Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou em processo de trocar todas as tomadas de eletricidade da casa por novas, e deparei-me com algumas caixas de tomada (os buracos redondondos onde estão os fios) que estão bastante gastas à volta, sendo por isso dificil ou impossivel que as "garras" das tomadas novas se agarrem a algo. Existe algum material para preencher esta folga e permitir a fixação das garras, tirando o material da própria parede?


    Desde já obrigado,
  2.  # 2

    Colocado por: ttorressendo por isso dificil ou impossivel que as "garras" das tomadas novas se agarrem a algo


    E essas garras não apertam mesmo ajustadas no máximo?

    Já montei tomadas de diversas marcas e essas garras costumam alarga bem mais do que o necessário.

    Não deverá ser necessário com as tomadas novas, mas poderá ajusta-las ao mínimo e depois com um alicate dobrar as abas para fora uns milímetros, para que consigam "morder" a caixa depois de apertadas.
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta hangas.

    Sim, mesmo apertado ao máximo, normalmente acontece numa caixa ou outra cujo material da parede já está mesmo bastante desgastado num dos lados.

    Vou tentar esse truque de dobrar as abas, a ver se resolve.
  4.  # 4

    Apenas para dar feedback, acabou por ser impossivel prender com as "garras" tal é o desgaste à volta da caixa da tomada, a solução foi prender com parafusos.
  5.  # 5

    Pois, as tomadas não se fixam com as agarras. Os parafusos são obrigatórios
    Concordam com este comentário: ClioII, Varejote
  6.  # 6

    Colocado por: bettencourtOs parafusos são obrigatórios



    Sério? Isso vem no regulamento?
  7.  # 7

    Colocado por: ricardo.rodriguesSério? Isso vem no regulamento?

    Não vem no regulamento, mas para apertar as garras é necessário dar voltas aos parafusos. Portanto os parafusos são obrigatórios.
  8.  # 8

    Colocado por: nielskyPortanto os parafusos são obrigatórios.


    Ok,

    Vamos lá ver, se bem entendi o ttorres não está a usar as garras, mas sim outros parafusos (que não os afastadores das garras).
  9.  # 9

    Do RTIEBT:






    555.6 Quando os invólucros das tomadas não constituírem parte integrante destas, deve ser garantida, entre o invólucro e a tomada, uma fixação rígida, por meio de parafusos, mas que permita que a desmontagem da tomada, para fins de manutenção ou de verificação das ligações, se possa efectuar facilmente.

    Nota: Esta regra destina-se, essencialmente, a impedir a utilização de garras ou peças semelhantes para fixação das tomadas aos invólucros (caixas de aparelhagem, nas instalações embebidas).

  10.  # 10

    Colocado por: ClioIIDo RTIEBT


    Chiça, que anda meio mundo a montar mal as tomadas...

    Então, se "toda a gente" aplica isso com as garras, os tipos que certificam a instalação, nunca desmontaram um tomada, para espreitar?

    É que a "coisa" já vem de fábrica para ser aplicada com as garras... (pelo menos é o que interpreto).
  11.  # 11

    Para certificação, pode ter as garras, mas tem de levar parafusos.
    O que não falta são tomadas fixas só com garras, algumas com o tempo, a puxarem/desligarem uma ficha vem a tomada atrás.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  12.  # 12

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Chiça, que anda meio mundo a montar mal as tomadas...

    Então, se "toda a gente" aplica isso com as garras, os tipos que certificam a instalação, nunca desmontaram um tomada, para espreitar?

    É que a "coisa" já vem de fábrica para ser aplicada com as garras... (pelo menos é o que interpreto).


    As garras estão lá para ajudar a alinhar e providenciar uma primeira fixação.
    Mas para estar bem feito têm de ser usados os parafusos: a "coisa" também vem de fábrica para serem aplicados parafusos (orifícios no aro das tomadas e na caixa embebida). Senão acontece isto:

    Colocado por: Varejote
    O que não falta são tomadas fixas só com garras, algumas com o tempo, a puxarem/desligarem uma ficha vem a tomada atrás.
    Concordam com este comentário:ricardo.rodrigues



    Mesmo nos interruptores deve levar parafusos. Não é tão grave como nas tomadas, mas o que não falta são interruptores que vão ganhando folga e acabam por estalar devido à fixação apenas com garras.
  13.  # 13

    Colocado por: ClioIIma primeira fixação.
    Mas para estar bem feito têm de ser usados os parafusos: a "coisa" também vem de fábrica para serem aplicados parafusos (orifícios no aro das tomadas e na caixa embebida).


    Certo,

    Como o DO também não anda a espreitar por cima do ombro do eletricista, quando chega lá já tem espelhos metidos a tapar (e, mesmo que não tivesse ainda espelhos, em diria que a generalidade dos DO não sabe que é obrigatório usar parafusos).
 
0.0174 seg. NEW