Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos!

Peço desde já desculpa por eventuais perguntas que possam ser "simples", mas realmente a ideia será sempre tentar obter informações..

Portanto em 2020 adquiri um terreno e na altura contratei um topografo para ir lá fazer um levantamento de limites e medidas do mesmo, dado que ele se encontra entre outros dois terrenos sem nenhum tipo de construção, ou seja tive de utilizar o levantamento para perceber quais os meus limites e com isto posteriormente vedar o terreno.

Posto isto, entretanto este ano resolvemos avançar com o arquiteto para iniciar o projeto, ao que ele nos refere que é necessário um levantamento "diferente" com acesso ao ficheiro AUTOCAD.

Contactei a empresa que me realizou o levantamento de limites e expliquei a situação ao que referiram que o trabalho anterior foi apenas uma planta para medição de areas e determinação de limites do lote.
    E para dar entrada dum pedido de licenciamento na camara é necessario outro levantamento que obedece às regras/normas do municipio + termo responsabilidade e copia de habilitação técnica, tendo um orçamento de 420€

A minha questão prende-se no seguinte. O facto de já ter pago um levantamento de limites não tornaria este segundo levantamento mais "facil"? Estará este valor dentro do "normal" praticado?

Necessitava mesmo da vossa opinião neste assunto, sendo uma area que não domino..

Obrigado a todos e boa semana
  2.  # 2

Peça mais orçamentos.. a partida tendo eles o ficheiro do levantamento basta fornecer o cad

Agora há municípios com regras topográficas mais exigentes que obrigam a ir outra vez ao sítio e levantar como deve ser.

Mas o que pediu da 1a vez?

420eur é um levantamento já algo complexo, não é dum terreno simples
    Concordam com este comentário: antonylemos
  3.  # 3

parece um valor exagerado mesmo sendo para cumprir todas as norma do município ser for o caso, ha municípios mais complicados que outros. o ideal seria um topografo habituado a trabalhar para o municipio em causa. pergunte ao arquiteto se trabalha com algum topografo.
  4.  # 4

Colocado por: JoaoDA minha questão prende-se no seguinte. O facto de já ter pago um levantamento de limites não tornaria este segundo levantamento mais "facil"? Estará este valor dentro do "normal" praticado?

Não, tem de ser realizado tudo novamente.
    O valor que lhe é dado, pode ser caro ou não, não sei... peça outras cotações.
    o Arquitecto não arranja isso?
  5.  # 5

peça outros orçamentos.

Colocado por: JoaoDO facto de já ter pago um levantamento de limites não tornaria este segundo levantamento mais "facil"?
    não. o trabalho acaba por ser o mesmo que nao ter ido lá antes.. aliás.. se pedirem levantamentos dos prédios contíguos com alçados ainda é mais complicado
  6.  # 6

Colocado por: RicardoPortoa partida tendo eles o ficheiro do levantamento basta fornecer o cad
    depende. eles não têm obrigação de fornecer nada do trabalho anterior.
  7.  # 7

No primeiro trabalho, pediu planta dos limites, para retificação, confirmação de áreas e limites.

Agora precisa de um levantamento topográfico do terreno .
    Sim deve fornecer o levantamento inicial a esta nova empresa, é um modo de confimar os limites, e definir o limite do seu terreno.
    Se tiver em formato CAD, tanto melhor . Se não, em formato papel ou PDF é suficiente.

Fornecer o trabalho antigo em nada facilita na execução do novo trabalho , de forma a poder poupar dinheiro. O trabalho é o mesmo com ou sem o levantamento anterior.

Pode cair na tentação de nem fornecer o levantamento anterior, do tipo já que pago e pago, então eles que façam . Não faça isso, pois se houver alguma falha , esta segunda empresa pode identificar alguma divergência ou erro.

420 euros é um valor razoável. Peça na zona , outros orçamentos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

Colocado por: RicardoPortoPeça mais orçamentos.. a partida tendo eles o ficheiro do levantamento basta fornecer o cad

Agora há municípios com regras topográficas mais exigentes que obrigam a ir outra vez ao sítio e levantar como deve ser.

Mas o que pediu da 1a vez?

