Iniciar sessão ou registar-se
    • hangas
    • 23 novembro 2021 editado

     # 1

    Tenho esta situação que não sei a melhor forma de resolver.
    Aquele tudo PEAD de 40mm deve ter sido colocado aquando do aterro do jardim (acho que em 2004) e deve ficar na horizontal para ai a quase um 1 metro de profundidade.

    Com o tempo o terreno compactou e foi puxando o tubo para baixo ao ponto a tampa do mesmo ter ficado assim.
    Qual a melhor forma de resolver isto?

    Já pensei em:
    - fazer uma emenda com duas uniões PEAD de 40 para acrescentar uns cm.
    - fazer uma emenda mas a fazer uma ferradura ou pescoço de cavalo para permitir algum jogo.

    Existe alguma junta de ligação "flexivel" para PEAD que possa por ali?

    Aquilo tem uma bomba submersa, imagino que não haverá problema em desferrar quando abrir aquela secção.
      IMG_0794.jpeg
  1.  # 2

    Alivia o tubo a volta da terra para ganhar alguma folga.


    E coloca uma união e um tubo a vir mais acima 1m para ficar com folga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  2.  # 3

    Colocado por: RicardoPortoAlivia o tubo a volta da terra para ganhar alguma folga.


    Pois, eu comecei por ai. A tentar desenterra-lo todo e deixa-lo mais folgado. Mas o raio do tubo está mesmo bem enterrado. Abri uma vala com um meio metro de profundidade e outro tanto de comprido. O tubo só ai parece começar a curvar para a horizontal. E a puxar à mão não cede nem um pouco.

    Parece que vou mesmo que cavar mais...
    • SrR
    • 23 novembro 2021

     # 4

    Se nao escavar vai se ver lixado para fazer os engates nesses acessórios.
    • SrR
    • 23 novembro 2021

     # 5

    Se nao quiser escavar nada há sempre outras maneiras de fazer a coisa
    • hangas
    • 23 novembro 2021 editado

     # 6

    Colocado por: SrRSe nao quiser escavar nada há sempre outras maneiras de fazer a coisa


    Não me importo de escavar um bocado mais para conseguir trabalhar melhor.
    Mas para expor o tubo completamente, parece que teria mesmo que abrir uma vala a serio no jardim.
  3.  # 7

    O tubo vai na diagonal desde que entra na terra?
    • hangas
    • 23 novembro 2021 editado

     # 8

    Colocado por: rjmpiresO tubo vai na diagonal desde que entra na terra?


    Parece ir praticamente vertical até para ai meio metro abaixo. Depois parece que começa a curvar (ligeiramente) mais para a horizontal. Foi quando percebi que não o ia conseguir expor totalmente para lhe dar folga e parei de cavar.


    Nessa altura foi quando pensei no plano B de apenas desenroscar o aperto do tubo no joelho e meter a tampa no lugar.
    Depois cortar o tubo rente ao chão para meter uma união direita com um bocado mais de tubo, e nessa extensão meter um joelho novo com rosca macho nova à nova cota.
  4.  # 9

    Se vai vertical eu também aplicava uma união e acrescentava tubo.
    Concordam com este comentário: SS1128
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  5.  # 10

    Mas se abateu isso em 17 anos já deve estabilizado.
    Concordam com este comentário: hangas
    • hangas
    • 24 novembro 2021 editado

     # 11

    Colocado por: SrRSe nao quiser escavar nada há sempre outras maneiras de fazer a coisa


    Imagino que uma delas seria cortar o tubo cerâmico uns cms abaixo, não?
    Passou-me pela cabeça por breves instantes, numa de "não vai maomé à montanha..." Mas pensei na poeirada que iria cair para dentro do furo e eventualmente contaminar a àgua. Para além do risco acrescido de num descuido cortar cabos das sondas ou a corda de suporte.


    Ou questão para quem tem mais experiência nisto dos furos. Depois de desatarraxar a junta existente, é fácil colocar a tampa no lugar. Estive a pensar (talvez demais) que aquilo está agarrado a uns 100m de tubo, cheio de agua mais o peso da bomba.
    Uma pessoa consegue levantar aquilo à mão, ou preciso de me munir de uma mini-grua?

