Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou agora a adquirir uma moradia a começar a pensar em remodelações, e queria a vossa opinião em relação ao aquecimento.
    Atualmente a casa (190m2 úteis) tem um recuperador de calor a lenha na sala, que será claramente insuficiente para o nível de conforto que pretendo no resto da casa também. E quero substitui-lo.

    Estou a pensar por aquecimento central com radiadores para as divisões (nota, a casa vai ter várias obras, incluindo troca de chão, por isso passar tubos não é um problema). Eu inicialmente pensei numa caldeira a pellets, mas gosto de ver a chama na sala, porque sempre tive toda a minha vida. E tipicamente esses sistemas põe-se nas garagens, etc.

    Há alguma solução a pellets (para aquecimento central), bonita para ter numa sala, que ofereça o mesmo ambiente de uma lareira a lenha? Ou algum tipo de sistema Hidrido? que funciona com Pellets e/ou Lenha?

    Eu colocaria um recuperador com caldeira a lenha na sala, mas gosto da facilidade que os sistema a pellets têm em relação a poder programar o arranque automático e dosear com facilidade a quantidade que quero queimar.

    Desde já Obrigado!
    • ClioII
    • 30 novembro 2021 editado

     # 2

    Claro, não falta.
    Eu próprio tenho uma.

    Mero exemplo:

    https://www.solzaima.pt/produtos/aquecimento-central

    Tem aí de tudo: equipamentos para sala das máquinas, equipamentos para salas de estar, tanto a lenha como a pellets, em formato de salamandra ou recuperador.

    Provavelmente quer (imagino eu) um modelo "com água", isto é, capaz de aquecer a água que vai aquecer o resto da casa, pois há equipamentos que só aquecem a divisão onde estão. Há outros que fazem aquecimento da casa soprando ar quente por condutas, mas normalmente são barulhentos e as condutas volumosas.
  2.  # 3

  3.  # 4

    Certo, o pretendido é que tenha caldeira para aquecer agua e circular pelos radiadores que pretendo instalar um pouco por toda a casa.

    Obrigado pela partilha, vou procurar modelos que permitam encastrar na parede.
  4.  # 5

    Colocado por: filipecpHá alguma solução a pellets (para aquecimento central), bonita para ter numa sala, que ofereça o mesmo ambiente de uma lareira a lenha? Ou algum tipo de sistema Hidrido? que funciona com Pellets e/ou Lenha?

    pesquise por salamandras HIDRO
    ou recuperador para aquecimento central
  5.  # 6

    Estou a pensar num recuperador a pellets a agua, para embutir na parede, como este por exemplo, https://zantia.com/climatizacao/energias-renovaveis/recuperadores-de-calor/agua-5/recuperador-a-pellets-cronos


    Estava também a pensar adquirir um termissifao com painel solar, mas como de inverno o sol pode nao ser suficente pensei em ligar os 2 sistemas. (E assim evitar ligar tantas vezes a resistência eletrica de apoio).

    Alguem tem alguma experiência ou opinião que pudesse partilhar?

    Obrigado a todos
    Cumprimentos
  6.  # 7

    Colocado por: filipecpEstava também a pensar adquirir um termissifao com painel solar, mas como de inverno o sol pode nao ser suficente pensei em ligar os 2 sistemas. (E assim evitar ligar tantas vezes a resistência eletrica de apoio).


    Veja as Bombas de Calor Monobloco para AQS
  7.  # 8

    Bomba de calor é eletrica, certo? E pelo que oiço os consumos, mesmo em standby sao grandes.

    O pretendido também é haver o conforto da chama na sala :) e queimar biomassa... Apesar de tudo controla-se mais.

    Mas obrigado, todas as opiniões sao bem vindas
  8.  # 9

    Ja agora, em relação à canalização para os aquecedores...

    Cobre ou multicamada? O cobre é mais caro, naturalmente, e também mais difícil de trabalhar, mas é melhor, certo?

    Multicamada é também indicado ou devo fugir dessa opção? A temperatura máxima são 90°, certo? A saida do recuperador devera andar perto disso se não me engano.

    Obrigado
    • SrR
    • 1 dezembro 2021

     # 10

    Colocado por: filipecppelo que oiço os consumos, mesmo em standby sao grandes.
    ouviu mal
  9.  # 11

    Eu só vejo consumos de 14kw/h para cima... E queixas de contas exorbitantes noutros posts deste forum.

    Tudo bem que podem ser más experiências, mas ainda assim a minha ideia é ter chama, e enquadrar o equipamento ( recuperador calor pellets em princípio ) numa sala de estar para ficar bonito.

    Obrigado
    • SrR
    • 1 dezembro 2021

     # 12

    A bomba de calor k falavam era de AQS
  10.  # 13

    Foi a sugerida aqui no post.

    Colocado por: fernandoFerreira

    Veja as Bombas de Calor Monobloco para AQS



    Qual era a sua sugestão?
  11.  # 14

    Voltando aos recuperadores a pellets

    Quais são as melhores marcas de recuperadores a pellets hydro? Para distribuir por 180m2 20kw é a potencia mais adequada?

    Obrigado
 
0.0146 seg. NEW