Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Vou comprar um apartamento que tem cerca de 20 anos. Ele está habitável e poderia mudar-me para lá no dia 1. No entanto, gostava de melhorar algumas coisinhas e gostava de saber a vossa opinião.

    De um modo geral, e porque sou novo e vou comprar sozinho, tenho que ser inteligente naquilo que coloco porque também tenho uma casa para mobilar. (Mas tenho tempo). O meu objetivo é: remodelar principalmente a sala. Isto porque a cozinha e os 2 WCs que são obras que eventualmente vou querer fazer, podem ser feitas isoladamente.

    Em primeiro lugar, gostava de remover duas paredes (são possíveis de remover). Uma delas entre a sala e a cozinha, a outra é uma parede entre a sala e o corredor que vai para os quartos (é um corredor gigante ~5m com paredes de cada lado).

    Depois, gostaria de embutir a canalização do AC que está à mostra e mudar o chão da sala/hall/corredor. Estava a pensar em substituir a tijoleira por vinilico. E também pintar/substiuir o chão da cozinha (é tijoleira e é feia). Falo em pintar o chão porque eventualmente vou querer remodelar a cozinha mas não tomo como prioritário.

    E claro, queria fechar uma lareira ou colocar um recuperador (pellets ou lenha). Aqui ainda não decidi.

    Por mim, colocar teto falso, pelo menos na sala por 2 motivos: a sala só tem um ponto de luz e sendo no último andar, um pouco mais de isolamento pode ser interessante.

    Também gostava de substituir os rodapés e portas ou pintar mas acho que custo/beneficio não iria ser o ideal.

    A categopria energetica veio com um E. Penso que caixilharias e vidros podem ser mudados no futuro.

    TL/DR:
    - Deitar parede entre cozinha e sala abaixo
    - Deitar parede entre cozinha e corredor abaixo
    - Embutir a canalização do AC + pintar
    - Substituir tijoleira da sala por vinilico/ flutante (devem ser cerca de 50m2)
    - Pintar chão da cozinha (ou substituir tijoleira)
    - Tratar da lareira (fecha-la ou colocar recuperador)
    - Colocar teto falso na sala com isolamento e pontos de luz.

    Se alguém puder ajudar-me a perceber algumas alternativas, custos possíveis, etc. Eu agradço. Compreendo que é complicado porque não tenho aqui as plantas nem fotos mas quando tiver isso eu coloco.
  2.  # 2

    Em principio é possível fazer o que descreve.
    De resto, somente com uma visita e após ter definido um pequeno caderno de encargos com os trabalhos a realizar.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  3.  # 3

    Luis, vou tentar ser porreiro e mandar-lhe uns números para você ter uma ideia, sem prejuizo do bom conselho que já lhe deram. Para ficar bem feitinho e na zona da Lisboa:

    Mandar abaixo essas paredes todas e repintar a sala toda? Uns 2000€.

    Avarias com o a/c? Técnico especializado. 500€.

    Substituir uns 75m2 de pavimento? Digamos 2000€.

    Recuperador de calor bem feitinho? Vá, 3000€ em aparelhos, hotes, extracção.

    75m2 de tecto falso? Dou de borla para não o assustar. 1000€.

    Tudo arredondado, conte com uns 10k de obra se procurar bem quem lha faça :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisfmelo
  4.  # 4

    Depois aproveita e mexe na canalização e muda também os WC.

    Tendo 20 anos já muda também janelas

    Prepare 30k
  5.  # 5

    Tinha apontado para os 15~20k sem contar com os WC.

    Uma pergunta, para quem tem experiências com tal:
    Pintar o chão da cozinha é algo que estou a ponderar seriamente até porque quando quiser fazer obras na cozinha faço tudo de uma vez. Algum conselho que possam dar? Do tipo de tintas a usar e quantas camadas? Ou se acham preferivel mudar o chão da cozinha também, correndo o risco de estragar móveis da cozinha ou até mesmo de ficar desnivelado com a sala?

    Obrigado pelas respostas!
  6.  # 6

    Depois de você habitar a casa não vai querer ter meio ano de obras..
  7.  # 7

    Pintar pavimentos de cozinha é possível sim senhor, com tintas apropriadas - mas raramente fica alguma coisa de jeito. A não ser que tenha alguma ideia muito específica nem pensava nisso.

