Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde pessoal, queria que me ajudassem numa duvida.Eu e a minha namorada vamos comprar um imovel no valor de 176mil euros a credito de 28 anos com divida a ficar nos 110 mil euros mais ou menos porque nós vamos dar uma entrada de valores diferentes, eu 50 mil euros e ela 14mil euros porque vendi um imovel meu, agora a dúvida, na altura da escritura acordamos que iriamos ter valores diferentes, isto é, eu iria ser dono de uma percentagem maior do imovel, como posso fazer as contas para saber qual a percentagem que me pertence, obrigada e abraço
    • AMVP
    • 30 novembro 2021

     # 2

    Va a um solicitor, nao deve obter essa informacao num forum.
  2.  # 3

    Mas nao tem mal nenhum, podem me ajudar aqui
  3.  # 4

    Vá a um advogado e prepara uma minuta e envia para o banco analisar.

    Pode nem ser possível envolvendo o banco
  4.  # 5

    Eu faria a escritura em nome dos 2, sem complicações de percentagens. Como se faz sempre que há confiança entre o casal. Assim é que é bonito. Nem imagino o constrangimento de ter estas conversas das percentagens quando o casal está unido.

    Em caso de separação deve partir da sua companheira a sugestão de fazer as contas certinhas. Presumo que tenha confiança nela que será isso que vai acontecer.
    Concordam com este comentário: lpetinga
  5.  # 6

    Ja falamos sobre o assunto e estamos de acordo em ter percentagens diferentes sobre o novo imovel, claro que nao queria ir a um advogado isso sim é que nao me parecia bem...acho que posso no dia da escritura alterar essas percentagens, nao tem nada a ver com o banco
  6.  # 7

    Teve o melhor conselho da sua vida na primeira resposta: vá a um advogado e informe-se como deve ser. Vá perguntar a uns quantos divorciados que conheça o que é que acontece quando fazem "o que é bonito" em vez de "o que faz sentido". Com assuntos sérios não se brinca.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, DR1982, Pobretanas90, Dom
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
    • imo
    • 2 dezembro 2021 editado

     # 8

    É enquanto as coisas estão bem que se deve prever a possibilidade de correrem mal.
    Estatisticamente, essa probabilidade é de cerca de 50%, que estranhamente nao é suficiente para alertar algumas consciências mais idealistas.
    Já lhe mostraram o caminho,
    Boa sorte
    • RCF
    • 2 dezembro 2021 editado

     # 9

    Colocado por: patasmanEu e a minha namorada vamos comprar um imovel no valor de 176mil euros a credito de 28 anos com divida a ficar nos 110 mil euros mais ou menos porque nós vamos dar uma entrada de valores diferentes, eu 50 mil euros e ela 14mil euros porque vendi um imovel meu, agora a dúvida, na altura da escritura acordamos que iriamos ter valores diferentes,

    vocês dão valores diferentes de entrada. E depois na mensalidade do empréstimo? Também pagarão partes diferentes ou pagarão metade cada um?
    Porque se depois pagarem metade da prestação cada um, não será fácil fazer essa conta.
    Simplifiquem. O mais simples seria darem valores iguais de entrada. Se ela só pode entrar com 14.000, você entre também com 14.000. Eu faria dessa forma. Ficava a casa metade para cada um. E você guardava o seu dinheiro para alguma eventualidade.
  7.  # 10

    Colocado por: zemvpferreiraTeve o melhor conselho da sua vida na primeira resposta: vá a um advogado e informe-se como deve ser. Vá perguntar a uns quantos divorciados que conheça o que é que acontece quando fazem "o que é bonito" em vez de "o que faz sentido". Com assuntos sérios não se brinca.
    Concordam com este comentário:desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:desofiapedro

    Tive a sorte de casar com uma mulher honesta, é o que é :-)
    Daí a minha consciência mais idealista.

    Mais a sério. Respeito opiniões contrárias, mas convenhamos que mesmo nesses 50 % de separações haverá muitas pessoas com bons princípios e sentido de justiça. mesmo na hora de dividir bens materiais.
  8.  # 11

    Colocado por: Casa da Horta
    Tive a sorte de casar com uma mulher honesta, é o que é :-)
    Daí a minha consciência mais idealista.

    Mais a sério. Respeito opiniões contrárias, mas convenhamos que mesmo nesses 50 % de separações haverá muitas pessoas com bons princípios e sentido de justiça. mesmo na hora de dividir bens materiais.


    O problema não é durante o casamento!
    É se houver divórcio, isso sim é uma grande problema e poucos são aqueles que acabam bem.
  9.  # 12

    Colocado por: Casa da HortaEu faria a escritura em nome dos 2, sem complicações de percentagens. Como se faz sempre que há confiança entre o casal. Assim é que é bonito. Nem imagino o constrangimento de ter estas conversas das percentagens quando o casal está unido.