420eur é um levantamento já algo complexo, não é dum terreno simples
    Concordam com este comentário:antonylemos

O que pedi da 1 vez foi somente um levantamento de limites.. Para poder vedar o terreno sabendo quais os meus limites, sem "roubar" metros ao vizinho, ou eventualmente ser roubado caso alguém construa primeiro ao lado..
  9.  # 9

Colocado por: callinasSim deve fornecer o levantamento inicial a esta nova empresa

Colocado por: callinasNo primeiro trabalho, pediu planta dos limites, para retificação, confirmação de áreas e limites.

Agora precisa de um levantamento topográfico do terreno .
    Sim deve fornecer o levantamento inicial a esta nova empresa, é um modo de confimar os limites, e definir o limite do seu terreno.
    Se tiver em formato CAD, tanto melhor . Se não, em formato papel ou PDF é suficiente.

Fornecer o trabalho antigo em nada facilita na execução do novo trabalho , de forma a poder poupar dinheiro. O trabalho é o mesmo com ou sem o levantamento anterior.

Pode cair na tentação de nem fornecer o levantamento anterior, do tipo já que pago e pago, então eles que façam . Não faça isso, pois se houver alguma falha , esta segunda empresa pode identificar alguma divergência ou erro.

420 euros é um valor razoável. Peça na zona , outros orçamentos.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Pois eu apenas tenho um documento PDF que eles me enviaram aquando do primeiro levantamento.
    Até deixo em anexo para ter uma ideia.
      levantamento.png
  10.  # 10

Colocado por: JoaoD

Pois eu apenas tenho um documento PDF que eles me enviaram aquando do primeiro levantamento.
    Até deixo em anexo para ter uma ideia.
      levantamento.png

Se esse que está acima é o levantamento entao foi enganado.

Eu fiz há meio ano um, deram-me 3 orcamentos. €200, €400 e €685, só os dois ultimos é que davam os ficheiros mais o PDF, com quotas correctas etc. O seu terreno nao tem uma arvore nem elevacoes? O levantamento tem que ter isso, indicacao de escala, se tem ou nao afloramentos rochosos, orientacao etc etc.

Acho que o que pagou nao foi um levantamento. Acabei por pagar €400 no meu caso.
  11.  # 11

Esse levantamento de limites e áreas não tem o que os arquitectos precisam para projectar...as cotas, por exemplo, os socalcos (não sei se é assim que se chamam)...
  12.  # 12

Tenho recebido orçamentos desde 180-270€ para levantamentos georeferenciados com pdf + autocad cumprindo com os requisitos municipais, incluindo medição de áreas, representação de limites, zona envolvente até 10 m, infraestruturas existentes..

Outro orçamento contem esta descrição:
    Levantamento topográfico completo com os requisitos municipais para efeitos de projeto de construção, incluindo medição de áreas,
    representação de limites, acessos, caminhos, construções, muros, arvores a preservar, zona envolvente, infraestruturas existentes, curvas de nível, cotas de soleira, cobertura e georeferenciado em PTTM06/ETRS89, de lote s/ construção até 1,000m².

Será isto o levantamento que eu necessito para construção?
  13.  # 13

o arquitecto do projecto que veja isso consigo.
  14.  # 14

Colocado por: JoaoDSerá isto o levantamento que eu necessito para construção?

Sim, em principio é isso sim.
    Depende também do seu caso em concreto e de qual é a Câmara. Mas à partida está bom.
  15.  # 15

Conseguiu? Tenho uma experiência péssima com um Topografo por isso o ideal é ser alguém referenciado ou de confiança. Tenho contato se precisar. No
    Meu caso tive que fazer o levantamento por duas vezes, atrasou me todo o processo da câmara e ainda tive que pagar duas vezes…
  16.  # 16

Colocado por: PpampulimConseguiu? Tenho uma experiência péssima com um Topografo por isso o ideal é ser alguém referenciado ou de confiança. Tenho contato se precisar. No
    Meu caso tive que fazer o levantamento por duas vezes, atrasou me todo o processo da câmara e ainda tive que pagar duas vezes…

Olá! Obrigado pelo comentário, entretanto consegui encontrar um excelente profissional e já me fez o serviço..
    Boas festas!

0.0197 seg. NEW