    O Ricardo tem a ideia certa. Encontre a pachorra e o orçamento para fazer tudo agora e bem, ou esqueça e vá viver na casa como está os próximos 5 anos. Se calhar daqui a 3 meses já nem repara na tijoleira e no cano do a/c, e poupou uma data de dinheiro e trabalho! Afinal, a casa é praticamente nova.
  8.  # 8

    Colocado por: zemvpferreiraTudo arredondado, conte com uns 10k de obra se procurar bem quem lha faça :)
    Acho esses valores muito otimistas :)
    Concordam com este comentário: antonylemos
  9.  # 9

    Colocado por: luisfmeloPintar o chão da cozinha é algo que estou a ponderar seriamente até porque quando quiser fazer obras na cozinha faço tudo de uma vez. Algum conselho que possam dar?
    Não o faça. Pintar mosaicos pode ser interessante em paredes (que não estejam em contacto frequente com água), mas no chão de uma cozinha, ao fim de 2 anos isso tem um aspeto horrível. Vá juntando dinheiro e depois aplique um vinílico daqueles de pousar que fica muito melhor servido.

    Eu numa casa com 20 anos também não faria para já tantas obras. Talvez trocar janelas, e siga. Depois de lá morar sempre pode avaliar se vale a pena o investimento ou se não lhe faz assim tanta diferença.
  10.  # 10

    Mesmo janelas novas são muitas vezes uma despesa difícil de justificar. Se o apartamento for na zona de Lisboa qualquer janela de vidro duplo tem a obrigação de ter um comportamento aceitável. Demora-se 30 anos a recuperar o dinheiro que se gasta nas ditas cujas. Isto de fazer obras está demasiado na moda :)
  11.  # 11

    Há cerca de 5 anos remodelei um T3 de 100m2 num 7º andar com elevador, apartamento que já vendi.

    A remodelação foi basicamente tudo novo.

    -2 WC novas com sanitas embutidas na parede e base feita com mosaico.
    - Cozinha nova feita á medida lacada mate e tampo quartz.
    - Chão todo novo de PVC da tarkett, todo igyal em todas as divisões.
    - Portas e aduelas novas lacadas em branco.
    - Caixilharia nova em PVC
    - Instalação electrica, rede e canalização tudo novo com vãrios pontos electricos acrescentados.
    - Teto falso em toda a casa com opticas led
    - Paredes todas barradas (para ficarem lisas) e pintura com tinta CIN.

    No total penso que andou por volta dos 36.000. Ainda devo ter por aqui o orçamento descriminado.
    Penso que os preços têm vindo a subir muito.
  12.  # 12

    Olá Luis,
    A minha mãe comprou o apartamento onde era inquilina ao antigo senhorio e fizemos recentemente uma remodelação desse género.

    Em suma
    - Fizemos open-space entre sala e cozinha;
    - Tapámos a entrada da cozinha para a despensa e abrimos no corredor, fazendo uma espécie de closet/armário para casacos.
    - Substituimos as janelas da Sala e Marquise por classe A (as dos quartos ainda não trocámos, será feito talvez para o ano).
    -Colocámos recuperador a pellets;
    -Pusemos chão ceramico a imitar madeira pela casa toda (gosto muito dele, mas se fosse agora tinha apostado por outro pois realmente não é propriamente quente... e este até foi mais caro por o original orçamentado).
    -Foi posto AC na sala e em 1 dos quartos.
    -Tectos falsos com lã mineral em toda a casa;
    -Carpintaria toda nova (portas e armarios embutidos)
    -Remodelação total do wc.

    Tudo ficou cerca de 40-41k
    Tivemos oportunidade de colocar as janelas, AC e o recuperador a pellets no programa do fundo ambiental e se tudo correr bem iremos receber cerca de 5k de reembolso.

    Se quiseres mando fotos e o orçamento por MP
  13.  # 13

    Colocado por: HAL_9000Acho esses valores muito otimistas :)
    Concordam com este comentário:antonylemos


    Acabei de fazer obras, tudo com subempreitadas escolhidas e contratadas por mim... Controlo de gastos acurado e nem pensar em fazer o que pretende com 10k... Conte com o dobro.
 
0.0179 seg. NEW