Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos.

    Estou neste momento em mais umas remodelações e pretendo neste momento já deixar tudo preparado para o sitio de uma bomba de calor.
    Gostaria de saber se a mesma pode ser instalada encostada a uma parede ou se o ar tem de entrar num lado e sair no lado contrário?

    Ou se pode trabalhar encostada na totalidade a uma parede.

    Obrigado a todos.
    • SrR
    • 28 novembro 2021

     # 2

    É ler o manual
  2.  # 3

    Depende da BC.

    Mas não é possível encostar. A distância a reservar depende da bomba, mas à distâncias a toda a volta a respeitar. Convinha pelo menos saber se será necessária uma BC daquelas de "2 andares" ou das mais pequenas para ter noção do espaço
  3.  # 4

    Obrigado pelas respostas. Já tinha andado a.tentar encontrar informações nos manuais especialmente nos da daikin e sinceramente ou por falha minha ou por não ser totalmente claro não vi essa informação.

    Supostamente o que me indicaram.para a minha moradia com cerca de 170m2 de área dividida em dois pisos foi uma de 12kw mas pelo que já li no fórum parece-me mais uma caso de sobre dimensionamento.

    Tenho venriloconvectores a trabalhar neste momento com caldeira de condensação.

    Mas aqui a ideia era pensar um bocado no mais desfavorável de forma a conseguir um dia colocar a bomba no espaço que deixarei agora preparado para ela.

    Obrigado mais uma vez.
  4.  # 5

    No caso da minha é fácil, pode ser que dê para ter uma ideia, Google por "arotherm plus installation instructions", primeiro resultado e tem lá as dimensões dos vários modelos e as distâncias a respeitar à volta ;)
 
0.0103 seg. NEW