Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Após vários anos no estrangeiro estou a considerar regressar a Portugal definitivamente e, como parte desse projecto, estou a tentar avaliar o mercado actual na zona norte do país, em particular no concelho de Vila do Conde.

    Do que vejo nos sites de imobiliário não me parece que existam muitas opções para o tipo de habitação que quero (arquitectura moderna: 2 quartos + escritório + sala/cozinha + piscina), mas por outro lado a inflação nas matérias primas e pressão no mercado imobiliário também me colocam algumas dúvidas quanto aos riscos associados à construção própria.

    Como sou completamente leigo nesta área e não tenho contacto com o mercado português, gostava de saber as opiniões de pessoas mais experientes nestas andanças. No momento actual, vale a pena construir ou devo focar-me em tentar encontrar algo aceitável no mercado?

    Referências externas ou internas com informação sobre este sector que sejam úteis para alguém na minha situação também são bem-vindas (comecei a ler o Housebuilder's Bible mas é bastante focado no mercado britânico)

    Obrigado desde já.
    • hangas
    • 27 novembro 2021 editado

     # 2

    Viva, também regressei do Reino Unido no início do ano e passei pelo mesmo dilema.
    Uns meses antes de vir, comecei a sondar o mercado e a acompanhar o preço de terrenos e casas já feitas.

    Tínhamos a zona algo bem definida, ao nível da freguesia, por isso foi mais fácil comparar.

    Com a percepção do forum, mas também de um colega que estava a acabar de construir acabamos por optar por comprar uma casa usada, estruturalmente saudável e com potencial de remodelação/renovação.

    Diria que a nível de preço deve ficar ela por ela. Para nós as vantagem foram:

    A casa já tinha 17 anos e não sofre de patologias. Numa casa nova, e se for chave na mao, pode dar para qualquer lado.
    Menos risco de derrapagem na compra/remodelação
  2.  # 3

    Colocado por: andre27No momento actual, vale a pena construir ou devo focar-me em tentar encontrar algo aceitável no mercado?


    Olá,
    A questão é demasiado vaga para a resposta que pretende.
    Depende sempre do que encontrará à venda, para poder comparar.

    Atualmente, diria que é pouco importante a sua questão. Grosso modo, e no abstrato, vai dar quase ao mesmo.
    Pode ter a sorte de encontrar algo em relativo bom estado... ou um imóvel em que de pouco adianta aproveitar algo, não só pelas patologias, mas pela forma, posição dos pilares, etc...

    Vila do Conde ainda é das regiões relativamente baratas, para aquilo que oferece (proximidade do Porto...) mas cada vez vai piorando um pouco mais (como em todo o lado diga-se).
  3.  # 4

    Vila do Conde está caríssimo.. subiu mesmo muito. E Póvoa igual.
  4.  # 5

    Colocado por: andre27não me parece que existam muitas opções para o tipo de habitação que quero (arquitectura moderna: 2 quartos + escritório + sala/cozinha + piscina)

    Está a ter dificuldade em encontrar uma moradia T3 com piscina e, presumivelmente, cobertura plana?
    Qual dos aspectos diria que está a limitar mais a quantidade de imóveis disponíveis?
  5.  # 6

    pguilherme, sim. Pelo que vejo a maior parte dos imóveis disponíveis no mercado para aquela zona são casas antigas. Há pouca construção recente e os projectos que existem são maioritariamente habitações geminadas ou em série com espaço exterior bastante reduzido, onde o construtor tenta colocar o maior número possível de habitações em dado terreno. Também existe um mercado numa gama superior para casas maiores que não estou interessado.

    Quanto aos preços em Vila do Conde, eu tenho estado a monitorizar o preço médio desde Abril e o que vejo claramente é uma transição do mercado de apartamentos para moradias. Tanto o preço médio de apartamentos T3 como T4 têm vindo a descer desde Abril, mas moradias T3 e T4 subiram consideravelmente (apartamentos T2 e moradias T2 têm-se mantido estáveis).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  6.  # 7

    Bom dia,

    estou por Portugal durante as próximas semanas e estou a pensar contactar construtores e arquitectos com conhecimento e trabalho realizado em Vila do Conde para ter ideia do intervalo de preços de referência actuais para o tipo de casa que mencionei acima.

    Alguém tem contactos, nomes de empresas a operar neste mercado?

    Obrigado.
  7.  # 8

    A minha opiniao.
    Construir é a melhor opcao desde que saiba muito bem o que quer.
    Se quer uma casa de sonho e de revista, tem de estar pr€parado.
    Se quer uma casa para viver e confortavel e sem exagetos de areas e tiver os pés assentes na terra, consegue fazer o que pretende e com custos bem controlados. Para isso tem de encontrar o arquitecto certo e que o aconselhe no caminho que escolher. E deve muito bem saber escolher o terreno certo para o que quer. Deve até escolher o arquitecto antes de decidir o terreno.
    Quanto à casa para remodelar. Isto pode ser bom ou muito mau. Bom se encontrar uma casa sem patologias e que nao precise de grandes obras estruturais. Pode ser mau, se quiser fazer de uma casa com 20 ou 30 anos, uma casa de sonho. Aqui a coisa pode sair muito cara.
  8.  # 9

    Ainda não vou voltar mas estava na sua situação no início do ano.
    Acabei por comprar uma coisa em condições e agora só estou a remodelar umas coisas para modernizar a casa.
    Se fosse uma ruina ou terreno ia ser muito muito trabalho, preferi simplificar a coisa.
    Concordam com este comentário: hangas
  9.  # 10

    Colocado por: andre27Bom dia,

    estou por Portugal durante as próximas semanas e estou a pensar contactar construtores e arquitectos com conhecimento e trabalho realizado em Vila do Conde para ter ideia do intervalo de preços de referência actuais para o tipo de casa que mencionei acima.

    Alguém tem contactos, nomes de empresas a operar neste mercado?

    Obrigado.


    Boa tarde,

    Neste momento também estou a fazer uma pesquisa de arquitetos e construtores para construção de moradia em Vila do Conde. Da sua parte, se possível, partilhe as referências que obtiver aqui por favor.

    Obrigada.
  10.  # 11

    Colocado por: patriciammNeste momento também estou a fazer uma pesquisa de arquitetos

    Olá,
    Se tiver interesse podemos dar-lhe cotação para os projectos, enviando mais informação do que pretende e do terreno para [email protected]
    Concordam com este comentário: NPRP
    • RJGG
    • 27 dezembro 2021

     # 12

    E qual ou quais os profissionais a quem o comprador deve recorrer para identificar possíveis patologias numa moradia já feita e que possam escapar ao olhar menos treinado dum comum mortal? É um serviço que se encontra facilmente disponível?

    Obrigado
  11.  # 13

    Colocado por: RJGGE qual ou quais os profissionais a quem o comprador deve recorrer para identificar possíveis patologias numa moradia já feita e que possam escapar ao olhar menos treinado dum comum mortal? É um serviço que se encontra facilmente disponível?

    Obrigado


    Engenheiro Civil de preferência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RJGG
 
0.0183 seg. NEW