Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Tenho um sistema aqs Baxiroca de 1 painel instalado para um acumulador de 200L.
    Instalei em Março e durante o Verão funcionou bem, apesar de algumas fugas no circuito primário devido a altas pressṍes no pico do calor. Está instalado num telhado plano e virado para Sul.

    Ainda não instalei a resistência de apoio, pois quero ver a real necessidade de horas de ligação.

    Acontece que agora que o frio chegou, mesmo com um dia quase todo de sol, noto uma perda de rendimento brutal assim que o sol se põe.
    é normal a agua do acumulador arrefecer tão abruptmente?
    Já tenho a válvula de água fria para a termoestática fechada e a mesma regulada para o máximo.
    O circuito primário aparentemente está cheio, pois a água está pelo topo quando tiro a válvula de segurança.

    Será que 1 painel é insuficiente para aquecer a água do acumulador a uma temperatura aceitável que não perca abruptamente temperatura com a entrada de água fria ao ponto de já nem para tomar banho dá.

    Somos só dois adultos e uma criança, estou espantado com o fraco rendimento.
      IMG_20211128_1140421.jpg
  2.  # 2

    Com as temperaturas baixas que se fazem sentir praticamente o dia todo, senão tiver um sistema de aquecimento de água tipo resistencia eletrica no termossifão, termoacumulador ou esquentador vai passar a tomar banho de água fria.

    Esse sistema funciona bem 7 a 8 meses por ano, o resto pouco aquece.
    E a resistência elétrica se a colocar tem que ter ligada 24h pois as perdas são muito grandes com este frio

    Essa válvula termostática com este tempo frio deveria estar regulada para uns 55º, não sei a equivalência entre as posições e a temperatura.. para ter 50ºc dentro da canalização

    E quem montou isso não isolou a água quente, só por aí perde bastante calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danyelcorreia
    • SrR
    • 29 novembro 2021

     # 3

    Sistemas termosifao sofrem sempre com o frio
    •  
      aacc
    • 29 novembro 2021

     # 4

    Colocado por: danyelcorreianoto uma perda de rendimento brutal assim que o sol se põe


    Quando não há sol, o painel solar funciona como dissipador de calor de alto rendimento!
  3.  # 5

    Colocado por: aacc

    Quando não há sol, o painel solar funciona como dissipador de calor de alto rendimento!
  4.  # 6

    Não é assim, porque o circuito primário não funciona invertido.
    Se perde calor é pelas paredes do depósito e tubagem que faz ponte térmica.
  5.  # 7

    Colocado por: RicardoPortoCom as temperaturas baixas que se fazem sentir praticamente o dia todo, senão tiver um sistema de aquecimento de água tipo resistencia eletrica no termossifão, termoacumulador ou esquentador vai passar a tomar banho de água fria.

    Esse sistema funciona bem 7 a 8 meses por ano, o resto pouco aquece.
    E a resistência elétrica se a colocar tem que ter ligada 24h pois as perdas são muito grandes com este frio

    Essa válvula termostática com este tempo frio deveria estar regulada para uns 55º, não sei a equivalência entre as posições e a temperatura.. para ter 50ºc dentro da canalização

    E quem montou isso não isolou a água quente, só por aí perde bastante calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:danyelcorreia

    Fui eu que instalei. 😉
    O tubo da água quente está isolado, só não tem o que vem do depósito à válvula termostática, porque no verão atinge altas temperaturas e queima o isolamento.
 
0.0073 seg. NEW