    É que 100m de agua assumindo ~2 polegadas, são mais de 200Kg só em agua.
  6.  # 12

    Ainda tem mais hipóteses para contornar o assunto, mas é preferível optar pela mais simples.

    Também podia acrescentar outra curva metálica à já existente e colocava uma união com rosca direita (em vez dessa curva que tem)


    Levantar meio metro é fácil, não precisa de ser nenhum Hércules.
    Concordam com este comentário: hangas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
    • hangas
    • 24 novembro 2021 editado

     # 13

    Colocado por: rjmpiresTambém podia acrescentar outra curva metálica à já existente e colocava uma união com rosca direita (em vez dessa curva que tem)


    Estou a ver.. vai-me trazer a união plástica uns 5 ou 6cm para trás e para baixo, que pode ser justamente o que preciso.
    Excelente ideia!

    Portanto meter uma destas para fazer o resto do U.


    Colocado por: rjmpiresLevantar meio metro é fácil, não precisa de ser nenhum Hércules.

    Pois.. se calhar pus-me a fazer contas de mais. Munca levantei nenhum, nem 1cm,

    Mas se o conseguir puxar pelo curvo metálico, com um pé de cada lado até ele assentar tudo bem.
    Isto partindo do principio que ele assim que se soltar da rosca plástica não dispara para o sitio com o próprio peso.
  7.  # 14

    Colocado por: hangasMas se o conseguir puxar pelo curvo metálico, com um pé de cada lado até ele assentar tudo bem.
    Isto partindo do principio que ele assim que se soltar da rosca plástica não dispara para o sitio com o próprio peso

    Experimente a "sentir-lhe" o peso antes de desacoplar, para também não se aleijar no processo.
    Quando tirei a minha bomba+50m de tubo, facilmente a levantava só com o impulso das pernas, portanto levantar um palmo e pousar direitinha na boca do tubo não deve ser difícil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  8.  # 15

    Colocado por: hangasPortanto meter uma destas para fazer o resto do U.

    Sim, isso mesmo.
  9.  # 16

    Colocado por: rjmpiresExperimente a "sentir-lhe" o peso antes de desacoplar, para também não se aleijar no processo.


    Eu experimentei um bocado, e não mexeu, talvez mais por estar a ser puxada pelo tudo PEAD que pelo peso.
    Mas confesso que não fiz muita força, com medo que se "despipasse".

    Mas sim, quando estiver com tudo pronto para fazer a operação, faço um ensaio com mais confiança.
    • SrR
    • 24 novembro 2021

     # 17

    Sem abrir nada metia uma junção metálica e uma uniao pead
    • SrR
    • 24 novembro 2021

     # 18

    Colocado por: hangasquestão para quem tem mais experiência nisto dos furos. Depois de desatarraxar a junta existente, é fácil colocar a tampa no lugar. Estive a pensar (talvez demais) que aquilo está agarrado a uns 100m de tubo, cheio de agua mais o peso da bomba.
    Uma pessoa consegue levantar aquilo à mão, ou preciso de me munir de uma mini-grua?




    Colocado por: SrRSem abrir nada metia uma junção metálica e uma uniao pead
    • SrR
    • 24 novembro 2021

     # 19

    Uma porra destas , é k com esses acessórios de aperto rapido precisa de folga para trabalhar neles, ja com a junção facilita o trabalho
    Concordam com este comentário: rjmpires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
      juncao-sede-conica-mf-1-2-latao.jpg
  10.  # 20

    Colocado por: SrRUma porra destas , é k com esses acessórios de aperto rapido precisa de folga para trabalhar neles, ja com a junção facilita o trabalho
      juncao-sede-conica-mf-1-2-latao.jpg

    É boa ideia também, mas pode sempre ligar primeiro o tubo no aperto rápido (sem o fechar), enroscar e só depois "apertar" o aperto rápido..
    De qualquer das formas esse acessórios não são nada caros e é uma maneira melhor de fazer o serviço e ganhar mais uns cm de folga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
 
0.0200 seg. NEW