Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Muito obrigado por todas as opiniões. Resolvi aceitar o projecto tal como está e amanhã já vai dar entrada na câmara. Lógico que há sempre pontos de vista diferentes . Isso é bom. Mas após reflexão julgo que não há necessidade de alterar nada.
    Concordam com este comentário: Troino
  2.  # 22

    Qual o orçamento de que dispõe para executar essa obra?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nito67
  3.  # 23

    Ainda não pedi orçamentos . Como tinha dito agora vai entrar o projecto na câmara . Depois vou tratar dos projectos das especialidades e só depois vou pedir orçamentos. Espero que para 131 m2 de construção consiga fazer no máximo por 200 mil euros. Mas da maneira que os preços estão a aumentar já não sei
  4.  # 24

    Colocado por: Nito67Ainda não pedi orçamentos . Como tinha dito agora vai entrar o projecto na câmara . Depois vou tratar dos projectos das especialidades e só depois vou pedir orçamentos. Espero que para 131 m2 de construção consiga fazer no máximo por 200 mil euros. Mas da maneira que os preços estão a aumentar já não sei


    por isso eu perguntei se sabia os custos daqueles envidraçados todos, se os custos forem muitos altos depois vai alterar o projeto aprovado para reduzir a area dos mesmos ??
    • Nito67
    • 26 novembro 2021 editado

     # 25

    Não me parece que passe por aí. Eu comecei por apontar um valor de 150 mil euros quando iniciei o projecto. Agora com os aumentos e a arquitectura estou a pensar em 200 mil. Espero que chegue. Estamos a falar de uma moradia com vista para o mar. Tenho que aproveitar a vista. Com menos vidro já não seria o mesmo projecto. Quanto acha que os vidraçados todos poderão custar? Será que 20 mil chegam?
  5.  # 26

    Eu prefiro construir uma moradia mais pequena e investir na qualidade dos materiais. Há pessoas que constroem vivendas enormes e depois cortam em tudo o que podem, fugindo aquilo que tinham idealizado. Prefiro qualidade à quantidade.
    Concordam com este comentário: RCF, Peper87, Beto1980, Easidomo
  6.  # 27

    Colocado por: Nito67O que acham?


    Olá,
    Uma pena uma moradia com 3 pisos não ter garagem.
    Planeia abrir a cave ao exterior (garagem, porta corta-fogo?) ou é mesmo assim fechada (arrumação, homecinema, etc)?

    Acho interessante a solução. Embora o janelão fique a norte (e todos os problemas que advêm daí), as janelas laterais acabam por dar alguma dinâmica (solar) à casa.

    Por outro lado, seria conveniente tentar fazer as escadas o mais esbeltas possível. Pelo menos em planta, têm uma presença/protagonismo enorme... talvez demasiado.

    É uma casa de férias?
    Porque se é uma primeira habitação parece que lhe falta algo. Seria conveniente pedir ao técnico que desenhe a mesa e o sofá, caso considere ter uma sala de estar por exemplo.
  7.  # 28

    Colocado por: Nito67Segundo me disse o Arquitecto será para não ter que afastar mais do vizinho. O terreno não é muito grande e foi necessário fazer alguma ginástica para se implantar o que queríamos . Entre as minhas janelas e as do vizinho tem que haver 10 metros de distância (artigo 60). Como ele já tem janelas, eu não posso.


    Essa lei (RGEU) tem 70 anos (1951, nalgumas zonas entrou em vigor uns anos mais tarde). A casa do vizinho será anterior à lei?
    Isto porque algumas câmaras definem os afastamentos (das fachadas em relação ao limite de terreno) com base nessa regra.
    Daí, se cada vizinho respeitar os "seus" 5m. Terá 10m entre os dois.

    Ora, eu desconheço a sua câmara, mas parece-me uma daquelas normas fáceis de justificar o seu incumprimento, no caso do seu vizinho ter incumprido também. Igualdade de direito. Ou seja, se você guarda os seus 5m, já fez a sua parte até.

    Também depende do tipo de espaço que o vizinho tem atrás dessas janelas. São quartos, salas, corredores, wcs?
    Não é tudo a mesma coisa.

    O próprio artigo 60º deixa alguma abertura para o seu incumprimento em função da Câmara.

    Isto porque é sempre uma pena, uma casa isolada de 4 frentes, não desfrutar da luz solar a SUL. É sempre outra coisa.
  8.  # 29

    Colocado por: Nito67Eu prefiro construir uma moradia mais pequena e investir na qualidade dos materiais. Há pessoas que constroem vivendas enormes e depois cortam em tudo o que podem, fugindo aquilo que tinham idealizado. Prefiro qualidade à quantidade.


