Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Após vários anos no estrangeiro estou a considerar regressar a Portugal definitivamente e, como parte desse projecto, estou a tentar avaliar o mercado actual na zona norte do país, em particular no concelho de Vila do Conde.

    Do que vejo nos sites de imobiliário não me parece que existam muitas opções para o tipo de habitação que quero (arquitectura moderna: 2 quartos + escritório + sala/cozinha + piscina), mas por outro lado a inflação nas matérias primas e pressão no mercado imobiliário também me colocam algumas dúvidas quanto aos riscos associados à construção própria.

    Como sou completamente leigo nesta área e não tenho contacto com o mercado português, gostava de saber as opiniões de pessoas mais experientes nestas andanças. No momento actual, vale a pena construir ou devo focar-me em tentar encontrar algo aceitável no mercado?

    Referências externas ou internas com informação sobre este sector que sejam úteis para alguém na minha situação também são bem-vindas (comecei a ler o Housebuilder's Bible mas é bastante focado no mercado britânico)

    Obrigado desde já.
    • hangas
    • 27 novembro 2021 editado

     # 2

    Viva, também regressei do Reino Unido no início do ano e passei pelo mesmo dilema.
    Uns meses antes de vir, comecei a sondar o mercado e a acompanhar o preço de terrenos e casas já feitas.

    Tínhamos a zona algo bem definida, ao nível da freguesia, por isso foi mais fácil comparar.

    Com a percepção do forum, mas também de um colega que estava a acabar de construir acabamos por optar por comprar uma casa usada, estruturalmente saudável e com potencial de remodelação/renovação.

    Diria que a nível de preço deve ficar ela por ela. Para nós as vantagem foram:

    A casa já tinha 17 anos e não sofre de patologias. Numa casa nova, e se for chave na mao, pode dar para qualquer lado.
    Menos risco de derrapagem na compra/remodelação
  2.  # 3