguntar no seu balcão.
    Concordam com este comentário: yana95
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yana95
    • hangas
    • 24 novembro 2021 editado

     # 12

    Colocado por: yana95E visitar a casa durante as obras o comprador pode e deve certo?=)


    Não estou a ver como não, mesmo no caso que lhe propuseram.
    Afinal as obras iriam ser feitas depois da escritura e de o vendedor receber a totalidade do dinheiro, certo?

    Depois da escritura a casa seria sua, ponto! Não estou a ver como a poderiam impedir de entrar na sua casa.

    Se for a yana95 a contratar as obras diretamente com um crédito para obras, depois de comprar o imóvel como está, com um CH normal, também claro que sim. Mas isso já será um acordo entre si e o empreiteiro que escolher.



    Se quiser mesmo aquela casa, este cenário seria o recomendado. Comprar a casa como está e depois fazer as obras.
    Mas aqui convinha pedir orçamentos e estudar o crédito antes de fazer a compra.
    Mas para isso o agente teria que lhe dar acesso ao imóvel para o mostrar aos empreiteiros, e se calhar não lhe vão facilitar a vida.
    Concordam com este comentário: yana95
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yana95
  8.  # 13

    Colocado por: RCF
    caderneta predial urbana
    certidão permanente
    licença de utilização
    certificado energético

    estes são os 4 documentos fundamentais, para se fazer uma escritura de compra e venda
    Concordam com este comentário:yana95
    Estas pessoas agradeceram este comentário:yana95


    Peça também a planta do imóvel carimbada pela câmara
    Concordam com este comentário: yana95
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yana95
  9.  # 14

    Enviei um e-mail para aquele agente a perguntar mais uma vez o que perguntei ontem presencialmente e vai em baixo aquilo que ele respondeu...

    Sim, durante as obras poderão visitar o imóvel. Em Portugal a garantia de obra só é obrigatória em construções novas e por um prazo de 5 anos.

     

    Relativamente à documentação do imóvel a mesma será disponibilizada apenas e só aquando da assinatura do contrato de compra e venda que determina as condições do negócio e que antecede a escritura. O contrato terá de ser assinado assim que o banco autorizar o crédito. Ainda assim, legalmente, não a podem enviar para o banco, essa parte é exclusiva da intermediação de crédito.

     

    Mais informo que, caso o banco autorize o financiamento, o contrato promessa será assinado no prazo máximo de 24 horas sendo obrigatória a entrega de 500€ a título de sinal (este valor é depois restituído com o crédito pessoal), ok?

     
  10.  # 15

    Será isto normal?
  11.  # 16

    Não é normal, não lhe querem dar a documentação para que seja obrigada a usar o serviço de intermediação de crédito da agência.

    Eu esquecia este negócio e seguia em frente, há muita gente a querer meter a mão já...
    Concordam com este comentário: yana95, desofiapedro, RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yana95
  12.  # 17

    Fuja desse "negócio"!!
    As red flags são mais que muitas, nem vale a pena insistir mais.
    Concordam com este comentário: yana95, salvador99, ForcePT
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yana95
  13.  # 18

    Muito obrigada pela vossa ajuda, será que todas as imobiliárias funcionam assim dessa forma?
  14.  # 19

    Colocado por: Pobretanas90Não é normal, não lhe querem dar a documentação para que seja obrigada a usar o serviço de intermediação de crédito da agência.

    Exato a imobiliária apenas quer ir aos bancos onde tem acordo, não vejo mal se o comprador não for prejudicado
    Concordam com este comentário: yana95
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yana95
    • RCF
    • 24 novembro 2021

     # 20

    Colocado por: yana95E visitar a casa durante as obras o comprador pode e deve certo?=)

    Certo.
    É recomendável que o faça
    Concordam com este comentário: yana95
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yana95
 
0.0231 seg. NEW