    Boa atitude. Mas para isso, se calhar teria sido preferível apostar num volume mais uniforme e compacto. A sua volumetria é rica em tetos a isolar, coberturas a revestir, etc etc... Isto para não falar na estrutura, nos corpos em consola/balanço etc... ou no rácio desfavorável de área de fachada para área útil interior... muitos pontos suscetíveis a patologias. Parte do orçamento será para compensar as desvantagens técnicas da volumetria escolhida. Apesar de que se entende a opção para privilegiar a vista a norte.
  9.  # 30

    Está casa foi pensada para ser uma casa de férias. No entanto poderei passar aqui a maior parte do tempo quando chegar a reforma
    • Nito67
    • 27 novembro 2021 editado

     # 31

    A construção de 3 pisos é para aproveitar a vista para o mar.
    • Nito67
    • 28 novembro 2021 editado

     # 32

    O Arquitecto teve que criar um projecto num terreno em que tinha algumas limitações. Desde logo a área de implantação que rondava os 90 metros quadrados . Daí ter que utilizar volumes suspensos, abdicar de ter uma garagem fechada, etc
    De notar que um terreno está num declive virado a norte. Todas as moradia nesta urbanização estão viradas a norte para aproveitarem as vistas deslumbrantes para o rio Minho e para o mar. A sul temos vista para as casas dos vizinhos
  10.  # 33

    Colocado por: Nito67Desde logo a área de implantação que rondava os 90 metros quadrados . Daí ter que utilizar volumes suspensos


    Mas esse volume suspenso vai-lhe contar para a área de implantação, sabe disso, certo?
    Não tinha que fazer nada suspenso (o que encarecerá a obra).
  11.  # 34

    Colocado por: Nito67Está casa foi pensada para ser uma casa de férias. No entanto poderei passar aqui a maior parte do tempo quando chegar a reforma


    Será que cabe ali um sofazito na cozinha? Convinha pensar nisso.
  12.  # 35

    Se couber um sofá na sala já está bom.
  13.  # 36

    Os módulos suspensos permitem ter duas varandas cobertas a nascente e a poente . A norte permite ter uma cobertura para o automóvel. Para além disso da um ar moderno a moradia . Eu gosto . Lógico que há quem não goste. Os gostos não se discutem .
  14.  # 37

    Colocado por: Nito67Os módulos suspensos permitem ter duas varandas cobertas a nascente e a poente . A norte permite ter uma cobertura para o automóvel. Para além disso da um ar moderno a moradia . Eu gosto . Lógico que há quem não goste. Os gostos não se discutem .


    E eu também gosto, nada contra.
    Só achei curiosa a vontade de construir pequeno porque o que importa é o conforto, o isolamento e o controlo orçamental... mas vendo bem, a volumetria é tudo menos amiga da carteira ou de evitar problemas técnicos... muito menos prática a nível térmico.
  15.  # 38

    Eu confio no Arquitecto e na sua equipa de engenheiros. Eles já desenharam e elaboraram projectos bem arrojados e não tem havido problemas técnicos nas suas obras. Está será mais uma e estou certo que me vou sentir bem naquele espaço, assim tenha saúde e longevidade para o desfrutar. E a terceira moradia que vou construir. Cada uma tem sido mais arrojada que a anterior. Nunca me arrependi pelas opções tomadas.
  16.  # 39

    Colocado por: Nito67Eu confio no Arquitecto e na sua equipa de engenheiros. (...) Nunca me arrependi pelas opções tomadas.


    Nem podia ser doutro modo.

    Apenas lhe comentei que não é por questões legais que a implantação (parte que toca no terreno) é reduzida. Pode ser muitas muitas razões, como deixar mais jardim disponível por exemplo. Mas por questões legais não será, porque os volumes suspensos também contam para a área de implantação.

    Colocado por: Nito67Eu prefiro construir uma moradia mais pequena e investir na qualidade dos materiais. Há pessoas que constroem vivendas enormes e depois cortam em tudo o que podem, fugindo aquilo que tinham idealizado. Prefiro qualidade à quantidade.


    Nisto também tem razão, e certamente tudo será acautelado.
    Mas a "qualidade" de que fala, tem mais que ver com a qualidade espacial e não tem tanto que ver com o conforto em si ou contensão orçamental. E isso não tem mal nenhum. Porque senão encontraria um contrassenso numa sala ter que isolar por cima e por baixo, num quarto ter que isolar por cima e pôr baixo, ter vãos a norte (perdas energéticas) ainda por cima desse tamanho, não ter ganhos solares no inverno (sem vãos a sul), quando "aquece" a cozinha está a aquecer a cave também (porque não há porta)... o ferro que levará nos corpos em balanço, etc.

    Claro que tendo vista a norte não poderia ser doutro modo, essa é a tal "qualidade" que a sua casa tem intrinsecamente. O resto terá que pagar mais para compensar e ter conforto, pois o conceito da casa "rema contra a maré" nesse aspeto.

    Por isso perguntei se era uma casa de férias. De verão será um espetáculo.
  17.  # 40

    Quanto a perda de energia também temos que ter em conta que a temperatura média no mês mais frio ( Janeiro ) ronda os 13 graus . Se a casa estivesse no interior onde há bem mais frio, seria um problema a resolver, ali não me preocupa . Com um bom piso radiante a aquecer e a arrefecer esse aspecto está salvaguardado . A casa também terá uma piscina nas traseiras e lógico que tem uma entrada para a cave. Como aquele espaço não está dado como garagem não terá uma porta grande, mas num futuro poderá ser diferente. Também num futuro o telhado por cima da cozinha se a lei permitir poderá ser transformado numa grande terraço panorâmico.
 
0.0216 seg. NEW