Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Gostaria de obter informações sobre um problema que detectei nas paredes interiores da minha casa, não percebendo muito do assunto resolvi recorrer a este fórum.

    A casa é antiga, com cerca de 100 m2, localizada no Alentejo, com paredes bastante grossas e chão feito de grandes lajes de xisto.

    1) Qual é o problema específico neste caso? Humidade? Salitre?

    2) Como resolver o problema passo a passo? Teoricamente começo por impermeabilizar chão e paredes exteriores e só depois começo a tratar as paredes que têm este problema (quase todas)? E como isso se faz?

    3) Há alguma solução mais simples e económica? Estou um bocadinho desesperada porque parece-me ter um grande problema em mãos e bastante dispendioso.

    4) Num dos quartos, foi colocado pladur (?) para tapar esse problema. É eficaz ou esconde só o problema? Qual irá ser o problema, nessa divisão, a longo prazo com tal pladur (?) colado às paredes ?

    Junto anexo fotografias para melhor compreensão do problema.

    Muitíssimo obrigada,
    Olga C.
      forumcasa3.jpg
      forumcasa2.jpg
      forumcasa1.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: Olga45Boa tarde,

    Gostaria de obter informações sobre um problema que detectei nas paredes interiores da minha casa, não percebendo muito do assunto resolvi recorrer a este fórum.

    A casa é antiga, com cerca de 100 m2, localizada no Alentejo, com paredes bastante grossas e chão feito de grandes lajes de xisto.

    1) Qual é o problema específico neste caso? Humidade? Salitre?

    2) Como resolver o problema passo a passo? Teoricamente começo por impermeabilizar chão e paredes exteriores e só depois começo a tratar as paredes que têm este problema (quase todas)? E como isso se faz?

    3) Há alguma solução mais simples e económica? Estou um bocadinho desesperada porque parece-me ter um grande problema em mãos e bastante dispendioso.

    4) Num dos quartos, foi colocado pladur (?) para tapar esse problema. É eficaz ou esconde só o problema? Qual irá ser o problema, nessa divisão, a longo prazo com tal pladur (?) colado às paredes ?

    Junto anexo fotografias para melhor compreensão do problema.

    Muitíssimo obrigada,
    Olga C.
      forumcasa3.jpg
      forumcasa2.jpg
      forumcasa1.jpg


    Bom dia,

    Realmente tem um problema em mãos.

    Se escolher tratar as paredes pelo interior, posso sugerir-lhe a solução Schluter Kerdi-Board.
    Deixo um link do nosso website para ver um caso semelhante ao seu a ser resolvido passo-a-passo.

    https://eurobuild.pt/paredes-com-salitre-como-resolver/

    Pelas fotos dá para perceber, ou parece denotar que o piso cerâmico também apresenta problemas, certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Olga45
  3.  # 3

    Tem aí uma grande chatice Olga, que honestamente às vezes mais apetece ignorar e tapar com o dito pladur. O problema é que as paredes por trás podem ir "apodrecendo" e um dia (daqui a muitos muitos anos) deixarem de ter estabilidade. Depende muito dos materiais de que são feitas.

    Geralmente se quiser resolver o problema de vez tem três géneros de solução:

    -Trabalhar o exterior da casa. Melhorar caleiras e drenagem à volta da casa para que a água da chuva nunca se aproxime das fundações. Pode ser caro ou não, conforme. Pode ser apropriado ou não, conforme. Só vendo o exterior.

    -Tentar impermeabilizar essa parede. Pessoalmente não gosto. Se a água for suficiente pode saturar as paredes e acabar a aparecer noutros sítio. Mesmo que não o faça, vai dando cabo do suporte ao longo das décadas (como acima).

    -Compatibilizar a parede com humidades. Que material existe por baixo da tinta e do reboco? Se a casa for verdadeiramente velha e ainda feita de massas à base de cal, pode-se arrancar tudo o que está por cima e usar materiais que absorvam e libertem humidade sem problemas. É a abordagem que procuro mais vezes para as minhas próprias obras, em casos pouco severos.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  4.  # 4

    Colocado por: Atlas Eurobuild

    Bom dia,

    Realmente tem um problema em mãos.

    Se escolher tratar as paredes pelo interior, posso sugerir-lhe a solução Schluter Kerdi-Board.
    Deixo um link do nosso website para ver um caso semelhante ao seu a ser resolvido passo-a-passo.

    https://eurobuild.pt/paredes-com-salitre-como-resolver/

    Pelas fotos dá para perceber, ou parece denotar que o piso cerâmico também apresenta problemas, certo?


    Obrigada pela sua resposta!
  5.  # 5

    Colocado por: zemvpferreiraTem aí uma grande chatice Olga, que honestamente às vezes mais apetece ignorar e tapar com o dito pladur. O problema é que as paredes por trás podem ir "apodrecendo" e um dia (daqui a muitos muitos anos) deixarem de ter estabilidade. Depende muito dos materiais de que são feitas.

