Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.

    Venho desta forma perguntar se sabem de alguma forma de o banco ter que aceitar a dação sem haver incumprimento do pagamento. Abaixo descrevo a situação actual para melhor compreensão.

    Tenho um imóvel (Apartamento mais garagem, ou seja, 2 fracções) em meu nome que foi avaliado à um ano e meio pelo banco onde tenho o empréstimo pelo valor de 187 500,00€. Neste momento o valor da divida dividido por 3 empréstimos (1 geral bonificado + 2 multi-opções) totaliza menos de 136 000,00€. Tenho a casa à venda aproximadamente por esse valor, mas tendo em conta a situação actual do mercado imobiliário, estou mesmo muito interessado em fazer a dação, pois tenho a maior urgência em mudar de localidade de residência. Já abordei o gerente da agência do banco onde tenho o empréstimo de forma verbal, que me negou o interesse em aceitar a dação do mesmo. Como não tenho prestação nenhuma em atraso nem quero ter, de modo a poder comprar habitação noutra localidade, tenho mesmo interesse em efectuar esta dação.

    A outra solução sei que é abandonar a casa e ir viver pra outra alugada e mais cedo ou mais tarde a casa actual será penhorada e o meu nome constará da "lista negra" do Banco de Portugal, situação que quero evitar a todo o custo.
    Também não posso alugar pois o valor da renda é muito alto e nunca conseguiria inquilinos que pagassem o equivalente à prestação mensal.

    Resumindo se tiverem conhecimento de algum processo que possa obrigar ou pressionar a instituição bancária a aceitar a casa por dação visto o valor do imóvel ser mais alto que a dívida agradeço imenso informação.

    Muito Obrigado!
    • jmvb
    • 24 abril 2008

     # 2

    Pois é, não tem hipótese nenhuma que o banco fique com o seu imóvel em dação. Trate de a vender porque senão ficam-lhe com a casa pelo valor da divida. Porque não tenta o "troca de casa"?
  2.  # 3

    Se calhar não me expliquei bem. Eu não me importo que o banco fique com a casa pelo valor da dívida, aliás é mesmo isso que quero. Eu estou a vender a casa abaixo do preço de mercado, mas dada a urgência e o mau momento do mercado imobiliário tenho o maior interesse em "entregar" a casa ao banco pelo valor em divida.

    O "troca de casa" se é uma modalidade que me apresentou uma imobiliária é muito bom, mas é pra empresa de crédito. Fico com duas casas e durante 2 anos só pago uma, o pior é k a prestação da outra kontinua a akumular na divida, o k não me interessa mesmo nada.

    A outra única opção que me parece fiável é a premuta, mas dado que nem todos os construtores ou proprietários querem ficar com a minha casa e eu também quero procurar uma casa mais barata é complicado.
    •  
      FD
    • 28 abril 2008

     # 4

    O que quer, pelo que sei, não é possível.

    É em que zona? Por vezes existem investidores que compram a preços mais baixos que os do mercado (normalmente 75%), como parece ser o caso...
  3.  # 5

    A zona é Setúbal. Ou melhor arredores de Setúbal (Faralhão). Muito bem localizado, perto de todos os acessos, serviços básicos e transportes, além do que é perto do campus do IPS que garante quartos alugados a alunos ou professores todos os anos.

    Se alguém tiver interessado em saber mais contacte-me por [email protected] e terei todo o gosto em enviar-lhe mais detalhes.

    Obrigado mais uma vez.
  4.  # 6

    Por experiencia propria nao aconselho o troca de casa.
    O meu caso é identico ao seu ... eu morava em Beja e por motivos profissionais mudei-me para a zona de Lisboa, dada a urgencia fiz o troca de casa, estive um ano sem prestacao da casa antiga mas dada a crise imobiliaria não consigo vender o meu imovel, em 2002 o apartamento custou-me 16700cts neste momento estou a pedir 72000€ que é o valor da divida em suma estou a pagar dois empretimos de casa... o meu orçamento tem de ser bem esticadinho
 
0.0119 seg. NEW