    Em caso de separação deve partir da sua companheira a sugestão de fazer as contas certinhas. Presumo que tenha confiança nela que será isso que vai acontecer.
    Concordam com este comentário:lpetinga
    O casa nao deve ter assistido a um divórcio de perto, as pessoas transformam-se.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  10.  # 13

    Colocado por: patasmanBoa tarde pessoal, queria que me ajudassem numa duvida.Eu e a minha namorada vamos comprar um imovel no valor de 176mil euros a credito de 28 anos com divida a ficar nos 110 mil euros mais ou menos porque nós vamos dar uma entrada de valores diferentes, eu 50 mil euros e ela 14mil euros porque vendi um imovel meu, agora a dúvida, na altura da escritura acordamos que iriamos ter valores diferentes, isto é, eu iria ser dono de uma percentagem maior do imovel, como posso fazer as contas para saber qual a percentagem que me pertence, obrigada e abraço


    Mas não sabe fazer as contas é isso?
    50.000 28,7%
    14.000 8,0%

    55000 31,6%
    55000 31,6%

    174000 100,0%

    Portanto, no fim de tudo pago você terá 60,3% e ela 39,7%, supondo que o empréstimo pagam 50/50.
  11.  # 14

    Colocado por: DR1982O casa nao deve ter assistido a um divórcio de perto, as pessoas transformam-se.
    Concordam com este comentário:desofiapedro

    Dito assim até parece que em todos os divórcios as pessoas se transformam! Não é bem assim DR, também há casos de separações absolutamente cordiais e com partilha de bens justa.

    Não devemos (pelo menos tento não o quero fazer) viver preocupados com o pensamento que vai correr mal. Há tantas pessoas de bom coração à nossa volta ;-)
    • DR1982
    • 2 dezembro 2021 editado

     # 15

    Colocado por: Casa da Horta
    Dito assim até parece que em todos os divórcios as pessoas se transformam! Não é bem assim DR, também há casos de separações absolutamente cordiais e com partilha de bens justa.

    Não devemos (pelo menos tento não o quero fazer) viver preocupados com o pensamento que vai correr mal. Há tantas pessoas de bom coração à nossa volta ;-)
    Arrisco me a dizer que não conheço um em que as coisas tenham acabado a bem como diz, o unico em que se falam que eu conheço curiosamente nao tinham nada:)

    O casa é uma pessoa que vê a vida de forma romântica e nao ha mal nisso, eu por exemplo talvez por experiências ue ja tove nao confio em praticamente ninguém, eu por exemplo nao conseguiria era no caso do user que abriu o tópico viver preocupado que caso a coisa corresee mal tava sujeito a ficar sem uma pipa de massa:)
    Amor amor negócios á parte :)
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  12.  # 16

    Colocado por: Casa da Horta
    Tive a sorte de casar com uma mulher honesta, é o que é :-)
    Daí a minha consciência mais idealista.

    Mais a sério. Respeito opiniões contrárias, mas convenhamos que mesmo nesses 50 % de separações haverá muitas pessoas com bons princípios e sentido de justiça. mesmo na hora de dividir bens materiais.


    Desejo tudo o que há de melhor para si e para a sua relação, mas já vi divórcios que cheguem para saber que música toca quando esperamos que os outros se comportem como nós achamos que é correcto numa situação de mágoa e aperto financeiro. Há direitos e deveres diferentes? Porreiro, fiquem acordados e memorializados como deve ser e é menos uma razão para se chatearem se decidirem separar-se.

    Literalmente não há nada a perder em fazer as coisas bem: ou ficam juntos para sempre e é imaterial quem paga que valor, ou separam-se e evitam discutir por dinheiro. Um privilégio que vale bem uma conversa e 100€ em advogados agora.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, smart
  13.  # 17

    Ok...obj pela ajuda, está tudo resolvido, tenho que zelar pelos meus interesses já que trabalhei sozinho para comprar casa e paguei durante 16 anos, é um acto de justiça, podia ficar com o dinheiro mas nao quero pagar ao estado as mais valias e por outro lado ao investir mais dinheiro na entrada da nova casa será melhor por causa da prestaçao, isto tudo nada tem haver com o que sentimos um pelo outro,nas heranças de familia é igual, obrigada
  14.  # 18

    Quando a relação está boa, parece mal andar a fazer divisões e percentagens, se não as fizermos e acabar mal, somos criticados por não nos termos precavido a tempo.

    Como um tópico por aqui namorado paga casa e coloca a namorada com 50%, passado uns tempos, separaram e ele ficou com um problema, por ela querer ficar com os 50%.
  15.  # 19

    A questão é a seguinte: em caso de separação e venda do imóvel o o vendedor que tem maior % recebe primeiro o valor respetivo á sua percentagem e de seguida paga a sua parte da dívida ao banco ou é o banco que vai primeiro apanhar a sua fatia? É que se assim for a pessoa que mais investiu e tinha maior percentagem acaba sempre por perder muito dinheiro. Ou seja , a percentagem seria apenas no lucro do imovel . Não sei se fui claro na minha dúvida
 
0.0258 seg. NEW