Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas,

    Nos últimos tempos tenho exposto algumas dúvidas e agradeço genuinamente todas as respostas. Não quero de forma alguma monopolizar o forum, mas surgiu outra questão que acredito que me possam ajudar.
    É o seguinte: vou instalar PRH, mas a planta da moradia apenas previu espaço para um bomba de calor AQS (monobloco). Estava a pensar colocar tudo na lavandaria. A lavandaria tem 1.9m x 3m.

    lavandaria

    Por norma, quanto espaço é preciso para o deposito de inércia e outros elementos necessários para PRH? Se utilizar uma bomba de calor, para o PRH, exterior, consigo colocar o resto do material no espaço de uma máquina de lavar? Do lado oposto, tenho 40cm da parede até a porta (o comprimento são os 3m). Em alternativa, consigo colocar tudo nessa parede? Se não, qual a profundidade necessária para conseguir meter as máquinas nessa parede? 60cm chegava?


    Obrigado
  2.  # 2

    60cm mão chega.

    E precisa de uma unidade exterior para bomba calor.

    Coloque a planta mais geral, que isso tem que ganhar espaço para uma área tecnica
  3.  # 3

    só com estes elementos não se consegue dar qualquer resposta, existem maquinas que fazem aquecimento, arrefecimento e AQS que somente ocupam 600x600x1900(comprimentoxlarguraxaltura)

    qual é a resposta do instalador? como é que ele vai fazer a instalação? quais os equipamentos que precisa de instalar??
    Concordam com este comentário: pvieira91
  4.  # 4

    Esta planta nao está totalmente atualizada. Em vez da garagem vamos ter um alpendre.

    No orçamento tenho isto:

    Sistema AQS
    Fornecimento e aplicação de bomba de calor BAXI AQS 300 ou equivalente, incluindo misturadora termostatica e ligação á rede
    de água fria e quente. (possivelmente vou trocar esta por termobrasa, uma vez que a BAXI é vitrificada e não inox)

    Aquecimento Central
    Execução de pavimento radiante para aquecimento tendo como fonte energetica uma bomba de Calor Monobloco da marca BAXI
    com deposito de inercia 100L a executar de acordo com as regras para o bom funcionamento.

    planta
  5.  # 5

    Colocado por: RicardoPorto60cm mão chega.

    E precisa de uma unidade exterior para bomba calor.

    Coloque a planta mais geral, que isso tem que ganhar espaço para uma área tecnica


    Ja coloquei a planta, o que acha?
  6.  # 6

    Vieira isso já está aprovado para estar a receber orçamentos ou são só estimativas?

    Essa planta (diferente de projecto) não cumpre acessibilidades…
    De facto acho a Lavandaria não grande e num sítio demasiado central.
    Passar com a roupa pela casa e mais ainda pela entrada em casa?…
    Mas se se imagina aí…
    Resolva as acessibilidades ainda assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  7.  # 7

    Colocado por: gil.alvesVieira isso já está aprovado para estar a receber orçamentos ou são só estimativas?

    Essa planta (diferente de projecto) não cumpre acessibilidades…
    De facto acho a Lavandaria não grande e num sítio demasiado central.
    Passar com a roupa pela casa e mais ainda pela entrada em casa?…
    Mas se se imagina aí…
    Resolva as acessibilidades ainda assim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pvieira91


    O problema das acessibilidades é por causa do WC? O meu arq disse que resolvia facilmente - imagino que trocando a banheira por uma base de duche. O lote é relativamente pequeno para casa térrea, foi o melhor que conseguimos. Mas estamos contentes. T3 com escritório, 2 suites, mud room e lavandaria em 160m2 de implantação, sem que, na nossa opinião, nenhuma das divisões seja pequena para a sua função, é otimo. E a planta que coloquei não é a mais atual. A porta do office para a sala foi substituída por armarios embutidos virados para o openspace e o corredor passou de 1.5m para 1.2m.
  8.  # 8

    wc acessibilidades
  9.  # 9

    Eu tenho é dúvidas que possa ter janelas dos quartos a 3m do muro do terreno... Têm o projeto aprovado? Há câmaras que não permitem isso com 3m, só com 5m
  10.  # 10

    Colocado por: RicardoPortoEu tenho é dúvidas que possa ter janelas dos quartos a 3m do muro do terreno... Têm o projeto aprovado? Há câmaras que não permitem isso com 3m, só com 5m


    Off-topic, deleted
  11.  # 11

    pode dizer qual a camara?
  12.  # 12

    Colocado por: marco1pode dizer qual a camara?

    Qual o interesse? Estamos a desvirtuar o propósito do tópico.
  13.  # 13

    como queira, para mim tem interesse pois convem saber quais as camaras que aceitam as acessibilidades assim ou assado
    neste seu caso essa sua wc não cumpre.
    penso tambem que poderia tentar prolongar a lavandaria á extrema pois como está não vai dar para tudo o que lá tem.
  14.  # 14

    Se fosse ainda garagem ou se o alpendre mantiver a parede lateral esquerda, fazia aí a zona técnica.

    Algo com 1,5m x 3m
  15.  # 15

    Colocado por: pvieira91

    Off-topic, deleted


    Ok.
    Não chega.
    É pequena.
    Reciclagem, roupa.
    Tábua de passar a ferro quadro electrico…
    Essa despensa é pequena.
    A meu ver claro.
  16.  # 16

    Obrigado pelo feedback. Vou procurar aumentar um pouco a lavandaria.
  17.  # 17

    Aumente a lavandaria 2m no sentido da garagem e faz uma pala por cima da porta de entrada.

    Depois segue em alpendre
    Concordam com este comentário: pvieira91
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  18.  # 18

    Eu eleminava a parede que divide da garagem e o hall
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  19.  # 19

    Colocado por: RicardoPortoEu tenho é dúvidas que possa ter janelas dos quartos a 3m do muro do terreno... Têm o projeto aprovado? Há câmaras que não permitem isso com 3m, só com 5m

    afinal tinha razão, veio para tras por causa disso. O arq da CM faz a avaliação a conta-gotas. Encontra um problema e reprova o projecto. Corrige-se, arranja outro problema que já existia na versao original. Andamos nisto.
  20.  # 20

    Não era assim tão irrelevante.. mas siga para a frente, o arquiteto que pense bem e optimize o projeto.
    No limite terá que fazer RC + Piso 1
 
0.0224 seg. NEW