    Geralmente se quiser resolver o problema de vez tem três géneros de solução:

    -Trabalhar o exterior da casa. Melhorar caleiras e drenagem à volta da casa para que a água da chuva nunca se aproxime das fundações. Pode ser caro ou não, conforme. Pode ser apropriado ou não, conforme. Só vendo o exterior.

    -Tentar impermeabilizar essa parede. Pessoalmente não gosto. Se a água for suficiente pode saturar as paredes e acabar a aparecer noutros sítio. Mesmo que não o faça, vai dando cabo do suporte ao longo das décadas (como acima).

    -Compatibilizar a parede com humidades. Que material existe por baixo da tinta e do reboco? Se a casa for verdadeiramente velha e ainda feita de massas à base de cal, pode-se arrancar tudo o que está por cima e usar materiais que absorvam e libertem humidade sem problemas. É a abordagem que procuro mais vezes para as minhas próprias obras, em casos pouco severos.
    Concordam com este comentário:antonylemos


    Muito obrigada pelo seu comentário, agradeço imenso.

    Depois de ler o seu comentário, acredito que o problema esteja, pelo menos, associado a uma má drenagem na parte de trás da casa. A casa está construída em desníveis (junto envio um pequeno corte e fotografia das traseiras). Quando chove muito (e como é raro nesta zona, só me apercebi neste Inverno) o corredor corta-fogo alaga e notei que entra um pouco de água na parede do quarto das traseiras. Acredito que a água continue a escorrer por baixo da casa, daí as paredes interiores apresentarem, também elas, marcas de salitre. Como a casa deve ter quase 100 anos, acredito que as paredes ainda sejam feitas de adobe (têm uns bons 60 cms de espessura) e impermeabilização é possivelmente zero (tanto nas paredes como no chão).

    Agora tenho duas questões.

    1) Falou em materiais que "absorvem e libertam humidade",podia-me dizer que género de materiais são esses? Para ter uma ideia...

    2) Em relação ao corredor corta-fogo, sabe se é da minha responsabilidade ou da câmara tratar de problemas que possam surgir nesse espaço? (Talvez esta pergunta seja melhor ser feita noutra discussão, não?)

    Agradeço-lhe mais uma vez a sua resposta.

    Olga C.
      corte forum casa.jpg
      corta fogo.jpg
  6.  # 6

    denar/impermeabilizar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Olga45
      Inkedcorte forum casa.jpg
  7.  # 7

    Óptimas ilustrações Olga, muito obrigado por ter tido o trabalho. A sua casa e a casa vizinha têm caleiras ou a água do telhado escorre livremente para o corredor? O corredor é cimentado como me parece?

    Quanto às suas perguntas:

    1) Os materiais mais apropriados para casas antigas construídas com materiais naturais são...materiais naturais da época e semelhantes. Tintas de cal ou minerais, rebocos de cal, coisas do género. Muitas vezes não são muito práticos ou baratos, ou pelo menos são limitados esteticamente. No seu caso podem não ser úteis se resolver o problema na raiz.

    Por exemplo, num r/c em Lisboa que sofria imensamente de salitre arranquei o cimento das paredes até ao osso (pedra e areia com 200 anos), reboquei com cal deixando pedras aparentes e usei uma resina respirável em vez de caiar. Não foi uma solução perfeita nem feita como manda a regra, mas reduziu o problema em 99%. Se não me importasse de ter as pedras tapadas e a parede branca, teria usado um reboco sacrificial e uma tinta de cal para me livrar do problema a 100%.

    2) Honestamente não tenho ideia de quem seja a responsabilidade mas se o terreno for seu, presumo que seja sua. Se tiver a pachorra de tentar pedir à câmara para corrigir e esperar 2/4/10 anos, porreiro, em frente. Pessoalmente comprava dois sacos de argamassa reparadora e um bom balde de Sikagard 570W com fibras por 150€ , impermeabilizava o corta-fogo e 20 cms de parede dos dois lados e não pensava no assunto durante outra década. Se uma mera película dupla não resolvesse a chatice, logo pensava em soluções mais drásticas e de quem é a responsabilidade. Desviava todas as saídas de água dessa zona também, naturalmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Exodus
  8.  # 8

    Colocado por: zemvpferreiralogo pensava em soluções mais drásticas e de quem é a responsabilidade.
    é o dono da casa.

    Colocado por: zemvpferreiraSe tiver a pachorra de tentar pedir à câmara para corrigir
    a camara n tem nada a ver com o assunto
  9.  # 9

    Colocado por: antonylemosdenar/impermeabilizar
      Inkedcorte forum casa.jpg


    Obrigada pela sua mensagem!

