Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos :)

    Brevemente irei fazer a escritura da casa. A questão é que agora a imobiliária diz que há possibilidade de não nos conseguirem dar a chave logo no momento da escritura. Isto porque o proprietário vai vender a casa e no próprio dia da venda irá realizar a escritura da sua próxima casa, podendo não ter tempo de nos dar a chave de imediato e apenas no fim do dia.

    Quero saber a vossa opinião em relação a este assunto. Devemos ser mais exigentes e o proprietário que se arranje, dando a chave no momento da escritura? Ou podemos ser benevolentes e realmente aceitar a chave no fim do dia?


    Não sei até que ponto é que isto está a ser correcto.
  2.  # 2

    O ideal é cheque para um lado chaves para o outro.
    Quem lhe garante que lhe entregam as chaves ao fim do dia?
    Proponha a entrega das chaves na escritura e a Inês vai lá abrir a porta para eles levarem os bens que ainda estejam na casa.
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Inês Pestana
  3.  # 3

    Não faz qualquer sentido não ficar com as chaves. Ou há confiança ou não há. A partir do momento em que é proprietária é absurdo haver outras pessoas com a chave que não a Inês.
    É que depois desaparece o esquentador ou a placa do fogão e não é culpa de ninguém...
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Inês Pestana
  4.  # 4

    Colocado por: Inês PestanaIsto porque o proprietário vai vender a casa e no próprio dia da venda irá realizar a escritura da sua próxima casa, podendo não ter tempo de nos dar a chave de imediato e apenas no fim do dia.


    E qual é o plano deles, fazer duas escrituras e mudanças no mesmo dia? Grande otimismo :)
    Depois se calhar nesse dia já não conseguem que se demoraram, depois não conseguiram mudar tudo e precisam de mais 2 dias.. fica a confusão armada.
    Concordam com este comentário: Damiana Maria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Inês Pestana
  5.  # 5

    O dono da casa que se mude para um airbnb durante dois dias. Se é importante para si, peça tudo certinho e direitinho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Inês Pestana
  6.  # 6

    Concordo com todos! Realmente não faz sentido nenhum esta história toda. Obrigada! :)
    • zed
    • 30 novembro 2021

     # 7

    Colocado por: Inês PestanaDevemos ser mais exigentes e o proprietário que se arranje, dando a chave no momento da escritura?

    Sim. Está fora de questão para mim avançar com a escritura sem que seja entregue o imóvel no mesmo momento.
  7.  # 8

    chave nas mãos e imóvel vazio, não abdique disso.

    ou então o primeiro gasto é mudar a fechadura da porta e ficar com todo o recheio da casa.
    • RCF
    • 30 novembro 2021

     # 9

    Colocado por: Inês PestanaA questão é que agora a imobiliária diz que há possibilidade de não nos conseguirem dar a chave logo no momento da escritura. Isto porque o proprietário vai vender a casa e no próprio dia da venda irá realizar a escritura da sua próxima casa, podendo não ter tempo de nos dar a chave de imediato e apenas no fim do dia.

    Já me aconteceu isso.
    Pediram-me mais uma semana e concedi.
    No entanto, fiz questão de tratar isso diretamente com o vendedor e não apenas com a imobiliária. Fiz questão de perceber os motivos do vendedor e tentar percecionar a boa fé com que estavam.
    Por ter ficado convencido que estavam de boa fé, acedi e correu bem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Inês Pestana
  8.  # 10

    Olá Inês,

    Estive exatamente do lado oposto em que está a Inês. Vendi apartamento e comprei novo. Para que se realizasse a escritura da compra, tinha primeiro que existir a escritura da venda (por causa dos créditos bancários) e como tal, existiu um período em que morava no apartamento antigo quando o apartamento pertencia à nova proprietária.
    Ainda foi +/- 1 semana entre as duas escrituras.

    Dar-lhe um conselho não se torna fácil, porque como imagina, depende sempre das duas pessoas envolvidas. No meu caso teve que existir uma confiança das duas partes:
    - Da parte que quem me comprou o apartamento, de que realmente no dia XX (data da minha escritura de compra) eu saía do apartamento e deixava tudo conforme ela comprou.
    - Da minha parte, a confiança de que realmente lhe entreguei a chave no dia da escritura (para lhe dar também alguma segurança) mas com a nuance de que ficaria na casa mais uma semana, mesmo correndo o risco que ela me entrasse casa dentro.

    Como lhe agradeci? No dia da mudança, ao fim de tirar tudo que era meu, e limpar a casa de ponta a ponta, fui a um restaurante de sushi comprar um menu para duas pessoas e uma garrafa de champanhe e deixei no frigorifico, de forma a dar-lhe as boas vindas à nova casa e agradecer a confiança que sentiu para toda a situação :)

    Boa sorte ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Inês Pestana
    • imo
    • 30 novembro 2021 editado

     # 11

    Nunca aceitaria, na pior das hipóteses, que nao me fosse entregue pelo menos uma chave da (minha) casa no ato da escritura.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
 
0.0156 seg. NEW