Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Antes de começar, quero dizer que não sou da área de construção........:) Estou a abrir este tópico, porque estou a procurar soluções para tentar reduzir o custo de construção da minha moradia.

    Um dos pontos são os muros de contenção, pois o meu terreno tem um desnível, e pretendo ter o R/C ao nível do terreno.

    Ao falar com um familiar, que passou os últimos 40 anos a contruir estradas, pontes, etc. calhou em conversa a utilização de muros de terra armada, ao invés de betão/ferro com fartura.

    O que acham desta possível solução para muros de contenção? Sei que são muito usados em taludes, desníveis de autoestrada etc. Vemos isso todos os dias. Mas não encontro nada em termos residenciais. Será que o custo é mais elevado? Não pode ser usado para limitar entre vizinhos?

    Obrigado pela ajuda.

    Cpts
    JP
  2.  # 2

    Colocado por: jpedrocarvalhoNão pode ser usado para limitar entre vizinhos?

    Como é óbvio os maciços de ancoragem e os tirantes não podem ficar no terreno do vizinho.
  3.  # 3

    Colocado por: J.Fernandes
    Como é óbvio os maciços de ancoragem e os tirantes não podem ficar no terreno do vizinho.


    Certo. Mas para o vizinho fica a face plana. As fitas ficam para dentro do meu terreno. Algo assim:
      22.JPG
      1.JPG
  4.  # 4

    Colocado por: jpedrocarvalhoCerto. Mas para o vizinho fica a face plana. As fitas ficam para dentro do meu terreno. Algo assim:
    nesse caso vc pode fazer o muro como bem entender, desde que seja seguro
  5.  # 5

    Ok obrigado, isso já me ajuda em metade da questão. A outra parte é se alguém tem experiência, e eventual ideia de custos. É que não encontro muita informação associada a construção residencial. Não sei se por questões técnicas, ou se por questão de custos.
    Mas é algo que já é usado na construção de autoestradas, etc à mais de 40 anos.
    Se calhar vou contactar empresas da área, já vi que existem várias em Portugal, e talvez assim consiga valores estimados por M2.
  6.  # 6

    Contactei uma empresa que sugeriu que para este propósito a melhor solução seria "Muro em L". O DO mete betão de limpeza em baixo, ele vêm colocam o muro, e com transporte + montagem, ficam 170€/M2 + IVA.
    Conseguem comprar-me esse valor a um muro de betão armado? Neste caso estamos a falar de um muro com 30m, e 2,50 no ponto mais alto, mas que a média andará nos 2M de altura.

    Para esta solução estaríamos a falar de 30m x 2m x 170€ = 10.200€ + IVA

    Deixo também algumas fotos da solução.
      23.JPG
      12.JPG
  7.  # 7

    Diria que essa solução anda mais caro cerca de 50€/m2 do que um muro de betão armado normal.
  8.  # 8

    O mais caro dessa solução deve acabar por ser o transporte e a maquinaria que vai precisar para isso..
  9.  # 9

    Este valor é com transporte e montagem. Acredito que venha camião com grua e que coloquem logo no sítio.
    O DO só tem de encher com terra após a montagem….. ah e preparar a base com betão limpeza
    Concordam com este comentário: RR20
  10.  # 10

    Bem caro esses pré-fabricados
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  11.  # 11

    Entretanto recebi também de blocos 1000x500x500 por 30€ + IVA.


    Colocado por: DR1982Bem caro esses pré-fabricados


    DR acha que há alguma solução de pré fabricados que fique mais em conta do que betão armado?
  12.  # 12

    porque nao faz isso em pedra?
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  13.  # 13

    Colocado por: antonylemosporque nao faz isso em pedra?
    Concordam com este comentário:RicardoPorto


    É mais económico?
    • Olim
    • 1 dezembro 2021

     # 14

    Pode fazer em betão ciclópico, é mais barato e também fica com uma boa solução.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  14.  # 15

    Colocado por: jpedrocarvalhoÉ mais económico?
    muito mais barato que esse prefabricado a 170€/m2
  15.  # 16

    Nunca esperava que esses blocos de betão fosse tão caros. Sai mais caro que fazer um muro bonito em pedra.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  16.  # 17

    Se quer mesmo reduzir o custo de construção da sua moradia, comece a pensar em eliminar área construída, pisos, janelas, vidros xpto, mármores e outras coisas tais. Não é no muro que se vai safar.

    Se quiser meta aí umas imagens do seu projecto e umas plantas, a malta é muito simpática a dar sugestões :)
 
0.0177 seg. NEW