    Se fizer este tal dreno e impermeabilização na casa tenho que fazê-la à volta de toda a casa, certo? (planta onde as linhas amarelas assinalam o local) e, pelo menos na parte de trás, posso conectar o dreno à grelha que lá se encontra. Já os outros drenos fico baralhada para onde as águas possam escorrer...

    E, não querendo abusar da sua boa vontade em me ajudar, gostaria de saber se a sua sugestão é algo deste género (pormenor técnico) e se sabe de algum sítio na internet onde possa ter mais informações (super pormenorizadas) de como fazer um trabalho assim... É que fico meio baralhada quando os pormenores mencionam só a palavra "impermeabilização", ou seja, que género de impermeabilização se trata, etc... O tipo de brita, o cimento, enfim... tudo!

    Muito obrigada,

    Olga C.
      Screenshot_2021-12-01-19-56-02-511_com.android.chrome.png
      pseudo planta.jpg
  10.  # 10

    Colocado por: zemvpferreiraÓptimas ilustrações Olga, muito obrigado por ter tido o trabalho. A sua casa e a casa vizinha têm caleiras ou a água do telhado escorre livremente para o corredor? O corredor é cimentado como me parece?

    Quanto às suas perguntas:

    1) Os materiais mais apropriados para casas antigas construídas com materiais naturais são...materiais naturais da época e semelhantes. Tintas de cal ou minerais, rebocos de cal, coisas do género. Muitas vezes não são muito práticos ou baratos, ou pelo menos são limitados esteticamente. No seu caso podem não ser úteis se resolver o problema na raiz.

    Por exemplo, num r/c em Lisboa que sofria imensamente de salitre arranquei o cimento das paredes até ao osso (pedra e areia com 200 anos), reboquei com cal deixando pedras aparentes e usei uma resina respirável em vez de caiar. Não foi uma solução perfeita nem feita como manda a regra, mas reduziu o problema em 99%. Se não me importasse de ter as pedras tapadas e a parede branca, teria usado um reboco sacrificial e uma tinta de cal para me livrar do problema a 100%.

    2) Honestamente não tenho ideia de quem seja a responsabilidade mas se o terreno for seu, presumo que seja sua. Se tiver a pachorra de tentar pedir à câmara para corrigir e esperar 2/4/10 anos, porreiro, em frente. Pessoalmente comprava dois sacos de argamassa reparadora e um bom balde de Sikagard 570W com fibras por 150€ , impermeabilizava o corta-fogo e 20 cms de parede dos dois lados e não pensava no assunto durante outra década. Se uma mera película dupla não resolvesse a chatice, logo pensava em soluções mais drásticas e de quem é a responsabilidade. Desviava todas as saídas de água dessa zona também, naturalmente.


    Obrigada, mais uma vez, pela sua mensagem.

    Sim, as águas escorrem livremente do telhado. É algo que vou tratar o mais rapidamente possível porque parece-me que consiga colocar as caleiras sem ajuda (após ver alguns vídeos do Youtube). Vou reencaminha-las para uma grelha de escoamento (que estava obstruída com terra e que já limpei) que se encontra no tal corredor corta-fogo (ver planta anexa).

    Na solução que me indicou, e agradecendo-lhe desde já o trabalho que teve em mencionar materiais e marcas (já fui dar uma vista de olhos no site do Leroy Merlin e encontrei-os por lá), essa solução passava por ser colocada em cima do chão que se encontra lá ou teria de retirar a parte cimentada (sim, tem razão é cimento)?

    O problema que parece haver no corredor de trás, é que este é completamente plano, não é necessário que tenha uma inclinação para a água escorrer? É que o lateral tem uma inclinação por isso não cria poças de água.

    Também encontrei duas "lombas" de cimento mais elevadas (60x30x5cms) e não sei o que poderão ser... Sei que contribuem para a água ficar acumulada em certos locais. Tenho um pouco medo de averiguar com uma picareta ou algo do género...

    Mais uma vez agradeço-lhe imenso a disponibilidade que mostrou para me ajudar.

    Olga C.
      IMG_20211201_194036.jpg
      IMG_20211201_194601.jpg
      IMG_20211201_194629.jpg
  11.  # 11

    Olga, a sua proactividade é louvável, está de parabéns pelo ataque rápido que está a fazer.

    A solução rápida e barata que propuz seria para aplicar por cima do cimento. Não resolve o problema a 100%, mas entre ter limpo a grelha, a tinta plástica, as caleiras e talvez alguma massa impermável a criar declive junto à parede exterior da casa, imagino que resolva 95% da chatice por 200€ em material e 3 dias de trabalho.

    Se quiser resolver a 100%, tem de se meter a partir cimento e a cavar drenagens. Mas vale a pena gastar mais uns milhares de euros pelos 5% extra de paz de espírito? Isso só você sabe dizer.

    Se fosse a minha casa iria pela solução mais fácil, não é como se você vivesse numa zona de monções.
 
0.0140 seg. NEW